Bateria Universitária Devassa realiza apresentação presencial pelo Projeto 12:30, dia 18/04

16/04/2022 07:00

Nesta segunda-feira, 18 de abril, às 12h30, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFSC (AAAMEDUFSC), realiza apresentação presencial da Bateria Universitária Devassa.

A atividade faz parte da programação cultural oferecida pelo Projeto 12:30, na semana de retorno presencial dos estudantes da Graduação à UFSC. A apresentação ocorre na Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Eventos.

Bateria Universitária Devassa

A história da bateria Devassa e da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFSC (AAAMEDUFSC) se originou com a transformação da comissão de esportes em Atlética, que à época era ligada ao Centro Acadêmico do curso. Depois dessa mudança, em 1999, a Atlética conseguiu obter o dinheiro necessário para montar sua bateria, e aí surgiu, portanto, a Bateria Devassa. Em 2009, a Atlética decidiu tornar-se uma associação independente do Centro Acadêmico e surgiu a AAAMEDUFSC que, com esforços dos acadêmicos, conseguiu aumentar o repertório da bateria para 30 instrumentos, além de compor a marcha militar do grupo em 2010 e, em 2012, criar a marca registrada da Bateria Devassa: o levantamento de surdo.

Em 2016, a bateria se organizou por meio de uma diretoria composta pelos coordenadores dos respectivos instrumentos para centralizar demandas dos ritmistas, ir à busca de patrocínio, compartilhar ideias de apresentações e objetivos anuais. A partir do segundo semestre de 2017, então, houve evolução da bateria com breques mais elaborados.

No ano seguinte, a Bateria Devassa liderou o desafio de baterias no Intermed 2018 (uma competição que acontece entre as baterias dos cursos de Medicina do Sul do Brasil). Em 2019, foram campeões do mesmo desafio de baterias do Intermed. Além disso, a bateria foi, também, campeã por dois anos consecutivos nos Jogos Universitários da Medicina (JUMED).

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade, e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias, o CCA, no bairro Itacorubi.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 tem realizado a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao Projeto. Agora em 2022, no formato semipresencial, as entrevistas gravadas para o “Talk Show 12:30” são realizadas na Igrejinha da UFSC, no Departamento Artístico Cultural (DAC) e, posteriormente, transmitidas pelo canal do YouTube. As “lives” seguem sendo realizadas somente de maneira remota, com transmissões ao vivo.

As apresentações virtuais ficam disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e são, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação serão divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

Acesse aqui o canal do YouTube do Projeto 12:30

Serviço:

O quê: Apresentação da Bateria Universitária Devassa (AAAMEDUFSC)
Quando: 18 de abril de 2022, segunda-feira, às 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao Centro de Eventos
Quanto: Gratuito
Contato: ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em  www.dac.ufsc.br  ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 /DAC /SeCArte/UFSC, com informações dos acadêmicos de Medicina da UFSC.

Tags: DACProjeto 12:30UFSCUFSC – Convívio ConscienteUniversidade Federal de Santa Catarina