Cena Aberta recebe Viandeiros no Teatro da UFSC

07/05/2013 02:03

Cia Teatro Alkmico traz peça “Viandeiros” para o Teatro da UFSC

O espetáculo sobe aos palcos brasileiros desde 2007

A diversidade cultural brasileira sobe ao palco do Teatro da UFSC, no projeto Cena Aberta,  nos dias 11 e 12 de maio, às 20 horas,  com a peça “Viandeiros”. A apresentação trata-se de um mosaico poético, reunindo teatro, música e dança. O tema retratado é o imaginário do homem brasileiro, que resulta de pesquisas do criador e protagonista da peça, Luiz Canoa, em diferentes regiões do país.

O único ator em cena interpreta diversos personagens, cada um com sotaque e conhecimentos inerentes às suas experiências de vida.  Os recursos de dança, música popular, folguedos e versos da literatura de cordel são a base para as transformações corporais e vocais de Canoa. As distintas linguagens fundem-se para levar a uma reflexão sobre liberdade e poder, tradição e contemporaneidade, lúdico e sagrado.

A narrativa traz histórias como do branco que faz simpatia e consegue torna-se índio, assim como de orixás de origem africana. A religiosidade e a arte popular são temas recorrentes nas histórias, que têm como ponto comum a cruz como elemento de poder.

O espetáculo surgiu do contato de Canos com a cultura popular em suas viagens e pesquisas pelo Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Boa parte da pesquisa foi realizada durante o mestrado do ator em artes cênicas na Universidade de Campinas (Unicamp). Foram coletados depoimentos pessoais, histórias orais e danças brasileiras. Desde a estreia em2007, apeça passou por palcos em diversos lugares do Brasil e ganhou prêmios de melhor ator, direção e sonoplastia.

 

A Cia Teatro Alkmico

A Cia Teatro Alkmico foi criada pelo ator, diretor, músico e pesquisador Luiz Canoa em 2008 e desenvolve uma linguagem artística baseada em pesquisa e criação. O grupo também oferece oficinas e formação nas áreas de dança, corpo vital e viva voz, narrativas de histórias, percussão corporal, entre outros  segmentos trabalhados pela companhia.

A companhia teatral usa uma linguagem que se propõe a trabalhar com a alquimia das formas, movimentos, sons, significados, simbolismos, harmonias, entre outras qualidades presentes na composição artística, que permita ao ator desenvolver sua própria técnica de treinamento e criação. O grupo baseia-se em três pilares: o diálogo entre tradição e contemporaneidade, a transdisciplinaridade entre teatralidade, musicalidade e dança, e a noção de Arquétipos como força formativa de padrões estéticos e ideológicos.

Em2012, acompanhia foi premiada com o projeto “Aratemiolé” no II Prêmio Nacional de Expressões Afrobrasileiras, na área de dança. Este ano, o Teatro Alkmico foi contemplado com o prêmio Klauss Vianna, e o espetáculo “Aratemiolé” estará circulando por nove cidades brasileiras incluindo Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

No dia 15 de maio, o grupo embarca para Lisboa, em Portugal, onde se apresentará no encerramento da IV Bienal de Culturas Lusófonas2013. Acompanhia foi convidada para representar o Brasil no encontro.

 

Projeto Cena Aberta

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo nos últimos trinta e quatro anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.

Com a seleção de dez grupos convidados, esse projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, como tornar a produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um valor de bilheteria simbólico.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e públicoem geral.  Aescolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras. As apresentações acontecem ao longo deste ano.

 

Sinopse

“Viandeiros” é um espetáculo que transporta o público em uma viagem pela diversidade cultural brasileira. É através dos personagens representados pelo ator e músico Luiz Canoa, em suas transformações vocais e corporais que está o passaporte para essa viagem. Trata-se de um mosaico poético onde o teatro a dança e a música fundem-se para dar origem a uma reflexão sobre o lúdico e o sagrado, a liberdade e o poder, a tradição e a contemporaneiade. Baseado em depoimentos pessoais, histórias orais e regionais, danças brasileiras e mimeses corporea, Vianderio é um espetaculo que lança um olhar sobre a substância universal presente na diversidade cultural brasileira.

 

Ficha técnica

Concepção, Criação e Atuação: Luiz Canoa

Direção: Gil Guzzo

Iluminação: Marcelo Serra

Faixa etária: 16 anos

Duração 55min.

 

Serviço

O QUÊ: Peça “Viandeiros”

QUANDO: dias 11 e 12 de maio de 2013, sábado e domingo, às 20 horas

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC.

QUANTO: R$10. Estudantes e idosos têm direito à meia-entrada (R$5)

CONTATO: Luiz Canoa –

Visite: www.dac.ufsc.br

Por Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC