Abertura da Mostra COLArte, do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.

07/08/2023 14:17

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Mostra COLArte com ministrantes e participantes do primeiro semestre no projeto. A abertura será no dia 7 de agosto de 2023 (segunda-feira), às 18h30, na Igrejinha da UFSC, Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC. O período para visitação será de 07/08 a 18/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

A Mostra COLArte foi pensada como uma forma de dar visibilidade às produções artísticas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, afim de oportunizar o compartilhamento das criações das e dos participantes-aprendizes ao longo do semestre, complementando o ciclo de produção com a publicização das obras para apreciação do público. Fazem parte das mostra 28 trabalhos de duas oficinas de artes visuais com desenho sobre papel em tamanhos A3 e A4 (aproximadamente).

Sobre as Oficinas:

A Oficina Desenho de Modelo Vivo foi ministrada por Vinícius de Oliveira Santos e teve como proposta a instauração de um espaço para atividades práticas e teóricas com o desenho da figura humana e o retrato. Desta forma pretendeu que cada participante encontrasse, redefinisse, ampliasse e/ou aperfeiçoasse sua linguagem com o desenho ou ilustração. Além do ministrante, as(o) alunas(o) que participam da mostra são: Carolina Silva e Lima Schleder, Eloisa Greggio, Henrique Bortoli Goldbach, Marília Pimentel pincelli, Nathalie Christine de Medeiros Pinto e Roberta Müller.

A Oficina Inventar com Propósito foi ministrada por Kellyn Batistela e propôs que o desenho materializa os elementos visuais no espaço gráfico que são articulados pela gestualidade do corpo, pela ação perceptiva e por estratégias composicionais. As imagens gráficas dessa prática partiram da observação, da memória e da experiência de criação. O desenho constrói territórios perceptivos cujas lentes nos posicionam na cultura visual. Nessa conversa gráfica entre o pensar, o perceber e o fazer, o desenho inventivo associou-se às técnicas de comunicação e às proposições expressivas. Além da ministrante, as alunas que participam da mostra são: Gabriela Carvalho dos Santos, Paula Xavier da Silva, Talita Thomazini Carvalho e Vanessa Massocco Woloszyn.

Estas duas oficinas estão com inscrições abertas para o segundo semestre. Confirma as informações completas sobre estas e as demais oficinas disponíveis para se inscrever: AQUI

O quê: Mostra COLArte – Exposição de obras do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Quando: Abertura: 07/08/2023 | segunda-feira | 18h30 –Visitação: de 08/08 a 18/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Onde: Igrejinha da UFSC, Florianópolis, SC