Última semana para curtir o 14ª Festival de Teatro de Animação

17/11/2023 17:41

De 4 a 19 de novembro, o FITA apresenta 12 espetáculos, para adultos e crianças, todos com entrada gratuita. Essa é a última semana do 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação, que começou no dia 4 de novembro e está levando teatro de animação para três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado. A programação segue até 19 de novembro com espetáculos, oficinas e bate-papo. A programação é toda gratuita.

Essa edição do FITA ocupa vários espaços da cidade: Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport. Nesta última semana, as atividades se concentram no Teatro Carmen Fossari (UFSC) e no Boulevard 14/32, do Floripa Airport, que vem fomentando o setor cultural em Florianópolis e dessa vez recebe o FITA.

No Carmen Fossari serão realizadas oficinas, nos dias 14 e 17 de novembro, e apresentado o espetáculo “Habitada”, de Juliana Notari (São Paulo/SP), no dia 16, próxima quinta, às 20h. “É importante destacar que o FITA traz espetáculos para crianças e para adultos. O espetáculo Habitada é um bom exemplo de como o teatro de animação é linguagem para espetáculo para maiores de idade”, afirma Sassá Moretti , coordenador(a) do FITA ao lado de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach.

Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP)

Sábado e domingo de programação intensa no Boulevard 14/32

O FITA encerra com duas tardes de programação intensa no Boulevard 14/32, do Floripa Airport.

No sábado e domingo, 18 e 19 de novembro, a partir das 14h, vai ter Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC); Teatro lambe-lambe: “Baús do Tesouro”, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); Teatro lambe-lambe: “A Galeria”, de Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e espetáculo: “As aventuras do fusca à vela”, da Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS), esse às 17h. Todo gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos.

“A parceria com o Floripa Airport se iniciou em 2019 e se fortalece agora com uma programação diversificada nas duas tardes em que o FITA ocupa esse importante espaço cultural do Sul da Ilha”, afirma Zélia Sabino, também da equipe de coordenação do festival.

“Será neste clima de comemoração que finalizamos as atividades artísticas deste ano, desejando que o FITA amplie as suas atividades em 2024”, conclui o coordenador Gustavo Bieberbach.

Sobre o FITA
O 14º FITA é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, Metalúrgica Spillere e Giassi Supermercados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio do Interclass, RDO Empreendimentos, APUFSC Sindical e Prefeitura de Florianópolis – Educação e apoio institucional da SECARTE / UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/ Departamento Artístico Cultural / Centro de Comunicação e Expressão / Depto. de Artes / Artes Cênicas UFSC / NELOOL e ABTB Unima.

Programação completa em www.fitafloripa.com.br

Agende-se:

As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS)

14/11, 13h – 17h (LIBRAS)
Oficina para surdos: O papel como personagem principal | Ministrantes: Profa. Dra. Sassá Moretti e Profa. Dra. Natália Rigo
Teatro Carmen Fossari – UFSC

Inscrições pelo e-mail:

16/11, 20h
Espetáculo: Habitada, de Juliana Notari (São Paulo/SP)
Teatro Carmen Fossari – UFSC

Retirada de ingresso uma hora antes, no local

Debate performativo após a peça | Mediação: Prof Dr Flávio Desgranges (UDESC)