Grupo Giramundo abrirá o Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA 2015

06/05/2015 00:23
Grupo Giramundo - Aventuras de Alice no País das Maravilhas - WEB800

Cena de “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, do Grupo Giramundo

A nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) será realizada de 23 a 30 de maio, em Florianópolis e outras sete cidades catarinenses. Além do circuito itinerante, também estão programados o 2º Colóquio Internacional FITA, oficinas e exposição.

A abertura do festival terá o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas, do grupo “Giramundo Teatro de Bonecos” – um dos maiores do país –, de Belo Horizonte (MG). O evento será no sábado, 23 de maio, às 20h, no teatro “Ademir Rosa” do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis — haverá reapresentação do espetáculo no dia 24 de maio, às 16 horas.

Baseado no texto clássico de Lewis Carroll, a montagem promove um diálogo entre o teatro de bonecos e as artes plásticas, vídeoarte, música e cinema. O espetáculo ganha um tom contemporâneo pela trilha sonora, especialmente composta por John Ulhoa. Criado em 1970, o “Giramundo Teatro de Bonecos” já se apresentou em todo o Brasil e em mais de dez países da Europa e das Américas.

Direção e adaptação: Marcos Malafaia.

Duração: 76 min.

Classificação: livre.

Técnica: fios, manipulação direta, máscara corporal, varas com gatilho.

FITA 2015

Grupo Giramundo - Aventuras de Alice no País das Maravilhas - WEB800 2

Outra cena de “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, do Grupo Giramundo

O objetivo principal do festival é disseminar a linguagem do teatro de animação em Santa Catarina e possibilitar o intercâmbio cultural entre artistas, teóricos e estudantes das Artes Cênicas, permitindo o contato com as inúmeras técnicas de manipulação de bonecos, objetos, sombras, máscaras, gestos, movimentos corporais e imagens que compõem o universo da animação. São oito dias de programação, com espetáculos de companhias nacionais e internacionais. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina; Inglaterra, Itália, Peru e França formam o grande mapa do festival.

Este ano também será realizado, de 26 a 28 de maio, o 2º Colóquio Internacional FITA, onde a pesquisa, a prática e os estudos do Teatro de animação serão debatidos com o intuito de fortalecer e desenvolver a área. O circuito itinerante do FITA 2015 vai passar pelas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Criciúma, Joinville, São José e Tijucas.

Também está programada para esta edição do evento a exposição “Teatro feito a mão”, organizada pelo grupo Turma do Papum, de Florianópolis. Nela, o público tem a oportunidade de participar ativamente das obras expostas, intervindo através da manipulação de bonecos e cenários, sem necessidade de qualquer conhecimento prévio da arte teatral. A exposição será no hall da Reitoria, na segunda-feira, das 13h às 18h; e de terça a sexta-feira, das 9h às 18 horas. Escolas públicas podem dispor de monitores para visitar a exposição – nesse caso devem agendar a visita pelo telefone (48) 3721-2384.

O festival é organizado pela professora Sassá Moretti, do curso de Artes Cênicas (DALi/CCE) da UFSC, responsável pela coordenação-geral do festival, em parceria com a cenógrafa Zélia Sabino, do Departamento Artístico-Cultural (DAC/SeCult)) da UFSC, também responsável pela coordenação executiva do evento. O festival é uma realização da “Fazendo FITA Cia. Artística” e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e a correalização itinerante do SESC. Tem ainda o apoio institucional da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (Secult/UFSC).

Programação sujeita à alteração. Confira mais informações e a programação completa no site do FITA 2015.

O quê: abertura do 9º FITA, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas, do grupo “Giramundo Teatro de Bonecos”.

Quando: 23 de maio, às 20h; 24 de maio, às 16 horas.

Onde: teatro Ademir Rosa – Centro Integrado de Cultura (CIC). Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Florianópolis (SC).

Quanto: R$20 (inteira) / R$10,00 (meia-entrada*)

*Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da Caixa Econômica Federal (mediante apresentação de cartão).

VISITE:  www.fitasc.com.br  (antigo: www.fitafloripa.com.br)

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC

[Notícia atualizada em 23.05.2015 – 15h23]