Gustavo Weiss Freccia apresentará gratuitamente recital “Suíte Imaginária” para a viola da gamba solo na Igrejinha, nesta terça-feira, 19/07

15/07/2022 15:46

A  Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam nesta terça-feira, 19 de julho, às 19h na Igrejinha da UFSC, o recital “Suíte Imaginária”, de  Gustavo Weiss Freccia. Um recital para viola da gamba solo desacompanhada. A viola da gamba foi um instrumento bastante popular nos períodos do Renascimento e do Barroco, teve um declínio no final do Séc. 18 e foi redescoberta no movimento de música historicamente informada ao longo do século passado. No programa constam composições de Sieur Demachy, Sainte Colombe, Tobias Hume, Carl Friedrich Abel, August Kühnel e Georg Philip Telemann. As obras escolhidas traçam um panorama estético, geográfico e histórico da escrita para o instrumento solo. O recital “Suíte Imaginária” dá continuidade às apresentações musicais e presenciais e gratuitos, na Igrejinha da UFSC, com músicos consagrado/as catarinenses ou que residem em Santa Catarina. As apresentações celebram a retomada das atividades artístico-culturais presenciais na Universidade, estabelecendo a Igrejinha da UFSC como espaço para receber apresentações musicais à disposição da comunidade universitária e da cidade de Florianópolis.

O Artista

Gustavo Weiss Freccia  é artista da música (cantor e gambista). Interessa-se pelos diálogos existentes entre música e outras artes, em especial a literatura, e pela multiplicidade do conceito de performance, seja no ato de fazer música, na leitura silenciosa ou na escrita performativa. Pesquisa os recitais de música de câmara enquanto espetáculo performático. É Doutor em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (2021), Mestre em Música – Canto (2015) pela mesma instituição e possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Estudou viola da gamba sob orientação da professora Cecilia Aprigliano, com quem integra o duo Labirinto, e participou de aulas e masterclasses com os gambistas Juan Quintana, Mario Orlando, Sarah Mead, Hille Perl, Paolo Pandolfo, Reiko Ichise, Kaori Uemura, Christoph Urbanetz e Josh Lee. É professor de viola da gamba, música de câmara, canto e canto coral na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB SEEDF). Está convicto de que a viola da gamba ecoa as polifonias e vocalidades que compõem sua trajetória. 

Ingressos gratuitos e limitados 

Os ingressos para o recital “Suíte Imaginária” serão distribuídos na entrada da Igrejinha conforme ordem de chegada trinta (30) minutos antes da apresentação na terça-feira19 de julho. As entradas são limitadas (respeitando a lotação do espaço de 80 pessoas)  e concedidas por ordem de chegada, não havendo reserva de ingressos.

Prevenção à COVID-19

Conforme protocolo para realização de eventos nos espaços administrados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) que inclui controle de acesso na entrada, desse modo, será exigido a comprovação de ciclo vacinal completo composto de 2 (duas) doses das vacinas Butantan/Sinovac/Coronavac ou Pfizer ou AstraZeneca/FioCruz, ou 1 (uma) dose da Janssen. Para fins de comprovação do esquema vacinal completo, a pessoa deverá apresentar comprovante de vacinação através do aplicativo “Conect SUS” ou por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

A entrada e circulação de pessoas será permitida somente com o uso de máscara de proteção facial utilizada de forma adequada cobrindo nariz e boca. Haverá fornecimento de álcool gel e locais para higienização das mãos.

Serviço:

O quê: Recital “Suíte Imaginária”,   para viola da gamba, por Gustavo Weiss Freccia.
Quando: 19/07 | terça-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Ingressos entregues trinta (30) minutos antes do espetáculo. As entradas são gratuitas e disponíveis para toda a comunidade. As entradas são limitadas – conforme lotação do espaço (80 pessoas) e concedidas por ordem de chegada, não havendo reserva de ingressos.