Cineclube 757 exibe e realiza debate sobre o documentário “Noite e Neblina”

13/04/2023 11:10

Obra de Alain Resnais documenta os locais abandonados de Auschwitz dez anos depois da libertação dos campos de concentração

O documentário “Noite e Neblina” será exibido nesta segunda-feira, dia 17, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmem Fossari, bairro Trindade, em Florianópolis. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.

Essa é a segunda exibição promovida pelo Cineclube 757. No dia 27 de março teve início a programação com o documentário “A magia de Fellini” (2003), de direção de Carmen Piccini, seguido da palestra “59 minutos com Fellini”, com Antonio Cava.

O documentário

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.

As debatedoras

Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.

Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Confira a programação:

17/4 – “Noite e Neblina”, de Alain Resnais (1955/33min/Cor e PB)
22/5 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/6 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/7 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Serviço
O quê: Exibição do documentário “Noite e Neblina” (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: 17 de abril, às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari – Avenida Vítor Lima, nº 117, bairro Trindade, Florianópolis/SC