Big Band Arapuca de Vento oferece oficinas de instrumentos musicais e realiza show presencial pelo Projeto 12:30

18/04/2022 16:38

Arapuca de Vento. Foto: Manu d’Eça

Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, os músicos da Big Band Arapuca de Vento oferecem oficinas de instrumentos musicais, abertas ao público. A atividade acontece nas salas do 2º piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, campus Florianópolis, das 09h às 10h30.

Após a realização das oficinas, às 12h30, a banda sobe ao tradicional palco do Projeto 12:30 para realizar show ao vivo, na Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao Centro de Eventos.

A programação cultural do Projeto 12:30 integra o calendário de atividades presenciais da campanha “UFSC – Convívio Consciente”, durante a fase 3 do plano de combate à Pandemia de Covid-19 no ambiente universitário.

Big Band Arapuca de Vento

A Big Band Arapuca de Vento foi formada no início de 2020, em Florianópolis, com o objetivo de tocar o repertório típico das grandes “big bands” brasileiras. Aos poucos, o grupo começou a tocar músicas autorais e a buscar uma mescla musical, trazendo influências da música latina e africana, dois estilos que se destacam pela forte cadência rítmica.

Integram a Big Band Arapuca de Vento importantes nomes do cenário musical catarinense, dentre eles: Mark de Jong (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Rafael Calegari (baixo elétrico), Lucas Moretto Martinez (guitarra), Eduardo Farias (trombone), Hermerson Calandrini (trombone), Gabriel Barbalho (trompete), Bruno Passos (trompete), Maycon de Souza (sax alto), Braion Johnny (sax alto/clarinete), Elio Vistel (sax tenor/flauta), Fábio Mello (sax tenor/soprano/flauta) e Felipe Moritz (sax barítono/flauta).

O projeto da banda foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e está sendo executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Oficinas de instrumentos Musicais

Arapuca de Vento. Foto: Manu d’Eça

Na quarta-feira, dia 20 de abril, das 09h às 10h30, acontecerão as atividades do Projeto “Arapuca de Vento, Um Olhar Sobre As Práticas de Big Band – Oficinas Instrumentais”. Serão oportunizadas oficinas de saxofones, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, bateria, percussão, contrabaixo e guitarra.

Os interessados em participar das oficinas oferecidas devem ir às salas do 2° piso do Centro de Eventos da UFSC. Não é necessário realizar inscrições previamente.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 tem realizado a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao Projeto. Agora em 2022, no formato semipresencial, as entrevistas gravadas para o “Talk Show 12:30” são realizadas na Igrejinha da UFSC, no Departamento Artístico Cultural (DAC) e, posteriormente, transmitidas pelo canal do YouTube. As “lives” seguem sendo realizadas somente de maneira remota, com transmissões ao vivo.

As apresentações virtuais ficam disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e são, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação serão divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

Acesse aqui o canal do YouTube do Projeto 12:30

Serviço:

O quê: Oficinas de instrumentos musicais e show da Big Band Arapuca de Vento
Quando: 20 de abril de 2022 | quarta-feira
Horário: 09h às 10h30 (oficinas) | 12h30 (show)
Onde: Salas do 2° piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (oficinas) | Praça da Cidadania da UFSC (show)
Quanto: Gratuito
Contato:  ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30/DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos acadêmicos de Medicina da UFSC.

Tags: MúsicaProjeto 12:30UFSC