Projeto 12:30 realiza Festival em comemoração aos 30 anos de atividades na UFSC, nos dias 19, 20 e 21 de setembro

18/09/2023 12:06

De 19 a 21 de setembro, acontece na Praça da Cidadania da UFSC o Festival “30 Anos do Projeto 12:30”. Serão três dias com apresentações musicais das bandas “UmQuarto” (19/09), “Nunes e a Onda Perfeita” (20/09) e “Fish Ventura” (21/09). Todos os shows são gratuitos e começam às 12h30. A iniciativa é em comemoração a trajetória de três décadas de atividades do Projeto 12:30 na UFSC. Coordenado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto completa 30 anos de história, realizando atividades de extensão cultural no cotidiano da universidade.

Quando fundado, em 1986, não tinha uma frequência regular, mas, a partir de 1993, as apresentações musicais passaram a acontecer semanalmente. Desde então, muitas bandas e músicos subiram ao palco do Projeto 12:30. Entre elas, bandas como “Brasil Papaya”, “Primavera nos Dentes”, “Karibu” e “Brass Groove Brasil” fizeram shows históricos na UFSC, reunindo público com mais de 500 pessoas. Com o intuito de levar a música para quem quiser ouvir e valorizar artistas independentes do cenário musical catarinense, o Projeto 12:30 marca sua importância na história da UFSC.

Atualmente, as atividades são realizadas de forma mensal. Sempre às 12h30, nas quartas-feiras, gratuitamente, junto à Praça da Cidadania no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. O Festival “30 Anos do Projeto 12:30” integra a programação da 8ª Edição do Experimenta – evento realizado pela SeCArtE em que serão apresentados espetáculos nas mais diversas formas de expressão, promovendo a produção em arte na Universidade e proporcionando visibilidade das ações artísticas concebidas no meio acadêmico.

Programação do Festival “30 Anos do Projeto 12:30”

19/09/2023 – UmQuarto

UmQuarto é uma banda de rock de Florianópolis, SC. Passeando pela psicodelia e com um pé no progressivo, tem um repertório que não se prende a um único estilo. Vai do blues, passando pelo stoner, com pitadas de hard e até soft rock. Fazendo rock com liberdade, a proposta da banda é criar um ambiente musical cheio de surpresas. Com dois álbuns e diversos singles lançados, UmQuarto se destaca no cenário catarinense por ser uma banda com intensa produção musical. Recentemente, em agosto de 2023, lançou seu  segundo álbum, intitulado “O Meio do Caminho”.

Mayer Soares –  baixo e voz
Rafael Salib –  guitarra e voz
Rafa Nogueira –  bateria e backing vocal
Bernardo Flesch – teclas e voz

20/09/2023 – Nunes e a Onda Perfeita

Nunes é um cantor, compositor e musicista natural do interior do Paraná, que cresceu em Brasília e reside em Florianópolis. Com influências do Hip Hop, R&B Contemporâneo, MPB, Reggae e música negra, o artista busca trazer sempre originalidade, passeando e combinando diversas referências musicais.

Em seu EP “Bote Um” lançado em 2018, o artista buscou explorar suas ideias de arranjo e composição e buscou amadurecer e solidificar seu trabalho, apresentando em 2021 o EP “Bote Dois”. Em 2022, junto de Aksel , Nico, Martín e Carqueja fundou a banda “Onda Perfeita” e vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário autoral.

Nunes – guitarra e voz
Aksel Henrique – vocal
Nico Grim –  – baixo
Martín Bustingorri  – bateria
Diego Carqueja – teclado

21/09/2023 –  Fish Ventura

Fish Ventura foi formada pela dupla Lucas Turski e Robson Black. Em um disfarce de “big band” que mistura reggae com música eletrônica, tem realizado parcerias com os principais DJs do ramo no país, como Muralhex e Fredi Chernobyl. Com atuação na região da Grande Florianópolis, a banda mistura sons, trazendo uma nova identidade musical para a cena brasileira do reggae e surf music, desde 2017.

Com 15 singles lançados, 6 clipes e 4 lives sessions, vem cativando o público com letras marcantes. As últimas músicas gravadas pela Fish Ventura foram “Severina Califórnia” e “Senhor das 3 Energias”.

Lucas Turski – viola, guitarra e synths
Robson Black – vocal e guitarra
Gregóri Motta – bateria
Gabriela Mafra – baixo
Hiago de Oliveira – percussão

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do Youtube do Projeto 12:30 através do link:

Serviço:

O quê: Festival “30 Anos do Projeto 12:30”.
Quando: 19, 20 e 21 de setembro, às 12h30.
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I.
Quanto: Gratuito.
Contato: ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  e através das redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC,  com informações das bandas.