Concerto de 60 anos do Coral da UFSC integra atividades em comemoração ao Aniversário da UFSC de 63 anos, dia 07/12 – 19h no Teatro Carmen Fossari

04/12/2023 14:36

Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral. O Coral é formado por alunos, professores e técnicos-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. A apresentação ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, dia 07/12 (quinta-feira) 19h.

O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004, o Coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que realiza projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, que foi realizado com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Nesses 60 anos, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Desde maio de 2004, o Coral realizou vários concertos em congressos, recital e encontros de corais na UFSC, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais.

Coral da UFSC

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

Sobre a Regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrial e a Orquestra de Câmara da UFSC.

Programa – Concerto 60 anos Coral da UFSC

1- Siyahamba – Folclore Sul Africano
2 – Tragédia no fundo do mar – Zezé Ibrahim. Arr: Pablo Trindade
3 – Emoldurada: Ivan Lins e Celso Viáfora. Arr: Pablo Trindade
4 – Encontros e Despedidas-Milton Nascimento. Arr: Eunice Rangel
5 – Novo Tempo – Ivan Lins e Vitor Martins. Arr: Miriam Moritz
6 – Sujeito de Sorte – Belchior. Arr: Miriam Moritz
7 – Na volta que o mundo dá – Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro. Arr: Lucas Madeira
8 – Sá Marina – Antônio Adolfo/Tibério Gaspar. Arr: Eduardo Morelembaum
9 – Certos amigos – Daniel Lucena. Arr.: Eusébio Kohler
10 – Senhora Liberdade – Wilson Moreira/Nei Lopes. Arr: Paulo Malaguti Pauleira.

Coral da UFSC

Regência: Miriam Moritz

O quê: Concerto de 60 anos do Coral da UFSC | Aniversário de 63 anos da UFSC
Quando: 07/12/2023 | quirta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Quanto: evento gratuito e aberto a comunidade, por ordem de chegada
Classificação:
 livre
Programação UFSC 63 anos: agenda da SeCArtE
Informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) | secarte.ufsc.br | 48 3721-2376

Texto: divulgação DAC/SeCArtE, com informações do Coral da UFSC.