Calendar

nov
22
qua
– Trindade
nov 22@15:30 – 16:30
nov
23
qui
Igrejinha Musical @Igrejinha da UFSC
nov 23@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro às 19h30, na Igrejinha da UFSC, um recital de violino da violinista Juciane Barbosa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Juciane Domingues Barbosa

Iniciou seus estudos de violino em um projeto de música da igreja Assembleia de Deus de Florianópolis em 2012. Desde lá atua como violinista em diversos grupos musicais e em orquestras da grande Florianópolis. Participou de diversos festivais de música pelo país, como o Festival internacional de música de Santa Catarina FEMUSC, Festival internacional de música de Lages, Festival música no mar de minas, Festival internacional de música de Ivoti RS, dentre outros.

Em 2022, foi premiada com uma bolsa de estudos para realizar um intercâmbio em Évora, Portugal. Atualmente cursa a oitava fase do bacharelado em violino na UDESC. O recital de violino será destinado à performance artística da etapa final do curso de bacharelado em violino da UDESC. No programa teremos obras de Bach, Kodály e Saint Saens

Músicos acompanhantes 

Lucas Ropelato Voltolini 

Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade com aulas de piano na Casa e Cultura em Jaraguá do Sul sob as orientações da professora Mercedes Doege e após 4 anos de aulas iniciei os estudos no violoncelo com o professor – in memoriam – Ricardo Feldens, também sob sua batuta nos grupos de câmara e camerata da SCAR em Jaraguá do Sul. Com meu retorno aos estudos do mesmo instrumento aos 13 anos de idade, ingressei no Projeto Social Música Para Todos, onde fui aluno do professor Augusto Gruetzmacher por 4 anos e no meu segundo ano de Projeto fiz o processo seletivo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, onde sou músico-fila até o presente.

Por indicação do professor Augusto, ingressei na vida acadêmica com o seu professor, Hans Twitchell. Estudo com Hans há aproximadamente 4 anos e, por ter adquirido bagagem satisfatória por conta de minha proximidade a outros discentes da UDESC, incorri à uma vaga na universidade, e, atualmente, estou encerrando meu sexto semestre no curso Bacharelado em Música – Opção: Violoncelo. Atualmente, atuo como professor na Camerata Florianópolis e sou chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

Helena Scheffel 

Pianista, camerista e correpetidora. Já trabalhou como pianista em óperas no Teatro Municipal de São Paulo. A musicista foi integrante da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (OSESP), do quinteto D’Elas e do trio Ad Libitum. Scheffel trabalhou em inúmeros duos com músicos renomados.

Programa:

Johann Sebastian Bach – Partita no 2 em D menor

  1. Allemanda
  2. Corrente
  3. Sarabanda
  4. Giga
  5. Ciaccona

Duo para violino e violoncelo Kodály

Charles Camille Saint-Saëns – Concerto para violino no 3, op 61 em B menor

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC aqui!

Serviço

O quê: Recital de violino da violinista Juciane Domingues Barbosa | Igrejinha Musical
Quando: 23/11/2023 | quinta-feira | 19h30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juciane Domingues Barbosa.

nov
28
ter
Encontro de Corais @Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 28@19:30 – 20:30
nov
30
qui
Igrejinha Musical – Josué Silva @Igrejinha da UFSC
nov 30@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, o show intitulado “Delícia do Sul” de Josué Silva. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Josué Silva

Natural do bairro Trindade – Florianópolis, aprendeu a tocar violão com Canhola (seresteiro que frequentava o pequeno armazém de seu pai), onde havia cantorias e festas. Aprendeu algumas técnicas com o violonista Saul Lessa, que também vivia no mesmo bairro.

O show intitulado “Delícia do Sul” é parte de um resgate de 38 anos no meio musical florianopolitano – e não só isso, é o resgate de músicas de compositores da ilha e de Santa Catarina. É o reconhecimento de talentos que visam, num todo, a amostragem de nossa gente, hábitos, cultura e capacidade criativa através de uma seleção musical resumida, porém, numa visão inspirada de nossos compositores e poetas. Não apenas o resgate  da convivência com artistas Catarinenses de todas áreas, mas é a demonstração de amor e agradecimento a esta terra

Repertório:

    • Delícia do Sul – Josué Silva
    • Meu Lugar – JAALuna
    • Minha Ilha – Mirandinha
    • Num Cantinho Qualquer – Zininho
    • Universal – Reginaldo Monticelli & Manoel Nunes
    • Minha lagoa – Luiz Henrique Rosa
    • Jardim de Ilusão – José Cardoso Maestro zequinha
    • Lagoa da Conceição – Neco
    • Deusa Egípcia – Josué Silva
    • Fugindo pra Costa – Rolando Lisboa de Melo & Reizinho
    • Gaivota da Ilha – Regina Rosa
    • Belo – Jorge lacerda
    • Gemido – Josué Silva & Victor Soto Roja

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC aqui!

Serviço

O quê: Show “Delícia do Sul”, de Josué Silva | Igrejinha Musical
Quando: 30/11/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Josué Silva.

Concerto de finalização do ano – Coral e Orquestra da UFSC @EFI - Espaço Físico Integrado, UFSC
nov 30@19:30 – 20:30
dez
7
qui
Concerto 60 Anos da UFSC @Teatro Carmen Fossari
dez 7@19:30 – 20:30
dez
14
qui
Igrejinha Musical @Teatro Carmen Fossari
dez 14@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro às 19h, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, um show do artista Érico Moreira – recém premiado no Grammy Latino pela categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Érico Moreira 

Oriundo de uma família de músicos e artistas, mergulhou no mundo da música desde muito cedo. Aos 10 anos, já acompanhava seu pai, que também é músico e compositor na cidade de Paraty – Rio de Janeiro. Aos 12 anos, mudou-se para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de estúdio do renomado produtor Xuxa Levy. Mais tarde, aos 17 anos, dedicou-se principalmente à produção de trilhas sonoras para publicidade, televisão e cinema, ao mesmo tempo em que trabalhava como engenheiro de som.

Aos 24 anos, gravou seu primeiro álbum solo intitulado “Pindorama”, no qual tocou quase todos os instrumentos e cuidou da gravação e mixagem do disco. Em 2007, mudou-se para Barcelona, onde se juntou à cantora barcelonesa Sara Pi, para criar um projeto que durou 11 anos – produzindo 3 álbuns, dos quais 2 foram lançados pela Sony Music Espanha. Em 2022, com um repertório de mais de 100 músicas autorais, retornou ao seu projeto solo e lançou “Dentro da Matrix”, seu segundo álbum de estúdio.

Redes sociais do artista: Instagram / YouTube / Spotify / Apple Music / Deezer / Facebook.

Dentro da Matrix

Com canções de amor e temas que abordam o mundo e o universo, Érico se destaca ao combinar habilmente instrumentos, ritmos e inspirações. Érico explica o título de seu trabalho mais recente: “O título do álbum vem de uma das músicas, lançada no início de 2021, que sintetiza muito do que descobri sobre a natureza de nossa realidade ao longo de quase 10 anos de estúdio e reflexão”.

O álbum conta com a participação de artistas e músicos de diferentes nacionalidades e estilos, como o cantor e compositor da Guiné-Bissau, Mú M’bana; a trompetista espanhola Milena Casado; o trompetista francês Raynald Colom, que já tocou com Manu Chao; o percussionista Zé Luís Nascimento, que colaborou com Chico César; e o violonista português João Silva. Lançado em 27 de maio de 2022, “Dentro da Matrix” também inclui a música “Sin Gravedad”, na qual Érico colabora com a cantora catalã Marina Tuset.

Além dessas participações, Érico Moreira foi compositor, intérprete, produtor, arranjador, multi-instrumentista, engenheiro de gravação e mixagem do seu próprio álbum. Com esse feito, foi nomeado para competir na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação no Grammy Latino de 2022. Na mesma categoria, estavam indicados os responsáveis pelos aclamados lançamentos de Liniker (Zé Nigro e Gustavo Ruiz), Antonio Adolfo (Marcelo Saboia), e a influente estrela pop Rosália (Manny Marroquin e Chris Gehringer).

Depois de ser indicado pela segunda vez consecutiva, Érico acaba de ganhar um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. Desta vez, com o álbum “Canto a la Imaginación” da cantora catalã Marina Tuset, o qual foi responsável pela produção, gravação e mixagem e a masterização ficou por conta do engenheiro Felipe Tichauer.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC aqui!

Serviço

O quê: Show do artista Érico Moreira | Igrejinha Musical
Quando: 14/12/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Érico Moreira.

mar
8
sex
Transitório Mulher Arte @Teatro Carmen Fossari
mar 8@20:00 – 21:30

Projeto idealizado por Tatiana Cobbett, o espetáculo “Transitório Mulher Arte” traz à público canções autorais carregadas de vivências, com intuito de instigar e permear a partir de sua arte, que carrega como princípios o fortalecimento e troca entre mulheres. Com idealização por Arapy e produção por MAF Economia Criativa, os shows ocorrem em parceria com Susi Brito, Jana Gularte, Giovanni Sagaz, Ubrother. O espetáculo/show ocorrerá no dia 08 de março, no Teatro Carmen Fossari, às 20h – no Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Transitório Mulher Arte

Protagonizado por mulheres, o show é uma celebração, cada artista trará sua voz autêntica para o palco, prometendo uma noite intensa de partilha, inspiração e reflexão. Uma mistura envolvente de músicas originais, poesia e performances genuínas que transcendem gêneros e fronteiras. Uma oportunidade única de celebrar a arte, a criatividade dos nossos artistas e fortalecer os espaços da cena cultural do nosso estado.

Em um cenário frequentemente dominado por grandes indústrias e onde a originalidade muitas vezes cede espaço ao mainstream, é vital promover a arte independente, autoral e genuína. Tatiana Cobbett e Susi Brito são emblemas dessa resistência e inovação. Seus caminhos, embora distintos, encontram-se na paixão pela música e na busca incessante por expressão autêntica. Susi, com sua presença marcante no autoral e na formação no Vale do Itajaí, demonstra em cada nota sua conexão profunda com a cultura catarinense.

Seus trabalhos na área da educação e seus álbuns autorais, construídos ao longo de mais de uma década, são testemunhos da persistência e da paixão pelo canto e pela composição. Tatiana, por outro lado, é a representação viva da expansão e da conexão. Para além da sua força e representatividade, sempre fomentando o autoral com foco na atuação do feminino, sua recente residência artística em Portugal, com o projeto Lá & Cá, encontrou espaço internacional mostrando que a música catarinense, especialmente quando mesclada com outras linguagens e culturas, pode ressoar em qualquer canto do mundo.

O “Projeto Transitório Mulher Arte” surge como uma proposta necessária em um momento em que o fortalecimento da cena musical independente é mais vital do que nunca. É uma celebração da música autoral, do feminino na arte, e acima de tudo, da colaboração e da sororidade. É um convite à reflexão sobre como a arte, em sua forma mais pura, pode unir, inspirar e transformar. A arte é uma poderosa ferramenta de expressão e comunicação, capaz de transcender barreiras culturais e sociais.

O Projeto de Circulação – Transitório Mulher Arte – idealizado e dirigido por Tatiana Cobbett, busca explorar a interseção entre artistas de múltiplas experiências e trajetórias, oferecendo um espaço inclusivo e acolhedor para os artistas compartilharem suas obras e perspectivas com seu público potencial fortalecendo a cena da arte independente em Santa Catarina.  Circulação – Transitório Mulher Arte40k. O show conta com um elenco diverso e experiente; Tatiana Cobbett que além da direção divide o palco com a cantora: Jana Gularte, a cantautora Susi Brito, o pianista e poeta Giovanni Sagaz, Ubrother na percuteria e a pianista portuguesa: Iris Sarai como convidada especial.

Essa proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – Governo Federal, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Para garantir seu ingresso, é só clicar no link a seguir e fazer sua reserva: https://www.sympla.com.br/evento/transitorio-mulher-arte-tatiana-cobbett/2353298

Serviço:

O quê: espetáculo “Transitório Mulher Arte”
Quando: dia 08 de março | sexta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC)
Quanto: gratuito – o ingresso deve ser reservado pelo link
Classificação: livre

mar
13
qua
Projeto 12:30 @Praça da Cidadania - UFSC
mar 13@12:30 – 13:30
mar
14
qui
Recepção Calouros – Conta Catarina @Teatro Carmen Fossari
mar 14@12:00 – 20:00