Perguntas Frequentes

.

Perguntas Frequentes (FAQ)

 1) O que é o Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC?

O Departamento Artístico Cultural (DAC) é um departamento vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando majoritariamente com projetos de Extensão, e tem por objetivo promover arte e cultura através de atividades de ensino, pesquisa, produção, difusão, extensão.

2) Quais as áreas de atuação do DAC?

O DAC contempla as áreas de Arte Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança (atualmente, somente com a realização de curso/oficina), Música e Teatro.

3) Qual a localização do DAC?

O DAC localiza-se no conjunto arquitetônico histórico da antiga igreja do bairro da Trindade (na Praça Santos Dumont). Compreende a Igrejinha, com auditório de música, o Teatro, com sala de espetáculos, e a Casa do Divino, com espaço para oficinas. O DAC também administra a Galeria de Arte, no prédio do Centro de Convivência (atualmente fechada para reforma), e parte do Espaço Cultural do Hall da Reitoria.

Endereço:
Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade
CEP 88040-400
Florianópolis – SC – Brasil

4) Quem pode participar das atividades e projetos realizados pelo DAC?

As atividades e projetos realizados pelo DAC são abertos a toda a comunidade universitária e comunidade em geral. Os cursos e oficinas de arte são, normalmente, para participantes com idade igual ou superior a 18 anos, com exceção da Oficina de Teatro para Adolescentes, dos 13 aos 20 anos, e alguns espetáculos, conforme a classificação indicativa de idade.

5) A participação nas atividades do DAC implica fazer o vestibular?

Não. As atividades e projetos realizados pelo DAC não seguem os mesmos critérios dos cursos acadêmicos de graduação da Universidade; portanto, não dependem de realização de vestibular. Os interessados devem participar de um edital de inscrição anual ou semestralmente, a depender de cada projeto.

6) Há que se pagar para participar das atividades e dos projetos realizados pelo DAC?

Para a participação em cursos e oficinas de arte, na sua grande maioria, há uma taxa de inscrição, sem mensalidades; para assistir a espetáculos no Teatro da UFSC, há ingressos pagos e outros gratuitos, dependendo de cada atividade; para apresentações ao lar livre, como no Projeto 12:30 e visitas a exposições de arte, o acesso é gratuito; para participar dos grupos musicais permanentes (Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara), o acesso é gratuito, mas depende de inscrição e seleção; para o grupo de teatro adulto (GPTN), conforme as vagas e as características da montagem a ser realizada.

7) Quando são realizados os projetos e as atividades do DAC?

Os projetos e as atividades realizados pelo DAC, na sua grande maioria, ocorrem coincidentemente com o período letivo na UFSC (de março a dezembro). Algumas atividades podem ocorrer fora desse período. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

8) Onde comprar ingressos para espetáculos no Teatro da UFSC?

Os ingressos para espetáculos do Teatro da UFSC são vendidos, normalmente, nos dias do espetáculo, na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. Orientações diferentes são informadas nas notícias de divulgação. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br).

9) Qual o período de inscrições para Cursos e Oficinas de Arte e para outros Grupos Artísticos permanentes do DAC?

Oficinas de Arte: As inscrições para as Oficinas de Arte costumam ocorrer no início de cada semestre letivo da UFSC (março e agosto). Algumas oficinas (e/ou workshops) podem ter a inscrição e a sua realização em datas diferentes durante o semestre. Para participar dessas atividades, costuma haver taxa de inscrição, sem mensalidade. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

Coral da UFSC: As inscrições para o Coral da UFSC costumam ocorrer no início do ano letivo da UFSC (março). Participação gratuita e aberta à comunidade, com inscrições de seleção. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

Madrigal da UFSC: As inscrições para o Madrigal da UFSC costumam ocorrer no início de cada semestre letivo da UFSC (março e agosto). Havendo vagas, novas chamadas poderão ser realizadas a qualquer momento pela página do DAC. Participação gratuita e aberta à comunidade, com inscrições de seleção. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

Orquestra de Câmara da UFSC: As inscrições para a Orquestra de Câmara da UFSC costumam ocorrer no início de cada semestre letivo da UFSC (março e agosto). Havendo vagas, novas chamadas poderão ser realizadas a qualquer momento pela página do DAC. Participação gratuita e aberta à comunidade, com inscrições de seleção. O candidato deve possuir o seu próprio instrumento musical. Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

10) Como ministrar Cursos e Oficinas de Arte no DAC?

Para ministrar Cursos e Oficinas de Arte no DAC os interessados devem atender ao chamado público de inscrições para ministrantes, realizado, normalmente, no início de cada ano. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)

11) O DAC oferece Aulas de Canto?

Não. Todavia, os participantes do Coral e do Madrigal da UFSC costumam receber orientações técnicas específicas para os trabalhos realizados nesses grupos. Da mesma forma, oficinas de teatro, dependendo da programação de cada semestre, podem contemplar conteúdos de voz/técnica vocal, dirigidas a trabalhos específicos.

12) Como participar do Grupo Pesquisa Teatro Novo do DAC?

Depois de terem participado da Oficina Permanente de Teatro (OPT) do DAC, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC, conforme a disponibilidade de vagas. Outros interessados podem ser selecionados dependendo da proposta de montagem a ser realizada pelo Grupo.

13) Como se apresentar no Projeto 12:30?

As inscrições para o Projeto 12:30 são abertas anualmente e são realizadas de forma online, através de formulário de inscrição disponibilizado no site do DAC e nas redes sociais do projeto. (Acompanhe a divulgação na página do Departamento: www.dac.ufsc.br)
Para mais informações acesse o link referente ao Projeto no site do DAC: Departamento Artístico Cultural – DAC/SeCArtE (ufsc.br)

14) Como realizar exposição no Hall da Reitoria da UFSC?

Para realizar exposição no Hall da Reitoria da UFSC (administrado pelo DAC, em parte), o interessado deve fazer consulta de disponibilidade de pauta escrevendo para o e-mail .

Havendo outras dúvidas, favor entrar em contato: ou (48) 3721-3853, 3721-9447, 3721-6493

Outras perguntas podem vir a ser incluídas nesta lista a qualquer momento.