II Encontro de Corais Universitários da UFSC será realizado na terça-feira, 28 de novembro

27/11/2023 16:28

O II Encontro de Corais Universitários da UFSC é um evento especial que celebra os 60 anos do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nessa noite memorável apresentam-se os corais Cantoria – Coral Infantil do CA, do Colégio de Aplicação da UFSC, o Coral Univali da Universidade do Vale do Itajaí, o Coral do IFSC do Instituto Federal de Santa Catarina e o Coral da UFSC.

Ao longo da noite, cada coral convidado apresentará quatro músicas, e ao final os corais se juntam para interpretar Certos Amigos, de Daniel Lucena.

Reunindo aproximadamente 150 participantes entre regentes, coralistas e instrumentistas, o Encontro de Corais Universitários tem o propósito de promover o intercâmbio e a integração entre corais universitários de Santa Catarina, buscando incentivar e difundir a prática coralista. A regente do Coral da UFSC, Miriam Moritz, destaca a importância do encontro “é um evento de troca, de experiência e de atividade entre os coralistas”.

O encontro será realizado na terça-feira, 28 de novembro, às 19h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita para toda comunidade, sem necessidade de retirada de prévia de ingressos.

Cantoria – Coral Infantil do Colégio de Aplicação

Cantoria – Coral Infantil do Colégio de Aplicação. Foto: divulgação.

A atividade de canto coral para crianças existe no CA praticamente desde a fundação do colégio. A atividade passou a ser coordenada pelos atuais professores a partir de 2011 e, desde 2017, participa da MostraMus – Mostra dos trabalhos de Música do CA, interagindo com outras atividades musicais do colégio. Alguns dos objetivos da atividade são desenvolver a percepção e a memória auditiva, o senso rítmico e a afinação; realizar atividades de técnica vocal;  participar da elaboração de arranjos e composições musicais coletivas; expressar-se; movimentar-se; conhecer repertório de diferentes estilos e origens; participar de apresentações musicais. O repertório é composto por peças de diversas origens e estilos, enfatizando peças escritas especificamente para crianças.

Coral Univali

Coral Univali. Foto: divulgação.

Com sede no campus de Itajaí, surgiu no ano de 1982 quando a Univali ainda era FEPEVI estando sob a batuta do prof. Marcelus Sucharsky. Em maio de 1989, a regência passou a ser do prof. Normélio Weber. Foi pensado num novo perfil para o coral, assumindo uma posição de vanguarda, com um coro dinâmico de repertório popular, condizente com o espírito de seus integrantes. Possui uma formação cíclica, haja vista a característica de formação essencialmente de acadêmicos não residentes ou nativos de Itajaí, renovando-se quase que totalmente a cada ano. Desde agosto de 2019 o grupo é regido pela professora do curso de música da instituição, Cris Muller. Em setembro de 2023 o Coral Univali participou da mostra competitiva do Festival de Corais de Joinville e recebeu o prêmio de 1o lugar no evento.

Coral do IFSC

Coral do IFSC; Foto: divulgação.

Constitui-se em um projeto de extensão permanente com 45 anos de existência dentro do Instituto Federal de Santa Catarina, no Campus Florianópolis. Seus integrantes pertencem tanto à comunidade de alunos e servidores do IFSC, quanto à comunidade externa, totalizando aproximadamente 100 coralistas a cada ano. Seus objetivos são promover a cultura musical, proporcionar a interação da comunidade escolar com a comunidade externa e constituir-se em um espaço de ensino, pesquisa e experimentação musical. Faz parte das atividades do coro a realização de diversas apresentações em teatros e outros espaços públicos tanto em Florianópolis quanto em outros municípios do Estado de Santa Catarina, que geralmente ocorrem de caráter beneficente e levam a cultura musical e o nome da instituição a centenas de pessoas todos os anos.

Coral da UFSC

Coral da UFSC. Foto: divulgação.

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense. O projeto nasceu com a proposta de transmitir conhecimento teórico e prático a seus membros, por meio de um processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Ao longo do tempo, consolidou-se como um espaço plural e diverso da Universidade. Manteve-se ativo mesmo diante dos mais distintos contextos políticos, econômicos e sociais. Atualmente, é composto por cerca de 50 integrantes, que incluem estudantes, professores e funcionários da UFSC, bem como membros da comunidade externa. Ao longo de sua história, passaram pelo grupo mais de 2,3 mil cantores, entre brasileiros e estrangeiros.

O II Encontro de Corais Universitá0rios da UFSC é uma realização do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O que: II Encontro de Corais Universitá0rios da UFSC
Quando: terça-feira | 28/11/2023 | 19h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo