Projeto Igrejinha Musical apresenta recital de violão com violonista israelense Tal Hurwitz, na quinta-feira dia 31/08, 19h

22/08/2023 09:15

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Tal Hurwitz

Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.

Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg.  Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha). Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).

Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.

Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube

Programa de Extensão “Ponteio – Violão na UDESC

A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na UDESC’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da UDESC, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:

1. Projeto Violão em Concerto;
  2. Projeto Duo de Violões UDESC;
  3. Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

O quê: Recital de violão com violonista israelense Tal Hurwitz | Igrejinha Musical
Quando: 31/08/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.

Tags: DAC/SeCArtEIgrejinha MusicalSeCArteTal HurwitzUFSCViolão