Primeira etapa da implantação do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC é divulgada pela Galeria de Arte da UFSC em 04/07/2022

04/07/2022 13:25

A Galeria de Arte da UFSC/DAC/SeCArte disponibiliza ao público nesta segunda-feira, 04/07/2022, a primeira etapa do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC

Site do catálogo digital do acervo – Print de tela: Amícia P. Martins

Com imensa alegria, satisfação e orgulho, a Galeria de Arte da UFSC, o DAC e a SeCArte apresentam a primeira etapa do catálogo digital com imagens e informações sobre artistas e obras de arte presentes no acervo da UFSC. À medida em que os dados forem atualizados na plataforma, novas funcionalidades serão disponibilizadas ao público.

Um sonho de prioridade “1” que está sendo concretizado e com certeza esta é uma grande conquista para a UFSC e para os artistas representados com obras de arte no acervo da Universidade! Estamos finalmente implementando as primeiras etapas do catálogo digital do acervo, que representa os resultados de um extenso trabalho de pesquisa, levantamentos, registros fotográficos, catalogação de dados, digitalização e inserção de itens do acervo na base de dados do Programa TAINACAN.

O Catálogo digital do Acervo de Obras de Arte da UFSC pode ser acessado em computadores, tablets e celulares, através do link galeriadearte.acervos.ufsc.br. Pode-se conhecer a primeira etapa de catálogo digital através dos seguintes filtros de pesquisa: Título da obra, Artista, Nome artístico, Sobre o artista, Data de produção, Técnica, Linguagem, Dimensões. Já no menu superior, temos as opções: Acervo digital, Sobre (Formação do acervo, Prof. Aníbal Nunes Pires, Galeria de Arte, DAC, SeCArte), Artistas, Vídeos (sobre artistas do acervo), Cadastro de pesquisador, Créditos.

Site do catálogo digital do acervo – Print de tela: Amícia P. Martins

Galeria de Arte – Catálogo Digital do Acervo de Obras de Arte da UFSC

1ª Etapa de criação e implementação

Link de acesso: galeriadearte.acervos.ufsc.br

O Catálogo Digital do Acervo de Obras de Arte da UFSC começou a ser gerado a partir do cadastro inicial da Galeria de Arte e através de conferências elaboradas durante visitas presenciais de vistoria técnica em obras de arte localizadas em diversos setores da UFSC.

A implantação do catálogo digital está sendo elaborada em etapas através do Programa Tainacan, na plataforma WordPress, realizando a configuração e o layout destes programas de acordo com as características do acervo e das especificações da Galeria de Arte da UFSC, visando o lançamento e a publicação virtual pelo DAC, SECARTE e UFSC, para disponiza-lo como ferramenta de preservação digital do acervo, visitação virtual e pesquisa, objetivando o incentivo ao conhecimento, valorização, conservação e difusão do acervo da UFSC e das artes visuais.

Tainacan – Software Livre Brasileiro

O Tainacan é uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet. Pensado para atender a realidade das instituições culturais, ele é um software gratuito, que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil e intuitiva. Pode ser utilizado para o desenvolvimento de repositórios e bibliotecas digitais, bem como ações de comunicação, exposições e de difusão de acervos digitais. O Tainacan é desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). É um software livre, e não tem nenhum custo de instalação ou atualização, podendo ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. (Fonte: https://tainacan.org/ , acesso em 01/07/2022)

O catálogo digital está sendo elaborado através de levantamento técnico das informações sobre as obras de arte da UFSC, que se constitui de pesquisas nos documentos e cadastros internos, inventários anuais da UFSC, conferência e identificação das obras de arte, registros fotográficos, pesquisas bibliográficas sobre os artistas que têm obras no acervo da UFSC.

Galeria de Arte da UFSC – Foto: Amícia P. Martins

O projeto está sendo desenvolvido pela coordenadora da Galeria de Arte da UFSC, Amícia Parreira Martins, com a participação especial do estagiário Krsna Gusmão, aluno do Curso de Ciência da Informação do CED/UFSC, através do programa da Bolsa PIBE, de Estágio Curricular Não Obrigatório. Em anos anteriores, as etapas preparatórias do projeto contaram com a colaboração direta ou indireta de estagiários(as) do Curso de Museologia/CFH/UFSC, assim como de outros cursos da UFSC e seus nomes constam no menu “créditos” do catálogo digital. Somos muito gratos a todos os estudantes que atuaram como estagiários e se dedicaram com tanto zelo e entusiasmo a este trabalho tão valoroso para a arte, a educação e a cultura.

O acervo de obras de arte da UFSC tem sido formado ao longo dos 62 anos de criação da Universidade, através de compras, prêmios-aquisição em salões de arte e doações recebidas dos artistas a partir de exposições realizadas na UFSC. O acervo é um importante patrimônio artístico-cultural desta instituição e o cadastramento em banco de dados digital possibilita o controle para várias finalidades e ações como: inventário patrimonial, identificação e localização em setores da UFSC, segurança, conservação, restauração, organização, exposição e pesquisa, entre outros.

A catalogação digital e a organização em sistema online/nuvem possibilitam a democratização do acesso às informações e permitem maior segurança para salvaguardar o material do acervo. No caso de um incêndio, inundação, ou outros problemas que podem acometer a segurança predial e patrimonial, esta parte da documentação referente ao acervo estará segura.

A formação do acervo

O acervo de obras de arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi formado ao longo das seis décadas da Universidade. As aquisições de obras de arte têm acontecido de várias formas, como a doação direta do artista, aquisição como prêmio de salões de arte realizados na UFSC, ou através de projetos específicos. A partir da criação da Galeria de Arte da UFSC em 1989, de maneira sistemática e mais intensa, durante os vinte anos de seu funcionamento, também foram obtidas obras através das exposições mensais realizadas na Galeria de Arte, em que os artistas que realizaram exposições individuais doaram uma obra da mostra para o acervo da instituição

O acervo de obras de arte da UFSC está presente em vários edifícios e em algumas áreas externas da instituição. Periodicamente, eram realizadas exposições do acervo, para apresenta-lo à comunidade universitária e ao público. Nessas ocasiões, além de uma seleção de obras mais antigas, a Galeria exibia parte das obras de arte incorporadas recentemente.

O acervo da UFSC possui obras de artistas renomados no estado de Santa Catarina e também artistas reconhecidos nacionalmente, como Antonio Mir, Burle Max, Domingos Fossari, Eli Heil, Elias Andrade, Guido Heuer, Hassis, Lucila Horn, Martinho de Haro, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, Vecchietti, Zumblick, além de trabalhos de artistas estrangeiros, como Alejandro Pita (Argentina), Freddy Escobar Vega (Bolívia), Jorge Ferro (Venezuela), Luchi Collaud (Argentina).

Além das obras do acervo que costumam ficar expostas em salas de diversos setores da instituição, há outras que estão expostas permanentemente em fachadas de edifícios ou pelos jardins do campus, como “Companheiros em Realização” (Centro Sócio Econômico), mural cerâmico do americano Gene Anderson, resultado de um workshop com artistas locais; “O Guardião” (ao lado da Biblioteca Universitária), escultura da artista Elke Hering; “Livro da Criação da América Latina” (paredes externas do prédio da Reitoria), mural cerâmico de Rodrigo de Haro; “Caminhos da Liberdade” (interior do Centro de Convivência), de Max Moura, Flávia Fernandes e Jandira Lorenz, resultado da implantação da oficina de gravura em metal do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. O público que visita a Universidade também pode apreciar a pintura mural “Humanidade”, de autoria do artista catarinense Hassis, no interior da Igrejinha da UFSC (obra restaurada entre 2018 e 2020), e a pintura mural “Folclore e Indústrias de Santa Catarina”, de Martinho de Haro, no Hall da Reitoria 1, junto à Praça da Cidadania. A obra mais recente é o mural em mosaico cerâmico intitulado “Folclore Popular”, de autoria do artista Rodrigo de Haro, executado pelo artista Idésio Leal na parede e colunas da fachada traseira do Prédio da Reitoria 1, inaugurado em 01/07/2022.

(Amícia P. Martins e Clóvis Werner, texto para o Catálogo Digital do Acervo de Obras de Arte da UFSC)

Neste ano de 2022, a Galeria de Arte está priorizando também o projeto de digitalização e organização digital do acervo documental referente aos artistas, ao acervo de obras de arte da UFSC e as relações entre eles, incluindo documentação sobre seleções de propostas e exposições realizadas na Galeria de Arte e no Hall da Reitoria 1 da UFSC, além de outros espaços utilizados para as exposições. O formato digital da documentação também fornecerá subsídios para a complementação do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC

Galeria de Arte da UFSC – Foto: Amícia P. Martins

A digitalização e a organização digital do acervo documental antigo está sendo possível devido à importante participação do estagiário André Lucas, aluno do Curso de Ciência da Informação/CED/UFSC, através do programa de Estágio Curricular Obrigatório. Desde o seu início, o projeto já está gerando possibilidades de pesquisa: o tema do TCC do estagiário André (Título: “Proposta de Critérios de Digitalização do Acervo da Galeria de Arte da UFSC”) está sendo desenvolvido a partir das atividades realizadas em seu estágio na Galeria de Arte da UFSC.

Agradecemos à atual gestão da UFSC (2018–2022) pela disponibilização de estrutura física, equipamentos e a possibilidade de contar com o auxílio de estagiários, constituindo, desta forma, uma via de mão dupla, em que os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso, enquanto a Galeria de Arte se beneficia com a produção de um material que moderniza o seu sistema de salvaguarda de documentos institucionais.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (FSC). Foi criada em agosto de 1989 (completa 33 anos em agosto de 2022) e sua sala de exposições denominada “Aníbal Nunes Pires” encontra-se fechada desde 2010, devido à necessidade de reforma do prédio do Centro de Convivência da UFSC, onde está localizada.

A comunidade universitária da UFSC, artistas e admiradores das artes visuais têm esperança em que a próxima gestão continue a mover esforços para a reforma do prédio, visando a retomada das atividades naquele importante espaço cultural e de convivência, assim como a reativação, a expansão e o fortalecimento da Galeria de Arte da UFSC no Centro de Convivência da UFSC e a criação da sala de reserva técnica climatizada e de um laboratório de conservação e restauração para obras de arte e bens musealizados da UFSC (projeto da Galeria, pronto para ser discutido).

01/07/2022
Amícia Parreira Martins
Coordenadora da Galeria de Arte da UFSC
DAC/SeCArte/UFSC

Serviço:

O quê: Primeira etapa da implantação do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC é divulgada pela Galeria de Arte da UFSC.
Quando: Lançamento em 04/07/2022, segunda-feira.
Onde: Plataforma digital (galeriadearte.acervos.ufsc.br)
Quanto: Gratuito. Online.
Classificação: Livre. Aberto ao público em geral.
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Campus da UFSC – Trindade
Fone: (48) 3721-7233 |  | www.dac.ufsc.br

Texto: DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos da coordenação da Galeria de Arte da UFSC

Tags: Galeria de ArtesUFSC