Documentário “Miro, mira o mar”, realizado por alunos das Oficinas Livres do DAC, estreia na UFSC

10/02/2023 11:21

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentará no dia 15 de fevereiro, quarta-feira às 19 horas no Teatro Carmen Fossari, o documentário “Miro, mira o mar: Construção, vida e obra”. A ação foi desenvolvida pelos alunos da oficina de Documentário do DAC: Carolina Betioli Sanchez, Elias Norberto da Silva, Fabiana Veríssimo, Júlia Steffen, Luíza dos Santos Fernandes, Márcia Duarte Pimentel, Maria Eduarda dos Santos Azevedo, Maria Eduarda Teixeira Pinto Collaço, Maria Luíza Cunha Amorim, Paulo Luis Abreu Haase, Paulo Marcos de Assis, Samuel Pereira Marcolin e Sandra Nazaré Dias Bastos. O curso foi ministrado pelo coordenador do Departamento Artrítico Cultural, Zeca Pires.

“Miro mira o mar” conta a história de um homem que pautou sua vida na construção civil. Mesmo não sendo percebido pela sociedade seu trabalho no canteiro de obras fez surgir prédios importantes, alguns na própria UFSC, a Assembleia Legislativa, Ceisa Center e algumas residências da família.

Aulas presenciais das oficinas. Foto: divulgação.

A ideia do documentário surgiu a partir do olhar amoroso de uma neta por seu avô… O “Seu Miro” é por sua vez digno de homenagens, pois nos ensina que é na simplicidade de uma vida dedicada ao trabalho, à família e às pequenas coisas do dia a dia, que estão guardadas as maiores preciosidades.

Vindo de Paulo Lopes, atravessou a ponte e chegou ao Ribeirão, fez- se pescador e trabalhador da construção nos anos 60 e 70 em Florianópolis. De dia a construção, à noite a pescaria. Seu Miro enquanto trabalhava nas construções, que marcaram época na ilha, mantinha ao mesmo tempo, seus olhos no mar… E, lá sim… sonhava!

Com humor e até tragédias a história é contada no passar dos anos. O público vai poder conhecer a cidade de anos atrás e o bairro onde ele mora até hoje, o Ribeirão da Ilha. Nesse local costumava pescar para garantir parte do orçamento que já era pequeno.

O documentário “Miro, mira o mar”, com aproximadamente 40 minutos de duração, resgata a vida pacata de um homem e sua família no passar dos anos, trabalhando na construção civil.

Depoimento de Sandra Nazaré Dias Bastos, aluna da oficina.

“Quando a história do Seu Miro nos foi apresentada na oficina de documentário, foi amor à primeira vista! Gosto de pensar que a ideia não foi escolhida por nós. Ela nos escolheu, pois o envolvimento de todos na produção do documentário foi enorme. Parecíamos um corpo único ao discutir e planejar o que gostaríamos de fazer aparecer no material que estávamos produzindo. Cada detalhe foi pensado com muito carinho e respeito para sermos fiéis à história de vida que seu Miro e sua família compartilharam conosco. Foi uma alegria enorme poder participar desses momentos e minha impressão é de que os afetos que permearam nossos encontros, as imagens, a música, nossos aprendizados e partilhas, tudo isso se materializou na poesia que tomou a forma desse documentário.”

Captação das Imagens. Foto: divulgação.

Depoimento de Júlia Steffen, aluna da oficina.

“Poder contar um pouco da história do meu avô, é poder contar também muito da minha história e da minha família. Meu avô é um pedreiro, humilde, que não teve acesso a muitas coisas que eu e a minha geração familiar tivemos a possibilidade de aprender. Ao mesmo tempo que faltam os estudos, sobram muitas coisas: carinho e amor. A ideia deste documentário, que surgiu através de uma vontade do meu pai, na época sogro do meu avô, hoje se tornou realidade. Poder colocar em prática esta ideia que fala sobre a história particular de vida do meu avô e ao mesmo tempo de tantos trabalhadores brasileiros, através de uma oficina oferecida pelo DAC – UFSC é uma honra. Que este documentário tenha sido realizado dentro da UFSC, também é muito importante. Estudei Design no Centro de Comunicação e Expressão durante 5 anos e meio, apoiando meus pés no mesmo cimento que meu avô ajudou a colocar. Para mim, não existe nada mais forte e significativo do que poder mostrar que todas as histórias merecem ser contadas; não só dos acadêmicos que normalmente possuem mais visibilidade dentro dos espaços institucionais, mas também dos trabalhadores, como os pedreiros, que dedicam tanto tempo e saúde para construir essas instituições em que tantos estudam”.

Serviço:

O quê: lançamento documentário – “Miro, mira o mar: Construção, vida e obra”
Quando: 15/02/2023 | quarta-feira – 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari – Praça Santos Dumont | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita

Acervo de Gilmar Santos
Acervo Bruxo

Vídeos:
Ceisa Center Publicidade (pesquisado na internet)
Acervo pessoal de Júlia Steffen

Operador de drone:
Carlos Roberto Fey