Espetáculo “O Círculo de Giz”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, estreia no Teatro Carmen Fossari, dia 03 de junho

31/05/2022 13:36

Espetáculo “O Círculo de Giz”. Foto: divulgação

O espetáculo “O Círculo de Giz”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN), estreia na próxima sexta-feira, dia 03 de junho, no Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC). A peça é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC) e da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

As apresentações acontecem nos dias 03, 04 e 05 de junho, sexta, sábado e domingo, às 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos serão limitados. O público deverá retirar os ingressos no local, uma hora antes do início do espetáculo.

A montagem da peça “O Círculo de Giz” é uma homenagem do GPTN à eterna Diretora Carmen Fossari, que estava preparando esta apresentação. Ao darem continuidade ao trabalho da diretora, o Grupo reafirma o compromisso com a arte engajada e comprometida com o tempo atual.

Prevenção à COVID-19

A atividade respeitará os protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Será exigido comprovante de vacinação para entrada ao Teatro; o uso de máscaras é obrigatório durante todo o espetáculo; deverá ser respeitada a distância de uma poltrona entre as pessoas na plateia.

Sobre a peça

O Círculo de Giz

Adaptação da obra de Bertolt Brecht “O Círculo de Giz Caucasiano”

Espetáculo “O Círculo de Giz”. Foto: divulgação

Brecht escreveu “O Círculo de Giz Caucasiano” durante seu período de exilio nos EUA, ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. O texto revolucionário e poético perpassa temas como a disputa pela terra, a saga da criada heroína, o jogo de interesses envolvendo a eleição de um Juiz, um casamento por conveniência, herança e maternidade entre outros, que pela extrema sutileza e críticas sociais o fazem necessário e urgente. Duas comunidades que viviam em regime de cooperativas têm suas terras devastadas pelo exército de Hitler e ao final da guerra, ambas querem tomar posse de um vale produtivo para reconstruírem suas vidas, surge a questão que permeia a obra: Quem por direito deve possuir a terra?

Um grupo de teatro é chamado para representar uma peça em busca de uma reconciliação, dois narradores passam a contar uma velha lenda ambientada em uma Cidade da União Soviética durante a guerra civil. Naquela cidade, o governador é morto durante uma rebelião e toda sua comitiva precisa fugir, inclusive a nobre viúva que na correria esquece o filho pequeno. Uma jovem criada apieda-se da criança abandonada e para protegê-lo assume sua maternidade aventurando-se pelas montanhas.

Passados alguns anos e a crise, a nobre retorna para reivindicar a posse do filho e da herança. O caso será julgado por um Juiz, que eleito pelo povo, lida com as questões da justiça de forma bastante particular, e, de acordo com suas convicções, para resolver a disputa entre a nobre e a criada ordena que façam um círculo de giz no chão e que coloquem o menino ao centro posicionando-o entre as duas mulheres, cada uma deverá segura-lo por um braço puxando-o para fora do círculo, quem conseguir será por direito sua verdadeira mãe.

Elenco:

Adriano De Brito; Ana Paula Lemos Souza; Antonieta Merces; Bruno Rodrigues Leite; Carolina Simas; Clycie Damo Bertoli; Gerlaine Silva; Jaime Monte; Luccas Gabriel Rau Oliva; Marcelo Cipriani; Márcio Sérgio Tessmann; Mariana Lapolli; Muriel Martins; Nei Lapolli Leite; Nei Perin; Roberto Moura; Sergio Murilo Bessa; Tânia Krueger; Valdir Silva.

Ficha Técnica:

Adaptação do texto e direção: Ivana Fossari
Figurino: Dé Beirão
Iluminação: Luciano Bueno
Sonoplastia: Sergio Bessa
Confecção objetos de cena: Nei Perin e  Ivana Fossari
Cenário: Márcio Tessmann
Montagem slides: Adriano de Brito
Duração: 60 min.
Realização: DAC/SeCArte/UFSC

Serviço:

O quê: apresentação do espetáculo teatral “O Círculo de Giz”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.
Quando: dias 03, 04 e 05 de junho, sexta, sábado e domingo, às 20h.
Onde: Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC).
Quanto: gratuito. Os Ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
Classificação: 14 anos

Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Campus da UFSC – Trindade
Fone: (48) 3721-6493 | www.dac.ufsc.br

Texto: DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos da direção e da produção do espetáculo.

Tags: DACGrupo Pesquisa Teatro NovoO Círculo de GizteatroTeatro Carmen FossariUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina