Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
A Igrejinha da UFSC recebe no dia 1º de outubro (quarta-feira), às 19h, o evento Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, apresentado pela professora Maria de Lourdes Borges e pelo pianista Pablo Rossi. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, para todos os públicos.
O concerto une filosofia e música em uma experiência única, explorando o pensamento kantiano e o espírito do Iluminismo através da arte. Reflexões sobre razão, liberdade e estética se entrelaçam à execução de obras de grandes compositores, criando um diálogo entre ideias e sons.
Na primeira parte, o público é convidado a relacionar o Sapere Aude de Kant ao rompimento de Beethoven com o cânone clássico, por meio da Sonata ao Luar e das 32 Variações em Dó Menor.
Na segunda parte, serão apresentadas peças de Schubert/Liszt, como Erlkönig, inspirada em poema de Goethe, que contrapõe misticismo e razão, e Gretchen am Spinnrade, alusão ao Fausto.
Por fim, o concerto reflete sobre a herança do Iluminismo e seus limites, questionando se a “hipertrofia da razão” não teria levado à desconsideração da natureza. Essa reflexão se conecta a uma leitura neoiluminista do século XXI, em diálogo com obras de Gábri Mesquita (Choro do Besouro) e Heitor Villa-Lobos (Saudades das Selvas Brasileiras n. 1 e 2 e Dança do Índio Branco).
>>Programação
I – Ludwig van Beethoven
Sonata Op. 27, nº 2 – Ao Luar
32 Variações em Dó Menor, WoO 80
II – Schubert/Liszt
Erlkönig
Gretchen am Spinnrade
III – Gábri Mesquita e Heitor Villa-Lobos
Choro do Besouro
Saudades das Selvas Brasileiras n. 1 e 2
Dança do Índio Branco
>>Serviço
O quê: Concerto Filosófico – O Iluminismo de Kant na Música
Onde: Igrejinha da UFSC | R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 1º de outubro de 2025 (quarta-feira), às 19h
Quanto: Gratuito
Contato: 






