Projeto Igrejinha Musical apresenta show acústico da banda Iriê, em especial ao aniversário da UFSC no Garapuvu, dia 13/12 – 19h

04/12/2023 15:22

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), apresenta no próximo dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – uma celebração única, unindo a comemoração dos 63 anos da instituição e os 25 anos de sucesso da renomada banda Iriê. O evento beneficente será uma experiência inesquecível, repleta de música, solidariedade e boas vibrações.

Iriê

A banda Iriê, reconhecida por sua trajetória musical marcante, preparou um show acústico especial para marcar a ocasião. Com canções inéditas e releituras dos grandes sucessos que consagraram sua carreira, o público poderá vivenciar um espetáculo exclusivo, repleto de emoção e energia positiva. Iriê vem da expressão jamaicana IRIE (sem acento) que quer dizer “Vibrações Positivas”, que a banda retrata muito bem em suas canções. Da união de amigos em uma jam em 1993 com a intenção de tocar reggae, batizam a banda com o nome Iriê depois de Cléo Borges, baixista, ver a expressão escrita na camiseta de um integrante da banda de reggae Stonkas y Congas. Murilo Naspolini, dono da camiseta, lhe informa que significa uma “saudação de vibração positiva” na Jamaica, que se pronuncia “Airê”, mas Cléo achou melhor “Iriê”.

Formada por músicos talentosos e apaixonados, o Iriê tem uma trajetória marcada por apresentações energéticas e mensagens conscientes. Desde sua formação em 1998, a banda conquistou uma base de fãs dedicada e realizou shows memoráveis em vários locais do Brasil. A Banda Iriê de Floripa, vem a cada momento surpreendendo e se destacando no mundo do reggae, com novas músicas e novos ares, com qualidade musical e muita energia positiva. A mistura do reggae com violino e muito swing brasileiro tornam o show emocionante e contagiante.

Banda Iriê. Foto: divulgação.

Suas letras e canções estão ligadas ao cotidiano, à natureza, ao mar, à ilha, ao amor, e dizem muitos sobre a energia e a mensagem que a banda quer transmitir a todo público. No início tocavam cover e músicas próprias, mas com o tempo foram deixando o cover de lado. Depois de testarem alguns vocalistas diferentes, em 1998, Rô Conceição é escolhido para fazer os vocais. No mesmo ano é lançado seu primeiro CD, gravado ao vivo na cidade de Araranguá com o nome “Ao Vivo no Atol“, com sete músicas, produzidas por eles.

Lançado de forma independente, já contagia platéias em toda região sul do país e também em São Paulo. Com todos os integrantes morando na ilha da magia, o som do mar e das belezas desse lugar chamaram a atenção pela nova sonoridade que estava ecoando pelo estado. Na gravação do primeiro CD, os integrantes eram: Rô Conceição no vocal; Christian Feel na guitarra e no violino; Cléo Borges no baixo; Daniel Gafa na bateria; Daniel da Luz na percussão; Sérgio Sant’Anna no teclado. O CD “Ao Vivo no Atol“ deu origem a primeira Tour da banda, onde tocaram por todo o estado de SC.

A atua formação da banda conta com os músicos: Cléo Borges (baixo e voz); Christian Feel (violino e guitarra); Sergio Sant’Anna (teclados); Daniel da Luz (percussão e voz); Isaías Nunes (voz); Cauê Borges (guitarra, violão e back vocal); e Fabiano Luiza “Kavera” (bateria).

Sobre o evento

O evento terá caráter beneficente, com a realização de um Natal Solidário promovendo no local da apresentação a arrecadação de brinquedos e alimentos não perecíveis.  Além do donativo o público deverá retirar ingressos gratuitos com antecedência, exclusivamente na plataforma sympla.com.br. A entrada no auditório será autorizada somente com a apresentação do ingresso (impresso ou virtual) e da entrega de um brinquedo novo ou em boa condição ou um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão entregues para o Projeto Árvore do Bem 2023. A classificação indicativa do show é livre.

Ao longo do mês de dezembro haverá ainda outros shows, exposições e produções de teatrais. A programação cultural completa pode ser acompanhada na agenda da SeCArtE.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC aqui!

>> Serviço

O quê: Show Iriê Acústico
Quando: 13/12/2023 | quarta-feira | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC