UFSC recebe exposição sobre a vida e a obra de Fritz Müller

30/03/2023 08:46

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 31 de março a 25 de abril a exposição De Repente, Extraordiária!, uma mostra que evidencia a vida e obra de Fritz Müller e sua especial parceria com Charles Darwin. As obras a serem expostas oferecem a exuberância da natureza catarinense pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. A exposição estará no Hall da Reitoria, no Campus de Florianópolis, no bairro da Trindade, aberta diariamente, das 8 às 19h.

Durante a abertura, nesta sexta-feira, dia 31 de março, às 18h, haverá o lançamento dos livros “A Vida de Fritz Müller”, de Alfred Möller, e “O Reino das Aztecas”, de Maria Cristina Tonussi, com distribuição gratuita aos visitantes. A data da abertura também é o 201º aniversário do nascimento do naturalista.

> Mais informações sobre a exposição De Repente, Extraordinária!

Nascido na Alemanha, Fritz Müller viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina, onde produziu diversos estudos científicos, com impacto mundial. Foi um dos colaboradores do britânico Charles Darwin, com quem trocou correspondência por 17 anos. Por isso, criada em alusão aos 200 anos de Fritz, a exposição De Repente, Extraordinária! faz uma homenagem à história do estudioso e suas descobertas, destacando sua relação com Darwin. Müller é, até hoje, o autor brasileiro com maior número de publicações em revistas internacionais.

Nesta edição, a exposição conta com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos, com parceria da UFSC, por meio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Consulado Alemão e da Embaixada Britânica em Brasília, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização da mostra na UFSC foi possível por meio de um projeto de extensão, com o envolvimento de docentes e estudantes do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

A exposição tem produção de Glória Weissheimer e curadoria de Paula Gargioni.

Sobre a exposição

A exposição incentiva a interatividade do público com a natureza, com a ciência e com a arte, por meio de diferentes linguagens (visual, sonora e tátil), incluindo público de diferentes idades. Sua versão original, ao ar livre, contemplou história em cartazes, trilha sonora da Mata Atlântica, um jardim vivo, tenda com microscópios e modelos ampliados para tocar, arte mural de Tom 14+Amor, tour ecológico, oficina de fotografia e a brincadeira “Onde estão as Borboletas?”, com esculturas de metal criadas pelo artista e designer blumenauense Luís Bernardes.

A recepção junto ao público foi tamanha, desde sua primeira edição em abril de 2022, alcançando mais de 12 mil pessoas, que estimulou a criação uma nova versão para ambientes internos, mantendo a mesma proposta de estimular o público a conhecer cada vez mais sobre este cientista, de modo simples e descontraído.

Nela, estão 28 painéis que ilustram as descobertas de Fritz Müller junto à natureza catarinense, sob duas perspectivas: em uma está a história de Fritz e de sua especial parceria com Charles Darwin; em outra, a exuberância da fauna e da flora catarinenses pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. Vários painéis contêm Códigos QR com mais curiosidades, em diversos formatos, como vídeos, áudios, quiz e até um divertido portal de notícias. Por meio de um deles, os visitantes também têm acesso à trilha sonora da Mata Atlântica, para ouvir enquanto percorrem a exposição.

Sobre Fritz Müller

O naturalista e biólogo Fritz Müller viveu em Santa Catarina (nas atuais Blumenau e Florianópolis) por 45 anos, até sua morte, em uma época em que a maior parte da região ainda era coberta pela Mata Atlântica. Pesquisou a flora e a fauna catarinenses, com mais de 250 trabalhos sobre o tema, e foi o primeiro estudioso no mundo a testar as ideias de Darwin sobre a evolução das espécies pela seleção natural, na atual Florianópolis. Além disso, foi professor, agricultor e atuou na política. Observador, ele percebia desde pequenos detalhes até grandes relações entres os seres vivos, e fazia muitas perguntas. Caminhava muito – geralmente, descalço, para perceber melhor o ambiente. Era apaixonado pela natureza e pela ciência, e também tinha um lado criativo: escrevia poemas para educar suas filhas.

Foi chamado de “herói da ciência” por Ernst Haeckel, que criou o nome “ecologia”, e de “príncipe dos observadores” por Charles Darwin. Apesar de nunca terem se encontrado pessoalmente, Fritz Müller e Charles Darwin cultivaram uma longa amizade: Darwin dizia que eles tinham mentes parecidas e que sua opinião era uma das que mais valorizava. Segundo seu filho, Francis Darwin, entre os amigos com quem o pai correspondia, Fritz parecia ser seu predileto. A recíproca era verdadeira: Fritz o considerava um segundo pai.

TV UFSC exibirá especial “Tour Ecológico para Escolares”

A TV UFSC estreia, no aniversário do naturalista Fritz Müller, dia 31 de março, às 15h, o especial “Tour Ecológico para Escolares”. O objetivo é inspirar professores do Ensino Fundamental e médio a fazer saídas de campo com sua turma, incentivando a educação ambiental e a consciência ecológica.

No programa, os professores Alberto Lindner e Rogério Tonussi, juntamente com a escritora e ilustradora botânica Maria Cristina Tonussi, compartilham dicas e orientações sobre como organizar saídas de campo e aproveitar ao máximo essa oportunidade para aprender sobre a natureza e a ciência. A conversa é mediada pela produtora cultural Glória Weissheimer.

Mais informações:
Site da exposição De Repente, Extraordinária!
Bicentenário Fritz Müller: TV UFSC estreia especial ‘Tour ecológico para escolares’

Tags: Notícias da UFSC