Projeto 12:30 recebe o show “As paredes têm ouvidos”, em live com A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva, dia 01/12 durante o ‘Experimenta Pandêmico’

26/11/2021 08:07

A corda em Si – foto de Mayara Mattar

Quarta-feira, 1º de dezembro, em edição especial, o Projeto 12:30 recebe o duo musical A Corda em Si, com participação do percussionista Rodrigo Gudin Paiva, em live do show “As paredes têm ouvidos”. A apresentação faz parte da programação do Experimenta Pandêmico e será transmitida ao vivo no horário tradicional do projeto, às 12h30, pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC SeCArte   (SeCArte).

A atividade encerra o calendário de apresentações oferecidas pelo Projeto 12:30 em 2021. Reestruturado para funcionar virtualmente, o projeto tem realizado as “Lives 12:30” e os “Talk Shows 12:30” com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao projeto.

As paredes têm ouvidos

O show “As paredes têm ouvidos” foi concebido pelo duo A corda em Si – formado por Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo) – em parceria com o percussionista Rodrigo Gudin Paiva. Os músicos se inspiraram no ditado persa “as paredes têm ratos e os ratos têm ouvidos”, para romper as barreiras físicas que aprisionaram a todos ao longo do enfrentamento à pandemia por coronavírus. O grupo apresenta as canções de seu quarto álbum, entre composições autorais e músicas cedidas por compositores parceiros, na formação de contrabaixo, vozes e percussão.

A Corda em Si

A Corda em Si é um duo formado por Mateus Costa (contrabaixista, compositor e arranjador) e Fernanda Rosa (cantora e compositora), ambos deficientes visuais. A formação contrabaixo acústico e voz é rara e produz uma sonoridade intimista, emocionante e única, tendo grande aceitação do público. O duo musical tem 12 anos de carreira e produziu 3 álbuns: 2 CDs – O Som do Vazio e Sinfonia Azul – e um DVD Cego – LivreMente, além de participar de eventos de destaque nacionais e internacionais. Em seu currículo estão premiações, participações em programas nacionais na televisão aberta, shows por diversos estados do país e na Europa, inclusive com a experiência de ter plateias vendadas experimentando sua percepção de ouvir sem ver.

Rodrigo Gudin Paiva

Músico com 31 anos de carreira profissional, atua como pesquisador em música e como instrumentista em shows e gravações nas áreas de música popular e erudita, transitando em diferentes vertentes musicais. Tem participação em mais de 30 discos gravados e lançados em CD ou DVD. Integra a orquestra Camerata Florianópolis há 24 anos e realiza a direção musical e coordenação do GPI – Grupo de Percussão de Itajaí há 14 anos. Também participa de diversos grupos em trabalhos de música autoral, entre eles, A Corda em Si, GLiP – Grupo Livre de Percussão e Chico Preto e banda.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Atualmente, houve a necessidade de mudanças no formato das apresentações, provocada pelo momento de pandemia e pelo adiamento das atividades presenciais na UFSC. Por isso, a programação do Projeto 12:30 está totalmente digital. As atividades ocorrem a cada 15 dias, nas quartas-feiras, pelo canal do YouTube do Projeto 12:30, de forma alternada entre “Talk Show 12:30” – que são entrevistas previamente gravadas – e “Live 12:30”, com transmissões ao vivo.

Acesse o canal do Youtube do Projeto 12:30 através do link:

Serviço:

O quê: Edição especial do Projeto 12:30 com A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva, em live do show “As paredes têm ouvidos”, na programação do Experimenta Pandêmico.
Quando: 01 de dezembro de 2021, quarta-feira, às 12h30.
Onde: Canal do YouTube da SeCArte
Quanto: Gratuito.
Contato: ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).
Redes sociais dos artistas: @acordaemsi e @rodrigogudinpaiva

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC,  com informações dos artistas.

Tags: DACMúsicaProjeto 12:30SeCArteUFSC