Calendar
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 06 de julho às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de câmara com o Duo Titton/Barros. A apresentação será a última da segunda temporada. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Desde 2006 o duo atua em concertos e master-classes em diversas cidades do país e exterior, promovendo a cultura brasileira e incentivando a formação de plateia, compromisso assumido pelos integrantes do duo enquanto musicistas e professores vinculados a uma universidade pública. A vasta experiência camerística dos integrantes permite uma variedade de repertório que abrange desde o período barroco até a produção musical contemporânea. Neste concerto os intérpretes apresentam obras de dois brasileiros e um francês. A escolha busca apresentar um recorte de importantes obras para o gênero de câmara para violino e piano.
Repertório:
Claudio Santoro – Sonata no. 4 (1950)
- Allegro
- Lento
- Allegro
Gabriel Fauré – Sonata no.1 op. 13
-
- Allegro molto
- Andante
- Scherzo: Allegro vivo
- Finale: Allegro quasi presto
João Titton – Violino
Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da UDESC. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith apresentando obras de compositores brasileiro. Coordena o Programa de Extensão UDESC Musical no qual dirige a Orquestra Acadêmica UDESC onde produziu dois cds “Música Brasileira”(2010) e “Instrumental da Casa” (2015) e participa do Duo Titton-Barros.
Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” Robert Gerle 2016 publicado pela UFPR. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina e Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.
Luis Claudio Barros – Piano
Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music(NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detém inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da UDESC e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo país, Argentina, Portugal e Espanha.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
Serviço
O quê: Recital de Câmara do Duo Titton/Barros| Igrejinha Musical
Quando: 06/07/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de João Titton.
O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “Xilogravuras” do artista plástico João Gonçalves Filho. A abertura será no dia 1º de agosto de 2023 (terça-feira), às 18h30, no Hall da Reitoria 1 da UFSC, Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC. O período para visitação será de 02/08 a 24/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h.
A exposição Xilogravuras de João Gonçalves Filho foi pensada como um recorte da intensa produção do artista no ano de 2022, havendo a necessidade de complementar o ciclo de produção com a publicação das obras para a apreciação do público, dando visibilidade à sua trajetória artística. São 49 obras em Xilogravura sobre papel, em tamanho A3 (aprox. 40 x 30 cm) e A4 (aprox. 30 x 20 cm).
Sobre o artista:
João Gonçalves Filho nasceu em 1968 na Pinheira, em Palhoça/SC e passou a viver em Florianópolis desde 1976. Técnico Projetista de Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), foi estudante dos cursos de Graduação em Física e em Arquitetura e Urbanismo, ambos na UFSC. Em 2022, frequentou aulas de Xilogravura ministradas pelo artista Bebeto (pintor e gravador) nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, SC, onde produziu intensamente. Atualmente cursa Graduação em Engenharia de Aquicultura (UFSC). João Gonçalves Filho dedica-se à arte utilizando especialmente as técnicas de desenho, pintura sobre lona, técnica mista sobre papel, xilogravura, escultura e instalação. Em uma de suas fases artísticas, utilizava caneta esferográfica sobre papel, buscando valorizar em seus trabalhos a forma e o volume, elaborando figuras esculturais. Segundo o artista, ele retrata em suas obras as emoções da vida em sua mais profunda essência, e também procura revelar o universo ilimitado existente em cada relação, eternizando no papel os momentos mais marcantes de sua vida. O artista já participou de exposições individuais e coletivas, tem várias obras de arte de sua autoria no acervo da UFSC, ministrou oficinas de arte (Desenho, Pintura e Volume) na Universidade da Amazônia (UNAMA) em Belém/PA. João Gonçalves Filho também ministrou um workshop de pintura junto com Saulo Pereira e Antônio Segtowich no “Projeto 12:30” realizado pelo DAC/UFSC em 1994.
Contatos:
Galeria de Arte da UFSC/DAC/SECARTE –
Departamento Artístico Cultural (DAC) /SECARTE/UFSC – https://dac.ufsc.br/
Site da exposição – Créditos:
Coordenação: Amícia Parreira Martins (Coord. Galeria de Arte/DAC/SECARTE/UFSC)
Design do site: Jaime António Cá (Estagiário de Bolsa PIBE – Curso de Graduação: Ciência da Informação/CED/UFSC)
Fotografia: Ellen Vitória Goes Machado (Estagiária de Bolsa Cultura – Curso de Graduação: Museologia/CFH/UFSC)
SERVIÇO:
O quê: Abertura – Exposição de Arte XILOGRAVURAS, DE JOÃO GONÇALVES FILHO
Quando: 01/08/2023 | terça-feira | 18h30 –Visitação: de 02/08 a 24/08/2023, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h
Onde: Hall da Reitoria 1 da UFSC, Florianópolis, SC
Quanto/Custo: Gratuito e aberto à comunidade
Mais informações: instagram do artista: @joaogoncalvesfilhoartista; e-mail do artista: ; Site da Exposição: https://galeriadearte.acervos.ufsc.br/
Fonte: Material fornecido pelo artista, adaptado por Jaime António Cá (estagiário).
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 03 de agosto às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de piano com músicas autorais de Mariri Tabacow e Alexandre Lunardelli. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Começou a estudar música aos 9 anos em Florianópolis. Aos 17, realizou intercâmbio de estudos na Alemanha, onde seguiu os estudos de piano e também de canto coral. Em 2010, ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). De 2013 a 2015 realizou vivências de estudos musicais em Havana (Cuba), onde estudou piano, trompete, canto, percussão (congas), orquestração e improvisação. Após regressar ao Brasil, em 2016, concluiu a graduação e trabalhou como instrutora de teclado por um ano no SESC Prainha. Em 2017, viveu três meses em Rojas (Argentina), onde atuou como multi-instrumentista em bandas locais, professora de piano, canto e facilitadora de oficinas em projetos sociais voltados para pessoas com deficiência e jovens da periferia local.
A partir de 2017, morou na cidade de São Paulo, onde atuou principalmente como professora particular de música. Formou-se nos cursos de piano popular e composição na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Apresentou-se, nos últimos anos como pianista/compositora no Memorial José Marti (Havana, Cuba), Quinto Pecado Café e Bistrô (SP), Sítio Roberto Burle Marx (RJ), EMESP Tom Jobim (SP), Centro Cultural Ernesto Sabato (Rojas, Argentina) e Conservatório de Música “Juan Carlos Paz” (Pergamino, Argentina). Compôs trilha sonora para congresso de psicologia em Londres (Inglaterra), para vídeo institucional de nomeação do Sítio Roberto Burle Marx como patrimônio da humanidade na UNESCO (Paris) e para o primeiro episódio da série documental sobre Cuba “Tierra Santa Doc”, no qual também atuou como coprodutora. Produziu, também, quatro vídeos de músicas autorais, com diferentes formações e convidades, gravadas no Estúdio Arsis, durante sua estada em São Paulo (material disponível no YouTube “Mariri Tabacow Autoral”).
EXPANDIR
A apresentação “Expandir” é uma reconexão da artista com o seu EP, homônimo, que está em processo de criação há aproximadamente dois anos. Reconexão, porque por um longo período este projeto esteve em suspensão. Presentemente, reimplanta-se fortalecendo suas raízes assim como Mariri, que após viver 7 anos em São Paulo, volta a Florianópolis – local onde morou a maior parte de sua vida – e prepara-se para embarcar num mochilão pelo Brasil e América Latina. Expandindo. Serão apresentadas duas composições, que se naturalizam na formação piano solo, deste trabalho em renascimento. Estarão, também, outras peças de sua primeira publicação (“Quatro Movimentos (Four Movements” no Spotify e também em formato audiovisual no YouTube https://www.youtube.com/@mariritabacowautoral) e o Single posteriormente produzido “Sobrado na Ladeira” (também nas plataformas digitais e em formato clipe no YouTube).
Natural de Florianópolis, Alexandre é formado em Composição Musical nos EUA, e seu extenso currículo inclui trabalhos de arranjo para a orquestra Camerata Florianópolis, para a Orquestra Brasileira, além de trabalhos com o compositor nominado ao Grammy, Kip Winger, e com a orquestra Filarmônica de Praga, na República Checa.
Sonhos é um projeto multimidiático do compositor catarinense Alexandre Lunardelli. O projeto contempla um EP de 5 músicas autorais para piano, um videoclipe e fotografias de Letícia Ichnaz. Através de ideias musicais sofisticadas e envolventes, as composições presentes em Sonhos são capazes de evocar os sentimentos e memórias mais profundas nos ouvintes, estimulando a reflexão e criando uma atmosfera onírica para seus ouvintes. Sonhos está disponível para Spotify, Apple Music, Amazon Music, Pandora e Deezer. Para ouvir a música, clique aqui: https://alexlunardelli.hearnow.com/
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
Serviço
O quê: Recital de piano com Mariri Tabacow e Alexandre Lunardelli| Igrejinha Musical
Quando: 03/08/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Mariri Tabascow e Alexandre Lunardelli