Exposição de arte “XILOGRAVURAS”, de João Gonçalves Filho, de 01 a 24/08/2023 no Hall da Reitoria 1 da UFSC

31/07/2023 14:31
Quando:
1 de agosto de 2023@18:30 – 24 de agosto de 2023@19:00
2023-08-01T18:30:00-03:00
2023-08-24T19:00:00-03:00
Onde:
Hall da Reitoria 1 - Campus Trindade/UFSC, Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade Florianópolis - Santa Catarina - Brasil CEP 88040-900
Custo
Grátis
Contato:
Amícia Parreira Martins (Coord. Galeria de Arte/DAC/SECARTE/UFSC)
(48) 3721-3853

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “Xilogravuras” do artista plástico João Gonçalves Filho. A abertura será no dia 1º de agosto de 2023 (terça-feira), às 18h30, no Hall da Reitoria 1 da UFSC, Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC. O período para visitação será de 02/08 a 24/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h.

A exposição Xilogravuras de João Gonçalves Filho foi pensada como um recorte da intensa produção do artista no ano de 2022, havendo a necessidade de complementar o ciclo de produção com a publicação das obras para a apreciação do público, dando visibilidade à sua trajetória artística. São 49 obras em Xilogravura sobre papel, em tamanho A3 (aprox. 40 x 30 cm) e A4 (aprox. 30 x 20 cm).

Sobre o artista:

João Gonçalves Filho nasceu em 1968 na Pinheira, em Palhoça/SC e passou a viver em Florianópolis desde 1976. Técnico Projetista de Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), foi estudante dos cursos de Graduação em Física e em Arquitetura e Urbanismo, ambos na UFSC. Em 2022, frequentou aulas de Xilogravura ministradas pelo artista Bebeto (pintor e gravador) nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, SC, onde produziu intensamente. Atualmente cursa Graduação em Engenharia de Aquicultura (UFSC). João Gonçalves Filho dedica-se à arte utilizando especialmente as técnicas de desenho, pintura sobre lona, técnica mista sobre papel, xilogravura, escultura e instalação. Em uma de suas fases artísticas, utilizava caneta esferográfica sobre papel, buscando valorizar em seus trabalhos a forma e o volume, elaborando figuras esculturais. Segundo o artista, ele retrata em suas obras as emoções da vida em sua mais profunda essência, e também procura revelar o universo ilimitado existente em cada relação, eternizando no papel os momentos mais marcantes de sua vida. O artista já participou de exposições individuais e coletivas, tem várias obras de arte de sua autoria no acervo da UFSC, ministrou oficinas de arte (Desenho, Pintura e Volume) na Universidade da Amazônia (UNAMA) em Belém/PA. João Gonçalves Filho também ministrou um workshop de pintura junto com Saulo Pereira e Antônio Segtowich no “Projeto 12:30” realizado pelo DAC/UFSC em 1994.

Contatos:

Galeria de Arte da UFSC/DAC/SECARTE –
Departamento Artístico Cultural (DAC) /SECARTE/UFSC – https://dac.ufsc.br/

Site da exposição – Créditos:

Coordenação: Amícia Parreira Martins (Coord. Galeria de Arte/DAC/SECARTE/UFSC)
Design do site: Jaime António Cá (Estagiário de Bolsa PIBE – Curso de Graduação: Ciência da Informação/CED/UFSC)
Fotografia: Ellen Vitória Goes Machado (Estagiária de Bolsa Cultura – Curso de Graduação: Museologia/CFH/UFSC)

O quê: Abertura – Exposição de Arte XILOGRAVURAS, DE JOÃO GONÇALVES FILHO
Quando: 01/08/2023 | terça-feira | 18h30 –Visitação: de 02/08 a 24/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h
Onde: Hall da Reitoria 1 da UFSC, Florianópolis, SC
Quanto/Custo: Gratuito e aberto à comunidade
Mais informações: instagram do artista: @joaogoncalvesfilhoartistae-mail do artista: ; Site da Exposição: https://galeriadearte.acervos.ufsc.br/

Fonte: Material fornecido pelo artista, adaptado por Jaime António Cá (estagiário).