Há 36 anos, Projeto 12:30 desenvolve atividades culturais na Universidade Federal de Santa Catarina

18/03/2022 08:57

Foto: Clóvis Werner/DAC.

Criado em 1986, com o objetivo de realizar apresentações culturais ao ar livre, o Projeto 12:30 retoma, em 2022, suas atividades de maneira semipresencial

Em 2022, o Projeto 12:30, coordenado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completa 36 anos de existência, realizando atividades de extensão cultural. Quando fundado, em 1986, o Projeto não tinha uma frequência regular, mas, a partir de 1993, passou a acontecer semanalmente. As atividades eram realizadas na Concha Acústica da UFSC e, posteriormente, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Criado para receber atividades das diversas linguagens artísticas, com o tempo as apresentações musicais se tornaram o carro-chefe e hoje são as principais ações promovidas pelo Projeto. Em 2015, o Projeto 12:30 passou a ter frequência quinzenal, com apresentações musicais gratuitas e ao ar livre, todas às quartas-feiras, às 12h30, na Praça da Cidadania da UFSC, no campus da Trindade. Além disso, desde 2019, são realizadas atividades uma vez ao mês no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi.

Com o intuito de levar a música para quem quiser ouvir e valorizar artistas independentes do cenário musical catarinense, o Projeto 12:30 marca sua importância na história da UFSC. A arte move o mundo, e o compartilhamento dela é um dos mais bonitos atos que o Projeto oferece.

Linha do tempo

Em 2020, o Projeto 12:30 precisou paralisar suas atividades por conta da pandemia de Covid-19. Entretanto, para manter a música viva entre seus seguidores, a coordenação do Projeto o reformulou e, assim como no restante do mundo, houve uma adaptação das atividades para o formato digital. Durante este período, diversos artistas se apresentaram no “palco virtual”. As atividades passaram a ocorrer a cada 15 dias, nas quartas-feiras, pelo canal do YouTube do Projeto 12:30, de forma alternada entre “Talk Show 12:30” – que são entrevistas previamente gravadas – e “Live 12:30”, com transmissões ao vivo. As apresentações são gratuitas e destinadas ao público em geral.

Permeado por mudanças em sua estrutura, o Projeto 12:30 retorna este ano com suas atividades de forma semipresencial. No primeiro semestre de 2022, o Projeto manterá a programação on-line, contudo, as gravações do “Talk Show 12:30” passarão a acontecer presencialmente, na Igrejinha da UFSC, no DAC, respeitando todos os protocolos sanitários e ainda sem a presença do público.  As transmissões seguirão sendo feitas pelo canal do Youtube.

Quem pode participar do Projeto 12:30

As inscrições são destinadas às bandas e artistas que tenham interesse em participar de um bate-papo sobre suas trajetórias e, ainda, apresentar suas músicas para divulgar trabalhos produzidos. A participação é aberta para a comunidade universitária da UFSC e para a comunidade externa.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário com informações básicas sobre o artista ou os integrantes da banda; fotos para divulgação; disponibilidade para realizar “lives” ou entrevistas gravadas; telefones e e-mail para contato. Acesse o formulário de inscrição aqui.

As apresentações virtuais ficarão disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e serão, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação serão divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

Apresentações virtuais

“Talk Show 12:30” e “Live 12:30”, que acontecem a cada 15 dias, nas quartas-feiras, às 12h30, pelo canal do Youtube do Projeto.

Shows quinzenais ao ar livre

Quinzenalmente, nas quartas-feiras do período letivo, às 12h30, são realizados shows gratuitos, ao ar livre, abertos ao público em geral. Em 2022, a intenção é retomar, gradativamente, as apresentações na UFSC com a presença do público.

Projeto 12:30 na TV

Programas de TV a partir de alguns shows musicais do Projeto 12:30, que são realizados no campus da UFSC da Trindade para fazer parte do acervo da TV UFSC. Com transmissão periódica, têm como objetivo divulgar a arte dos músicos que participam do Projeto. Em 2019, novos programas foram produzidos e veiculados na TV UFSC.

Projeto 12:30 Acústico

Para atender à demanda do público e dos artistas que apreciam um estilo de música mais intimista, foi criado o Projeto 12:30 Acústico. No repertório, versões cantadas com acompanhamento apenas instrumentais, apresentações solo ou orquestras de câmara. As atividades aconteciam, quinzenalmente, às quintas-feiras do período letivo, às 12h30, no Teatro da UFSC, sempre abertas ao público.

Intercâmbio Catarinense

O intercâmbio Catarinense dava ao Projeto a chance de percorrer por escolas públicas de cidades do interior de Santa Catarina com shows musicais seguidos de debate, partilhando a experiência do Projeto 12:30 e dos músicos com a comunidade local. A proposta era incentivar a realização de projetos artístico-culturais que promovessem a parceria entre artistas e instituições da comunidade. Já foram realizadas apresentações em escolas de cidades do litoral do Estado e da Grande Florianópolis.

Gravação de CDs

Em novembro de 1999, foi lançado o primeiro CD do Projeto 12:30, com 12 faixas de músicas inéditas e participação de mais de 60 músicos. Foi uma oportunidade para registrar as composições de artistas numa gravação de qualidade e divulgar os melhores momentos musicais do projeto. A edição, até o momento, é única.

E-mail  ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail: b;

WhatsApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497;

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

“Texto: Yasmin Mior/estudante de Jornalismo UFSC/equipe de assessoria do Projeto 12:30.”