Calendar

abr
27
qui
Igrejinha Musical – Duo Revoada @Igrejinha da UFSC
abr 27@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, abre sua segunda temporada apresentando no dia 27 de abril (quinta-feira), o show de estreia do duo Revoada – formado pelos músicos naturais de Florianópolis Victor Carrara (violão e voz) e Jaimes de Odilia (contrabaixo acústico/elétrico). O duo apresentará um repertório aconchegante e profundo com releituras próprias de temas da música popular brasileira. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade. O DAC disponibilizará 80 ingressos que começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação, com entrada liberada por ordem de chegada.

O Duo:

Victor Carrara e Jaimes de Odilia

Unindo o som encorpado da fricção das cordas do contrabaixo com a delicadeza do dedilhado do violão, Jaimes de Odília e Victor Carrara formam o duo Revoada. Com um repertório que busca dar corpo ao fantástico da música brasileira, passando por compositores como Egberto Gismonti, Guinga, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, entre outros. Os dois músicos de formação erudita buscam dar uma forma camerística em seus arranjos do cancioneiro popular brasileiro, explorando os pontos de contato entre as expressões de música popular e erudita.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Serviço

O quê: Duo Revoada no projeto Igrejinha Musical
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499

abr
28
sex
Livro na Praça @Igrejinha da UFSC
abr 28@18:00 – 20:00
Exposição “ComTATO” @Hall da Reitoria da UFSC
abr 28@18:30 – maio 11@19:00

Exposição ComTATO. Celebração – Pintura. Manoalvim, 2022 – 90x120cm – Acrílica sobre tela

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “ComTATO” do artista plástico e professor de artes do Colégio de Aplicação, José Alvim Almeida da Silveira – o Manoalvim. A abertura será no dia 28 de abril (sexta-feira) às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC. O período para visitação se estenderá até o dia 11 de maio.

A exposição “ComTATO” é um projeto iniciado durante um processo formativo em educação especial. Trata-se de um convite para reflexões sobre o potencial da Poesia, na Linguagem de Arte Plástica, na captação e solução dos problemas da coletividade cega e com baixa visão.O trabalho desenvolvido nos últimos seis anos, apontou algumas perguntas que se impuseram – tais como: quais as características da cegueira e da baixa visão? Quais as causas que dão origem a esta condição específica? Como tratamos, através dos tempos, estas especificidades? Quais os suportes e tecnologias, que já desenvolvemos, para assistir as pessoas cegas e com baixa visão? Como foram, são e poderão ser atendidas as subjetividades envolvidas neste universo da cegueira e baixa visão? Qual a contribuição possível da arte e dos artistas – antes, agora e para o devir – na captação e solução de problemas da coletividade cega e com baixa visão?

Nesta exposição serão exibidos os originais das ilustrações para o livro Biografia Completa de Malba Tahan de Pablo Bucciarelli, a ser lançado em 2024. Este trabalho de ilustração deu o ponto de partida concreto para realização das 109 obras de arte plástica que fazem parte deste projeto.

Na noite de abertura, serão entregues 43 obras de arte doadas para Associações de Cegos no Brasil. Metade das demais obras expostas estão à venda para obtenção de recursos para pagamento de materiais e mão de obra auxiliar de arte plástica – para confecção de réplicas e novas matrizes em alto e baixo relevo a serem doadas para as demais associações de cegos do Brasil. A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.

Sobre o autor

José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. Foto: divulgação

Nascido 19 de junho de 1956, em Alegrete, Rio Grande do Sul, Manoalvim é Artista Plástico, Licenciado em Artes Cênicas Udesc, professor de Teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993. Realizou 43 exposições/mostras individuais de Pintura, Desenho, Escultura, Máscaras e Objetos, Ambientação, nos três Estados da Região Sul do Brasil.

Ilustrou 14 Obras de Literatura de W. Rio Apa, Pedro A. Grisa, José Vitor Centeno Rodrigues, Regina Carvalho e Pablo Bucciarelli. Realizou em 1984 o Monumento Contestado em Irani, Santa Catarina. Esculturas para o 1º. TOP DE MARKETING ADVB SC. Artista Consagrado, Homem Consagrado e Líder de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.

A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.

Serviço

O quê: Abertura – Exposição de Arte “ComTATO”
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 18h30 – período para visitação até 10/05/2023
Onde: Hall da Reitoria da UFSC.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações: instagram do artista: @manoalvimalmeidadasilveira | 

maio
3
qua
Projeto 12:30 – Trindade
maio 3@15:30 – 16:30
maio
17
qua
Arquitetando a Ilha @Hall da Reitoria da UFSC
maio 17@10:00 – jun 18@18:00

O Hall da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a partir das 17h, desta quarta-feira, 17 de maio, a exposição Arquitetando a Ilha do artista e mestre popular Oraldo Ventura.

O artista popular Oraldo José Ventura é um propagador da Cultura de Santa Catarina. Músico, artista, criador, curioso. Natural de Florianópolis, é um grande contador de histórias e um pesquisador da cultura Açoriana. Apresenta agora réplicas de edificações antigas que marcaram sua trajetória e que perpassam pela história da cidade. Muitas contam momentos representativos, como a casa onde foi criado o Avaí Futebol Clube.

A exposição Arquitetando a Ilha ficará disponível para visitação pública de 17/05 até 16/06/2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h no Hall da Reitoria I da UFSC, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, Florianópolis – SC. A mostra é uma realização do Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) com o apoio da Galeria de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC).

 >> Serviço

O quê: exposição Arquitetando a Ilha
Quando: abertura – 17/05/2023 | quarta-feira | 17h – visitação até 16/06/2023 | de segunda a sexta-feira | das 8h às 19h
Onde: Hall da Reitoria I – UFSC | Campus Reitor João David Ferreira Lima – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: gratuita e aberta à comunidade
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven | (48) 3721-3850

– CCA
maio 17@15:30 – 16:30
maio
18
qui
Igrejinha Musical @Igrejinha da UFSC
maio 18@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira – 18 de Maio, às 19h na Igrejinha da UFSC – o recital de música de piano com os bacharelandos do curso de música da UDESC. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada. 

O Projeto de Extensão Misturada UDESC é vinculado ao programa de extensão UDESC Musical – coordenado pelo professor João Titton – tendo como objetivo promover shows e concertos dentro e fora do ambiente acadêmico. O projeto disponibiliza o espaço do Departamento de Música (DMU) da UDESC, equipamentos necessários para os grupos se apresentarem e também realiza elaboração de divulgação dos concertos nas redes sociais. 

O recital será realizado por seis pianistas estudantes do curso de bacharelado em piano da UDESC, sendo estes:

João Pedro Niespodzinski

Músico há 12 anos – sendo 6 deles dedicados ao estudo do piano – João Pedro Niespodzinski é bacharelando em piano na Universidade Estadual de Santa Catarina, sob orientação do professor Luis Claudio Barros.

Repertório: Balada no 1 – Chopin e Arabesque no 1 – Debussy.

Iago Vieira

Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com sua mãe. A partir de 2019 seguiu seus estudos com o professor Luis Claudio Barros. Participou de concursos nacionais de piano, cursos e congressos. É bacharelando em piano na Universidade Estadual de Santa Catarina desde 2021, e atua como professor de piano na escola Allegro Vivace e Projeto Arte nas Escolas desde 2018.

Repertório: Fugue da Toccata in E Minor BWV 914.

Matheus Andrade

Estudante de piano há 4 anos, Matheus F. Martinotto de Andrade é bacharelando em piano na Universidade Estadual de Santa Catarina, sob orientação da professora Maria Bernardete Castelan Povoas. Tem interesse nas obras do período romântico, sobretudo no repertório de Frédéric Chopin. 

Repertório: Balada nº 4 – Chopin.

Maicy Coelho

Nascida em Alvorada (Rio Grande do Sul), Maicy iniciou seus estudos do piano no projeto sociocultural “Arte nas escolas” em 2016 quando tinha apenas 11 anos. Durante esse período teve aulas de piano com o professor Julian Tainã Guimarães, que a acompanhou até o ano de 2022. Desde então participou de alguns concursos pelo Brasil e se apresentou diversas vezes em teatros e reuniões artísticas. Atualmente com 17 anos, Maicy Coelho é bacharelanda em piano na UDESC, sob orientação de Luis Claudio Barros.

Repertório: Danse, Claude Debussy e Sleapy beauty vals, tschaikowsky – arr. Rachmaninoff (4 mãos).

Letícia Brisola

Leticia Ker Brisola, é natural de Foz do Iguaçu/PR, e teve seus primeiros contatos com a música e com o piano desde muito cedo, por influência de sua mãe que é professora de piano. Atualmente, é estudante no curso de piano da UDESC, sob orientação do Dr. Luis Claudio Barros. 

Repertório: Rondo em D maior k485 – Mozart e Valsa op.64 no 2 – Chopin.

Kalebe de Almeida

Nascido em Balneário Camboriú (SC), Kalebe Daniel de Almeida tem 18 anos e começou seus estudos no teclado aos 14 anos. Aos 16 anos ingressou no curso de piano popular do Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieheus em Itajaí (SC). No ano de 2022 foi pianista do coral e da orquestra filarmônica de Balneário Camboriú em duas temporadas de concertos sob a regência do Maestro Calebi Rolan. Atualmente é bacharelando em piano na UDESC, sob orientação de Maria Bernadete Castelan Povoas. 

Repertório: June Barcarolle,Op 37 n 6 – Tchaikovsky e Sonata de Haydn em Ré maior.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

Serviço

O quê: Misturada UDESC – Igrejinha Musical
Quando: 18/05/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Projeto de Extensão Misturada Udesc.

maio
22
seg
Cineclube 757 exibe o documentário “O fascismo de todos os dias”, no dia 22/05 @Teatro Carmem Fossari
maio 22@18:30 – 20:30

O documentário “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm, será exibido na próxima segunda-feira – dia 22 de maio, às 18h30 – pelo Cineclube 757 no Teatro Carmem Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A exibição é parte da série de encontros sobre fascismos, que teve início com o debate sobre o documentário “Noite e Neblina”, de Alain Resnais, no dia 17 de abril.

Sobre o documentário

Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich – também da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS – Mikhail Romm (diretor e também narrador do filme) desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Confira a programação:

22/5 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/6 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/7 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Serviço

O quê: exibição do documentário O Fascismo de todos os dias (1955), de Mikhail Romm
Quando: segunda-feira | 22/05/2023 | às 18h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural |  | 48 3721-385

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc). 

maio
25
qui
Igrejinha Musical apresenta Laura Tereza em apresentação acústica @Igrejinha da UFSC
maio 25@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira – 25 de Maio, às 19h na Igrejinha da UFSC – a cantora Laura Tereza em sua apresentação acústica no formato duo. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.

Laura Tereza

Cantora e compositora da nova geração da música catarinense, aposta em estilos que vão do folk à nova MPB e já conta com 2 EPs e 2 singles lançados. Dessa vez, apresenta suas composições no formato duo – voz e violão, e também piano e violino interpretados por Alvaro Morona, trazendo uma mistura da música clássica com a música popular. Nascida no Oeste de Santa Catarina – natural de Chapecó – iniciou a carreira em 2018, e desde então ganhou destaque estadual com a participação de suas composições em festivais e experiência tocando em diversos eventos. Para conferir o trabalho autoral da cantora, confira em seu canal no Youtube e no Spotify.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

Serviço

O quê: Laura Tereza – Acústico | Igrejinha Musical
Quando: 25/05/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Laura Tereza.

maio
31
qua
– Trindade
maio 31@15:30 – 16:30