Madrigal e Orquestra da UFSC realizam concerto, 07/11

06/11/2012 14:22

Madrigal e Orquestra de Câmara em ensaio na Igrejinha da UFSC em 2011.

Concerto de Primavera acontece na Igrejinha da UFSC

Os integrantes do Madrigal e da Orquestra da Câmara da UFSC se reúnem nesta quarta-feira, dia 7/11, para realizar o Concerto de Primavera, às 19 horas. A apresentação, que acontece na Igrejinha da UFSC, tem o objetivo de integrar os participantes dos projetos de extensão da UFSC e divulgar a música mundial. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

No repertório, música erudita e popular, brasileira e estrangeira, dos compositores Schubert, Gonoud, Piazzolla, Tom Jobim, Puccinni, Villa Lobos e outros. Os vários estilos serão apresentados entre duos, trios, quartetos e quintetos. A coordenação dos projetos e a regência é de Miriam Moritz.

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Criados em 2009, os projetos de Extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

Os alunos de graduação da universidade que participam dos projetos podem contar com o auxílio de uma Bolsa de Extensão. Os dois projetos, abertos a pessoas da comunidade externa, são atividades permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult) da UFSC.

A regente

Miriam Moritz formou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 1987. Começou a lecionar música no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, como auxiliar de regência aos 20 anos. Trabalhou como flautista em diversos locais de Portugal e da Espanha. Após cinco anos viajando pela Europa, voltou a lecionarem Florianópolis. Também lecionou na escola Música Compasso Aberto, no Conservatório Musical de Florianópolis, Escola Superior de Música da UDESC e na UNIPLAC de Lages.

Em 2003, finalizou seu curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Atualmente cursa mestrado com temática musical na UFSC. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. É regente do Grupo Vocal Bocca Chiusa desde 1996.

Foi nomeada Regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em fevereiro e março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos “Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear” com equipe multidisciplinar e “Canto para Comunidade” do Projeto Caeira 21. Além da regência do Coral, desenvolve os projetos de Extensão “Orquestra de Câmara da UFSC”, “Madrigal da UFSC” e “Iniciação ao Canto em Grupo”.

O QUÊ: Concerto de Primavera com Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

QUANDO: dia 7 de novembro, quarta-feira, às 19 horas.

ONDE: Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT:UFSC