8ª Edição do Experimenta começa na segunda-feira, 18 de setembro

14/09/2023 16:02

O Experimenta retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do evento apresentará espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na Universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico. De 18 a 24 de setembro o Experimenta – Florescer a Primavera reunirá mais de 50 ações em diversos locais da UFSC, nos campi de Florianópolis, Blumenau e Curitibanos.

A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. Além das atividades artístico-culturais desenvolvidas pela comunidade da Universidade, o Experimenta apresentará atrações convidadas, entre as quais destacam-se os espetáculos Dona Bilica – Naquele Tempo e Desajustada com a consagrada atriz Vanderleia Will. As apresentações integram o projeto Circulando Por Santa Catarina – Turnê Cia Pé de Vento Teatro. Os espetáculos Naquele Tempo e Desajustada serão apresentados gratuitamente na quarta-feira, dia 20 de setembro, às 15h30 e às 19h30 respectivamente, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.

Outro destaque é o espetáculo A Mulher do General e a Outra que será apresentado no dia 22 de setembro, às 20h também no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. A produção cênica que comemora os 42 anos da cia de teatro O Dromedário Loquaz, destaca a questão da mulher como tema central do espetáculo que toma como base o encontro de duas mulheres, uma prostituta e a esposa de um General, em uma encenação que denuncia a violência e a opressão permanentes sobre as mulheres e seus corpos, abordando ainda os temas do patriarcado, da prostituição, da tortura, do estupro e das liberdades cerceadas.

A programação completa da 8ª edição do Experimenta – Florescer a Primavera estará disponível em breve na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

O Experimenta tem como objetivo trazer à cena a produção artístico-cultural produzida na UFSC a partir de diferentes linguagens efetivadas na transversalidade do ensino, pesquisa e extensão. Sua realização dialoga com as metas da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), entre elas a construção de uma sensibilidade estética; a integração com a comunidade interna e externa, promovendo a oportunidade de acesso aos bens artísticos, culturais e patrimoniais.

Para a Secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, prof.a Eliane Debus, o Experimenta – Florescer a Primavera além da sua relação factual com a estação do ano, Primavera, busca alargar o significado no plano ficcional, crendo que é necessário que, em nossas dinâmicas do fazer e estar no mundo, sejamos cultivadores de primaveras.

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – propõe fortalecer a dimensão cidadã e o papel humanizador no broto da criação artístico-cultural. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven).

>> Serviço

O quê: Experimenta – Florescer a Primavera
Quando: de 18 a 24/09/2023
Programação em breve: secarte.ufsc.br/experimenta