Mostra COLArte na Igrejinha da UFSC, de 18 de dezembro até 23 de fevereiro de 2024

19/12/2023 11:07

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para visitação à Mostra COLArte com obras dos alunos do segundo semestre de 2023 da Oficina “Expressão Criativa com Argila e Cerâmica”, ministrada por Betânia Silveira. A exposição acontece na Igrejinha da UFSC, Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC. O período para visitação é de 18 de dezembro de 2023 a 23 de fevereiro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.

A Mostra COLArte foi pensada como uma forma de dar visibilidade às produções artísticas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, afim de oportunizar o compartilhamento das criações das e dos participantes-aprendizes ao longo do semestre, complementando o ciclo de produção com a publicização das obras para apreciação do público.

Sobre a Oficina:

A argila é um material natural de grande plasticidade e que nos permite além de construir moradias, registrar nossas impressões corporais e criar objetos utilitários e poéticos. Portanto, por ser de fácil manuseio pode ser modelada dando corpo às formas do nosso imaginário, do nosso universo simbólico. Vale ressaltar que sua qualidade como material expressivo sempre garantiu seu uso na arte de toda humanidade e desde que o homem deixou de ser nômade pode ser transformada em cerâmica através da ação de queimas.

Na contemporaneidade este material é utilizado para o desenvolvimento de projetos poéticos, de oficinas terapêuticas assim como pela indústria de estrutura, revestimento e tecnologia de ponta. Diante desta vasta possibilidade de utilização deste material, na Oficina “Expressão Criativa Com a Argila e a Cerâmica”, os estudantes foram instigados em sua potencialidade criativa a desenvolver projetos pessoais que contemplem seus interesses, curiosidades e desejos para que pudessem, a partir da experimentação com os materiais minerais, dar concretude às suas ideias e sentimentos através da cerâmica.

O quê: Mostra COLArte – Exposição de obras produzidas na Oficina “Expressão Criativa com Argila e Cerâmica”
Quando: Visitação: de 18/12/2023 à 23/02/2024, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.
Onde: Igrejinha da UFSC, Florianópolis, SC
Quanto/Custo: Gratuito e aberto à comunidade
Contatos: Divisão de Atividades Artísticas/DAC/SECARTE/ fone: 3721-2499/dac.ufsc.br/