FITAFloripa termina neste sábado com grupos de teatro da Espanha

29/06/2012 18:47

"Poemes visuals"

Neste sábado, dia 30 de junho, último dia do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa, um grupo catarinense e três da Espanha encerram as apresentações em Florianópolis.

Às 15 horas serão apresentadas as peças “Poemes Visuals”, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, “Tres Historias Tres”, no Teatro Álvaro de Carvalho, e “Bag Lady”, no Teatro Sesc Prainha. “Bag Lady” tem reprise às 18 horas e “Poemes Visuals” tem reprise às 20 horas, encerrando as apresentações do festival no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Neste mesmo local, das 18 horas às 20h, o público ainda poderá conferir as apresentações de curta duração de “Espia só!”.

A 6º edição do FITAFloripa contou com 24 grupos se apresentando ao longo de uma semana, totalizando quase 80 espetáculos. Além da Capital, outras 11 cidades catarinenses receberam o FITA.

O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura (Minc) e Eletrosul, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, e Caixa Econômica Federal, com patrocínio do Funcultural, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O apoio cultural é da Udesc e do Hotel Majestic. A itinerância pelas cidades do interior do Estado conta com a parceria do SECS-SC e de instituições culturais ou governamentais locais. A realização é da Fazendo FITA Cia. Artística e do Governo Federal/Ministério da Cultura.

A coordenação geral é da professora do Curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, Sassá Moretti, e a coordenação executiva é de Zélia Sabino, cenógrafa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura da UFSC.

Sinopse das Peças:

“Tres Historias Tres”

(Cia. Ángeles de Trapo – Espanha)

Uma obra que apresenta três histórias divertidas e conta com a participação das crianças desde o primeiro momento.  A primeira história trata do diabo e do padeiro e a eterna luta do bem contra o mal. A segunda, conta a história de um palhaço cansado de sua profissão. A terceira, como não poderia faltar, conta uma história de princesas.

Direção: Julio Cesar Gallo Alonso

Duração: 45 min.

Classificação: 3 anos

Técnica teatral: Bonecos de luva

“Bag Lady”

(The Bag Lady Theater – Espanha)

Delicada montagem onde a personagem principal ganha vida com a manipulação de sacos plásticos. “Bag Lady” é a história de uma mulher solitária que coleciona sacolas plásticas e através delas a cada dia remonta seu passado e suas memórias: as piruetas de bailarina, os admiradores secretos, os melhores dias. Toda uma vida relembrando, toda uma vida colecionando sacolas plásticas.

Concepção: Malgosia Szkandera

Direção: Jean Louis Danvoye

Duração: 45 min.

Classificação: 9 anos

Técnica teatral: Manipulação direta

“Poemas Visuales”
(Cia Jordi Bertran – Espanha)

“Poemas Visuais” começa com um ator encarnando um poeta. Ele traz consigo uma maleta cheia de letras e começa a brincar com os seus sons e suas formas, descobrindo que, a partir das letras, pode criar poesia sem a necessidade de construir palavras. Com violão e canções, começa a criar uma terna relação com as letras que ganham vida e criam um universo repleto de personagens, coreografias, humor e ações dramáticas que deixam claro que as letras não servem somente para rechear papéis, mas que também podem criar um mundo delicado de simplicidade, sensibilidade e emoção.

Direção: Jordi Bertran

Classificação: livre
Duração: 50 min.
Técnica teatral: Manipulação direta

“Espia Só!”
(Cia Andante – Itajaí/SC)

“Espia Só!” é uma intervenção de teatro lambe-lambe constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas. Esses ambientes são montados por um grupo de ciganos, que apresentam suas caixas misteriosas (os espetáculos). A Tenda atrai a curiosidade do transeunte e no interior das caixas são apresentados simultaneamente três espetáculos para um espectador por vez: “O quarto de Edith”, “A Iluminação” e “Maria do Cais”.  Minutos de sonho para espiar à vontade.

Texto/concepção: Cia. Andante

Direção: Marcelo F. de Souza
Duração: 15 min.
Classificação: livre
Técnica teatral: Lambe-lambe

Serviço:

O quê: peça ‘’Tres Historias Tres’’

Quando: 30/06, às 15 horas

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), centro.

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão).

O quê: peça “Bag Lady”

Quando: 30/06, às 15 horas e às 18 horas

Onde: SESC Prainha, próximo do centro

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

O quê: peça “Poemas Visuales”

Quando: 03/06, às 15 horas e às 20 horas.

Onde: Centro de Cultura e Eventos UFSC

O quê: Peça de curta duração “Espia Só!” (lambe-lambe)

Quando: 30/06, das 18 horas até às 20 horas (sessões de 15min.)

Onde: Hall Centro de Cultura e Eventos UFSC

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade

Faça uma doação à Campanha do Agasalho 2012 e pague meia-entrada para qualquer espetáculo do 6° FITA.

Para a programação completa do festival e outras informações acesse o site www.fitafloripa.com.br. Mais informações e marcação de entrevistas, entrar em contato com as jornalistas Gisa Frantz (48) 9105-0191 e Manoela Pinheiro (48) 9989-5440, ou pelo e-mail:

Por Willian Rotta – Acadêmico de Jornalismo, Bolsista no DAC: SECULT: UFSC, com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do FITAFloripa.