Projeto 12:30

.

#QuarentenaArte
Em tempos de cononavírus, com as atividades presenciais suspensas,  a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) em parceria com a TV UFSC desenvolveu a ação #QuarentenaArte . Saiba mais.

.

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________

Vídeos de shows do Projeto 12:30

Veja algumas apresentações do Projeto 12:30 em vídeos

 

Projeto 1230 - Concha Acústica.

Projeto 12:30 – na antiga Concha Acústica

Sobre o Projeto 12:30

Criado em 1986, e com freqüência semanal a partir de 1993 (após 2015 passou a ser quinzenal), o projeto de extensão cultural abrange, principalmente, atividades de música.

Desde a sua criação, realizava semanalmente (quinzenalmente após 2015) apresentações artísticas ao ar livre, às quartas-feiras do período letivo, às 12h30, na Concha Acústica (equipamento desmontado) ou no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (Básico). E, às quintas-feiras, quinzenalmente, no Teatro da UFSC, com o Projeto 12:30 Acústico. Com o Intercâmbio Catarinense (atualmente suspenso), o Projeto esteve em algumas escolas públicas do estado. Outros desdobramentos também integram o Projeto.

Projeto cultural permanente durante três décadas, além das habituais e tradicionais apresentações no Campus da UFSC, no bairro da Trindade, junto da Praça da Cidadania — agora defronte do Centro de Cultura e Eventos —, as apresentações do Projeto 12:30 vêm acontecendo também no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no bairro do Itacorubi, desde 2019.

O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Contato: – Fone: (48) 3721-2497 / 3721-6493

AGENDA

A programação das apresentações deverá ser publicada como notícia nesta página do DAC ou na página da UFSC em www.ufsc.br . Para outras informações contate

 

COMO PARTICIPAR DO PROJETO

Para se apresentar no Projeto 12:30, basta o artista ou o grupo interessado encaminhar uma solicitação de pauta, por e-mail () para a coordenação do Projeto, no Departamento Artístico Cultural da UFSC, contendo os seguintes itens:

1) Texto em Word (editável) para divulgação, com a descrição da apresentação artística que pretende realizar, contendo o histórico/currículo do artista ou do grupo;
2) Nome e função de cada um dos integrantes da apresentação, com um resumo do histórico/currículo de cada integrante;
3) Fotos em arquivos JPG, em alta resolução (300 dpi), com qualidade para divulgação;
4) Endereço completo, telefone e e-mail para contato;
5) Rider (relação de equipamentos e instrumentos) e Mapa de Palco (posição de artistas e equipamentos no palco);

Obs.:
Para confirmação e agendamento da inscrição, esses itens citados acima deverão ser encaminhados por completo;
O agendamento e a confirmação da inscrição dependem do material encaminhado e de haver vaga na pauta;
O e-mail com o material solicitado deve ser enviado à coordenação do Projeto 12:30 em três dias úteis a partir da confirmação da data disponível para a realização do evento, sob pena da perda da data caso o referido material não seja entregue no prazo mencionado.

IMPORTANTE SABER:

O Projeto 12:30 oferece uma infraestrutura básica para as apresentações:

–  Estrutura de palco;
–  Sonorização;
–  Divulgação através da publicação em páginas da UFSC e envio de noticias/releases à destinatários da Universidade e externos, incluindo a imprensa.

(Não se efetua pagamento de cachê.)

CAMPUS TRINDADE:
O palco é montado ao ar livre, na Praça da Cidadania da UFSC. Em dias de chuva, as apresentações se realizam no “varandão” do Centro de Cultura e Eventos.

CAMPUS CCA (Itacorubi):
As apresentações acontecem no Hall do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

NO DIA DA APRESENTAÇÃO:
– Horário de chegada ao local da apresentação no campus: 11h15.
– É terminantemente proibido reproduzir qualquer sinal sonoro até às 12h.
– Músicos devem trazer seus instrumentos de uso pessoal, pedais de efeito, fontes de energia elétrica e cabos para conexão dos equipamentos.

Atenção bateristas!
Trazer caixa e seu respectivo pedestal, banqueta, máquina de chimbau e seus pratos, pedal de bumbo, pratos e seus pedestais.

(A não observação destas regras implicará a não participação no projeto futuramente.)

___________________________________

Contato:
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento Artístico Cultural (DAC)
Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont
Campus da UFSC – Trindade
88.040-900 – Florianópolis / SC / Brasil –
Fone: (48) 3721-3853 / 3721-9447 / 3721-6493
www.dac.ufsc.br – 

___________________________________

Histórico: desdobramentos do Projeto 12:30

O Projeto 12:30
Além dos tradicionais shows semanais ou quinzenais ao ar livre, no Campus da UFSC, no bairro da Trindade (e agora também no bairro do Itacorubi), o Projeto 12:30 já realizou outras atividades, como o Projeto 12:30 Acústico (com apresentações quinzenais no Teatro da UFSC), Intercâmbio Catarinense (com apresentação em escolas públicas do estado), Gravação de CD e Projeto 12:30 na TV (com produção e veiculação de programas sobre o Projeto).

Shows semanais ao ar livre
Semanalmente (e depois quinzenalmente), nas quartas-feiras do período letivo, às 12h30, são realizados shows gratuitos, ao ar livre, abertos ao público em geral. As apresentações são realizadas na praça central da UFSC, atualmente junto do Centro de Cultura e Eventos (em outros tempos, eram realizadas na Concha Acústica ou no Varandão do CCE). A partir de 2019, têm sido realizadas apresentações também no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no bairro do Itocorubi.

Projeto 12:30 Acústico
Para atender à demanda do público e dos artistas que apreciam um estilo de música mais intimista, foi criado o Projeto 12:30 Acústico. No repertório, versões cantadas com acompanhamento ou apenas instrumentais, apresentações solo ou orquestras de câmara. As apresentações aconteciam, quinzenalmente, às quintas-feiras do período letivo, às 12h30, no Teatro da UFSC, sempre abertas ao público.

Intercâmbio Catarinense
O intercâmbio Catarinense percorreu escolas públicas de cidades do interior de Santa Catarina com shows musicais seguidos de debate, partilhando a experiência do Projeto e dos músicos com a comunidade local. A proposta era incentivar a realização de projetos artístico-culturais que promovam a parceria entre artistas e instituições da comunidade. Já foram realizadas apresentações em escolas de cidades do litoral do Estado e da Grande Florianópolis. Atividade temporariamente suspensa.

Gravação de CDs
Em novembro de 1999, foi lançado o primeiro CD, com 12 faixas de músicas inéditas e participação de mais de 60 músicos. Foi uma oportunidade para registrar as composições de artistas numa gravação de qualidade e divulgar os melhores momentos musicais do projeto.

Projeto 12:30 na TV
Produziu programas de TV a partir de alguns shows musicais do Projeto realizados no campus da UFSC da Trindade. Estes programas fazem parte do acervo da TV UFSC, para transmissão periódica, e divulgam a arte dos músicos que participam do projeto. Atualmente, novos programas têm sido produzidos e veiculados na TV UFSC.

____________________
____________________