O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto 12:30 com Pura Mistura e João Amado

13/06/2012 17:27

Projeto 12:30 em dose dupla nesta quarta e quinta-feira

O Projeto 12:30, em semana de duas edições, traz o grupo Pura Mistura para se apresentar no Varandão do CCE na quarta-feira, 13/06. Na quinta, 14/04, a atração é o poeta, compositor e cantor João Amado, que apresenta seu show Coisas Bonitas no Teatro da UFSC. O horário das apresentações é o já tradicional “meio dia e meia”, e todos estão convidados para digerir o almoço com cultura e boa música. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

ATRAÇÃO – PROJETO 12:30 (quarta-feira)

O grupo Pura Mistura reuniu-se primeiramente para participar do Sarau Boca de Cena – evento realizado por alunos da UFSC. O resultado foi considerado interessante, e os membros decidiram levar toda sua troca, dinamismo e diversidade do sarau para um show mais estruturado.

Durante o show, cada um dos músicos contribui com experiências e estilos diferentes. Sendo assim, a apresentação conta com algumas músicas autorais, tangos clássicos, folclore argentino, hinos da bossa nova, a batida impactante do beatbox – que consiste na arte de reproduzir sons diversos apenas com a voz – e ainda, o som distinto de um violino. Tudo misturado de forma a tornar a apresentação bastante dinâmica.

Integrantes

Thiago Bratti (baixo elétrico e violão) – Compositor e arranjador. Participa de outros projetos como a banda de pop rock autoral Brazil Hi-Fi e o quarteto instrumental Top Groove, selecionado para o Festival de Música da UFSC em 2011. Com a Brazil Hi-Fi gravou um albúm de músicas autorais e participou de diversos eventos de grande porte (como a Festa do Pinhão e o Planeta Atlântida), além de shows por diversas cidades do sul do Brasil e também Argentina.

Lucas Quirino (violão e voz) – Compositor e grande apreciador da música brasileira. Participou das duas edições do Festival de Música da UFSC, em 2010 e 2012 se destacando pela qualidade de sua música e poesia.

Florencia Pagnucco (violino) – Natural de Santa Fé, Argentina. Começou a estudar violino aos nove anos como aluna do Prof. Elvio de Rito. Participou de várias orquestras: a Orquestra do Liceu Municipal A. F. Del Arco; A Orquestra Juvenil da Provincia de Santa Fé; e a Orquestra de Câmara do Litoral.

Fez cursos de aperfeiçoamento em La Paz, Entre Rios “Galas Del Rio” com o maestro Elias Gurevich. Atualmente é aluna do Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral. Seus projetos atuais são a “Eterne Siesta”, fusão de tango e reggae, o trio de câmara “Música de Mendelsohn” e o quarteto de música popular argentina.

Lucas “Beatzotto” (beatbox) – Faz som com a boca há oito anos. Possui diversas vídeo-aulas sobre beatbox disponíveis em seu canal do Youtube.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação musical com Pura Mistura.

QUANDO: Dia 13 de junho de 2012, quarta-feira, às 12h30.

ONDE: Projeto 12:30  no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: e-mail: – (48) 9915 -1641 – Visite www.dac.ufsc.br


ATRAÇÃO – PROJETO 12:30 ACÚSTICO (quinta-feira)

João Amado

João Amado é escritor e compositor. As letras de suas canções são às vezes líricas e por outras passeiam pela prosa. Desde cedo com um pé em cada extremo do Brasil, cresceu vivenciando a diversidade cultural brasileira. Sua família paterna é do nordeste e a materna do sul.

Suas músicas transitam por distintos ritmos e estilos da música brasileira. Amado tem levado seus poemas e composições em apresentações em diversos países. Na Argentina, ao lado de seu amigo, o compositor e músico Belo Martín Cohen, realizaram apresentações pela capital Buenos Aires, com destaque para o show Nuestras Postales no Centro Cultural Borges, ao lado também do músico François Muleka. Na França, foi apresentado à cidade de Lyon pela cantora e compositora Alpha Petulay com a qual excursionou também por Paris tocando no Blue Note e Baisér Salé entre outros lugares.

Em Florianópolis, o artista já participou de vários projetos dividindo o palco com excelentes músicos e compositores tais quais: Alegre Correa, Wilson Souza, a Cia. Gentil, Ricardo “Kadu” Müller e Diogo Valente, tendo tocado em locais como SESC/Prainha, Teatro do TAC, Teatro da UBRO, Teatro Armação, UDESC, UFSC, UNISUL/Florianópolis, UNISUL/Tubarão, e outros mais.

Atualmente na ilha, dedica-se ao trabalho de composição e circulação de seu show Coisas Bonitas, com repertório composto de canções de sua autoria. Uma de suas composições em parceria com François Muleka, a canção Baile Perfumado é interpretada pelo grupo Karibu Trio, atualmente em turnê com show homônimo.

Amado também assina ao lado de François a trilha sonora do documentário Velho Engenho Novo, gravado na Grande Florianópolis, que resgata a cultura e a tradição dos engenhos de farinha na capital.

Show Coisas Bonitas

Coisas Bonitas é um show em que Amado apresenta algumas de suas composições e outras em parcerias com amigos, dentre eles, alguns eventualmente fazem participações especiais no show. Tem um formato acústico, em que a base é a voz e o violão e ocasionalmente algum amigo convidado faz arranjos em outro instrumento para algumas das canções.

A sonoridade é simples, limpa e arejada, porém com sofisticação melódica e rítmica. Estão presentes no repertório, canções e temas instrumentais que passeiam por distintos ritmos e estilos da música brasileira em uma amálgama colorida de sotaques e cores.

Dentre as canções previstas para o show, está Eu me setembrei, mas tu não te primaveras, uma das mais recentes composições e que está em processo de gravação nos estúdios The Magic Place, e tem a previsão de lançamento em formato single ainda para esse semestre.

Eu me setembrei, mas tu não te primaveras, é uma das poesias de Amado que virou canção. Segundo o autor, enquanto canção, inicialmente, era para ser bem simples, o violão apenas um pretexto, um coadjuvante, um pano de fundo para a poesia que, essa sim, lapidara com o esmero de um ourives. Mas enquanto cantava, enquanto arranjava, a música acabou crescendo.

Uma característica marcante em suas composições é o modo como utiliza certos jogos de palavras e figuras de linguagem, misturas inusitadas criando belos efeitos de sentido. Transforma um substantivo em verbo e conjuga-o, tal qual em: eu me dia raiei ou colibriria-te de beijos, por exemplo, criando neologismos inusitados e originais, com forte carga imagética.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação musical com Pura Mistura.

QUANDO: Dia 14 de junho de 2012, quinta-feira, às 12h30.

ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: e-mail: – (48) 9915 -1641 – Visite www.dac.ufsc.br

 

Fonte: Kadu Reis – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30, DAC: SECULT: UFSC, com informações e foto do grupo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.