Oficina de Teatro para Adolescentes

Este projeto vem realizando sua programação desde 1987, com a finalidade de promover o intercâmbio artístico-cultural entre a Universidade e a Comunidade.

A programação desta Oficina de Teatro consiste na preparação de adolescentes, na faixa etária de 13 a 20 anos, para o exercício teatral. A partir da iniciação do aluno-ator no jogo teatral e a sua participação na investigação do texto dramático, são montadas peças teatrais para serem apresentadas nas escolas públicas de Florianópolis, em eventos culturais, festivais e mostra de teatro.

A produção teatral com os adolescentes envolve o fazer e apresentar, e a formação do público infanto-juvenil – apreciar e avaliar o texto teatral. As aulas envolvem a investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, que também participa da investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia pertinentes à produção teatral. Os espetáculos que são apresentados nas escolas, em eventos culturais e festivais, vêm promovendo a troca de experiência entre os adolescentes e a comunidade, além de contribuir para a formação do público infanto-juvenil. Além de contribuir com a atividade artístico-cultural nas escolas e na comunidade, a Oficina possibilita o intercâmbio de experiências entre os adolescentes.

___________________________________

Contato:
Departamento Artístico Cultural (DAC)
Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont
Campus da UFSC – Trindade