“A Cor de Nossa Tela” ganha novos episódios

25/10/2022 15:09

Fotos NProduções

O projeto “A Cor da Nossa Tela”, exibido pela TV UFSC, retoma as atividades com uma mudança no enfoque. A ênfase dada, até então, para as trajetórias e nomes consagrados do cenário de arte de Santa Catarina se deslocam para um outro eixo do circuito, os espaços culturais. Na semana passada, a equipe esteve no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, inaugurado em julho, no bairro Coqueiros, com o propósito de dar visibilidade à Coleção Collaço Paulo numa perspectiva socioeducativa.

No Instituto Collaço Paulo, num primeiro momento, foram captadas as imagens da exposição inaugural “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” e as entrevistas com Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do Instituto Collaço Paulo, Francine Goudel, curadora-chefe, e Ylmar Corrêa Neto, integrante do conselho consultivo, e coordenador do Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) que integra o plano educativo e será inaugurado no dia 1º de dezembro, às 19h30, com a fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”.

Sob direção do cineasta Zeca Pires, atual coordenador do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), “A Cor da Nossa Tela” busca criar valiosos documentos sob o ponto de vista do arquivo e da história da arte de Santa Catarina. Nesta nova etapa os cerca de 60 episódios já realizados e disponibilizados garantem a amplitude numérica dos audiovisuais deste universo e possibilitam reflexões e a construção de sentidos em torno de espaços institucionais públicos e privados no campo da cultura, de conceitos curatoriais, do colecionismo, do mercado, oferecendo aprendizagem e diálogo sobre temas estruturantes no sistema de arte.

EQUIPE TÉCNICA

Zeca Pires – diretor