Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC)
  • Projeto “Igrejinha Musical” apresenta concerto em parceria com Departamento de Música da Udesc

    Publicado em 25/11/2022 às 15:04

    O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, um concerto em parceria com o Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O concerto apresenta músicos experientes que exploram um repertório de música clássica e instrumental. Nesta primeira apresentação, os músicos João Titton, Hans Twitchell, Luís Cláudio Barros e Maurício Zamith realizam o espetáculo. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

    O objetivo desta parceria é levar ao público a produção artística do renomado corpo docente do Departamento de Música da Udesc, utilizando o espaço e acústica privilegiados da recém-reformada Igrejinha da UFSC, dentro do Projeto Igrejinha Musical. A programação tem a curadoria do Prof. Luiz Mantovani (DMU-Udesc) e apresenta grandes obras do repertório brasileiro e universal, nas mais diversas formações instrumentais e vocais, e deve conter mais uma apresentação com novos músicos no dia 08 de dezembro.
    Continue a leitura » »


  • Livro “Catarina, a mamelouca” será lançado na Igrejinha da UFSC no dia 30 de novembro

    Publicado em 23/11/2022 às 10:44

    Obra foi escrita pela professora Ana Lice Brancher

    Na próxima quarta-feira, dia 30, a professora Ana Lice Brancher lança em um evento na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o livro “Catarina, a mamelouca“. A obra, que une ficção e história de Santa Catarina, conta a trajetória de Catarina, personagem que percorre 300 anos e vive em diferentes momentos históricos do estado. O evento, que inicia às 17h, tem apoio da Apufsc-Sindical.

    O lançamento da obra terá participação do duo Às Próprias Custas, formado pelo professores do Colégio de Aplicação Maristela Campus e Sandro Rosa, que apresentará seu trabalho de pesquisa musical sobre a obra do artista Itamar Assumpção. Através do repertório cuidadosamente selecionado, o duo visita algumas das variadas faces do Nego Dito, sua personagem mais emblemática. Amor, despedida e crítica político-social estão costuradas no universo híbrido e multicultural criativo deste que foi e é um dos mais interessantes nomes da música brasileira.
    Continue a leitura » »


  • Projeto “Igrejinha Musical” apresenta Patricia Goulart e David Cardona na programação do Experimenta 2022

    Publicado em 21/11/2022 às 16:31

    O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a atriz e musicista Patricia Goulart e o violinista David Cardona, que exploram a sonoridade da música brasileira. A apresentação integra a programação da 7ª edição do Experimenta – Diversidade, que acontecerá de 20 a 26 de novembro de 2022. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

    O atual trabalho de Patricia Goulart e David Cardona, que prometem fazer uma viagem musical, visita diferentes épocas da produção artística brasileira, tendo como principal condutor o samba, sua origem e transformações. Composto essencialmente por música brasileira, o repertório do duo percorre do Estácio à Mangueira, visita os morros do Rio de Janeiro, a boemia paulistana, passa pelas rádios de 1930 e traz poesia em forma de canção através de compositores consagrados como, Noel Rosa, Adoniram Barbosa, D. Ivone Lara, Jacob do Bandolim, Chico Buarque e Eduardo Gudin e traz músicas imortalizadas por intérpretes como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Elis Regina e Clara Nunes.
    Continue a leitura » »


  • Edição especial do Projeto 12:30 recebe o show “As paredes têm ouvidos”, com A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva, dia 21/11 durante o ‘Experimenta Diversidade’

    Publicado em 17/11/2022 às 9:48

    Segunda-feira, 21 de novembro, em edição especial, o Projeto 12:30 recebe o duo musical A Corda em Si, com participação do percussionista Rodrigo Gudin Paiva, no show “As paredes têm ouvidos”. A apresentação faz parte da programação do Experimenta Diversidade e acontecerá no horário tradicional do projeto, às 12h30, no Teatro Carmen Fossari, na UFSC.

    As paredes têm ouvidos

     O show “As paredes têm ouvidos” foi concebido pelo duo A corda em Si – formado por Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo) – em parceria com o percussionista Rodrigo Gudin Paiva. Os músicos se inspiraram no ditado persa “as paredes têm ratos e os ratos têm ouvidos”, para romper as barreiras físicas que aprisionaram a todos ao longo do enfrentamento à pandemia por coronavírus. O grupo apresenta as canções de seu quarto álbum, entre composições autorais e músicas cedidas por compositores parceiros, na formação de contrabaixo, vozes e percussão.
    Continue a leitura » »


  • 7ª Edição do Experimenta começa no dia 21 de novembro

    Publicado em 11/11/2022 às 16:10

    Após dois anos realizado no formato virtual, em virtude da pandemia do Covid-19, o Experimenta retorna ao cenário artístico e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 7ª edição do evento apresentará espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na universidade, ligado à pesquisa, ensino e extensão, proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

    De 21 a 27 de novembro o Experimenta reunirá mais de 25 ações em diversos locais da UFSC. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações músicais, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais.
    Continue a leitura » »