Projeto Igrejinha Musical apresenta show do artista que recém ganhou um prêmio Grammy Latino, Érico Moreira, na próxima quinta-feira (14/12) – 19h

04/12/2023 15:20

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro às 19h, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, um show do artista Érico Moreira – recém premiado no Grammy Latino pela categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Érico Moreira

Oriundo de uma família de músicos e artistas, mergulhou no mundo da música desde muito cedo. Aos 10 anos, já acompanhava seu pai, que também é músico e compositor na cidade de Paraty – Rio de Janeiro. Aos 12 anos, mudou-se para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de estúdio do renomado produtor Xuxa Levy. Mais tarde, aos 17 anos, dedicou-se principalmente à produção de trilhas sonoras para publicidade, televisão e cinema, ao mesmo tempo em que trabalhava como engenheiro de som.

Aos 24 anos, gravou seu primeiro álbum solo intitulado “Pindorama”, no qual tocou quase todos os instrumentos e cuidou da gravação e mixagem do disco. Em 2007, mudou-se para Barcelona, onde se juntou à cantora barcelonesa Sara Pi, para criar um projeto que durou 11 anos – produzindo 3 álbuns, dos quais 2 foram lançados pela Sony Music Espanha. Em 2022, com um repertório de mais de 100 músicas autorais, retornou ao seu projeto solo e lançou “Dentro da Matrix”, seu segundo álbum de estúdio.

Redes sociais do artista: Instagram / YouTube / Spotify / Apple Music / Deezer / Facebook.

Dentro da Matrix

Com canções de amor e temas que abordam o mundo e o universo, Érico se destaca ao combinar habilmente instrumentos, ritmos e inspirações. Érico explica o título de seu trabalho mais recente: “O título do álbum vem de uma das músicas, lançada no início de 2021, que sintetiza muito do que descobri sobre a natureza de nossa realidade ao longo de quase 10 anos de estúdio e reflexão”.

O álbum conta com a participação de artistas e músicos de diferentes nacionalidades e estilos, como o cantor e compositor da Guiné-Bissau, Mú M’bana; a trompetista espanhola Milena Casado; o trompetista francês Raynald Colom, que já tocou com Manu Chao; o percussionista Zé Luís Nascimento, que colaborou com Chico César; e o violonista português João Silva. Lançado em 27 de maio de 2022, “Dentro da Matrix” também inclui a música “Sin Gravedad”, na qual Érico colabora com a cantora catalã Marina Tuset.

Além dessas participações, Érico Moreira foi compositor, intérprete, produtor, arranjador, multi-instrumentista, engenheiro de gravação e mixagem do seu próprio álbum. Com esse feito, foi nomeado para competir na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação no Grammy Latino de 2022. Na mesma categoria, estavam indicados os responsáveis pelos aclamados lançamentos de Liniker (Zé Nigro e Gustavo Ruiz), Antonio Adolfo (Marcelo Saboia), e a influente estrela pop Rosália (Manny Marroquin e Chris Gehringer).

Depois de ser indicado pela segunda vez consecutiva, Érico acaba de ganhar um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. Desta vez, com o álbum “Canto a la Imaginación” da cantora catalã Marina Tuset, o qual foi responsável pela produção, gravação e mixagem e a masterização ficou por conta do engenheiro Felipe Tichauer.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC aqui!

O quê: Show do artista Érico Moreira | Igrejinha Musical
Quando: 14/12/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Érico Moreira.

Tags: culturaDAC/SeCArtEÉrico MoreiraIgrejinha MusicalMúsicaMúsica autoralTeatro Carmen Fossari