Projeto “Igrejinha Musical” apresenta 2º concerto em parceria com Departamento de Música da Udesc

05/12/2022 11:53

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza na próxima quinta-feira, dia 08 de dezembro, o 2º concerto em parceria com o Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. O concerto apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Em sua segunda apresentação na Igrejinha da UFSC, os músicos Lucila Romano Tragtenberg, Luiz Mantovani, Maria Bernardete Castelan Póvoas realizam o espetáculo. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O objetivo desta parceria é levar ao público a produção artística do renomado corpo docente do Departamento de Música da UDESC, utilizando o espaço e acústica privilegiados da recém-reformada Igrejinha da UFSC, dentro do Projeto Igrejinha Musical. A programação tem a curadoria do Prof. Luiz Mantovani (DMU-UDESC) e apresenta grandes obras do repertório brasileiro e universal, nas mais diversas formações instrumentais e vocais, e deve conter mais uma apresentação com novos músicos no dia 08 de dezembro.

Os músicos

Lucila Romano Tragtenberg; Foto: divulgação.

Lucila Romano Tragtenberg

Soprano, doutora em Processos de Criação pelo curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, desenvolve intensa atividade como solista em música contemporânea, câmara, ópera, eventos multimídia, tendo apresentado diversos recitais de música de câmara brasileira, um deles intitulado OVNI-Objeto Vocal Não Identificado, eleito pela crítica da Folha de São Paulo como um dos highlights da série Crowne Plaza em SP. É professora de Voz e de Canto na Graduação e Extensão da PUC-SP, no curso de Licenciatura em Música na UDESC e na Pós-Graduação na UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Criação, Transcriação e Voz, cadastrado no CNPq.

Luiz Mantovani; Foto: divulgação.

Luiz Mantovani

Vencedor do Pro Musicis International Award (Nova York, 2001), Luiz Mantovani já se apresentou em algumas das mais importantes salas brasileiras e do exterior. Sua execução das Cinco Bagatelas de William Walton na Weill Hall/Carnegie Hall foi descrita pelo The New York Times como “poderosa, belamente delineada e praticamente impecável”. Um camerista nato, é membro do NOVA Guitar Duo e integrou o Quarteto Brasileiro de Violões por 11 anos, com quem recebeu o Grammy Latino de 2011. Luiz foi o primeiro violonista a receber um Artist Diploma do New England Conservatory of Music em Boston, tendo também obtido os títulos de Mestre em Música pela mesma instituição e de Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2003, leciona violão e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Maria Bernardete Castelan Póvoas; Foto: Graziella Cost

Maria Bernardete Castelan Póvoas

É doutora em Música pela UFRGS, com residência na Universidade de Iowa (EUA) e pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, INET-md. Sua formação pianística passa por renomados professores no Brasil e exterior como os pianistas Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik (Brasil), Sebastian Benda (Brasil/Suíça), Evelyne Flaow (França), René Lecuona (USA). Como professora de Piano e Música de Câmara nos Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música do Centro de Artes-UDESC, vê seus alunos destacando-se no cenário nacional com premiações e turnês. Como pianista, atua como solista e camerista, tem estreado obras de compositores no Brasil e exterior, realiza projetos com cantores como o grupo Piano Voci (2008-2013), participando de júris e curadorias de música.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Robert Schumann (1810 -1956)
de Frauenliebe und Leben, Op. 42
I. Seit ich ihn gesehen
III. Ich kann’s nicht fassen