Ação do Arte na Escola apresenta tese de doutorado sobre games e o Ensino de Arte

03/05/2015 17:53

Ação do programa Arte na Escola – Polo UFSC apresenta tese de doutorado sobre game arte, no dia 7 de maio, quinta-feira, às 15h30, no auditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC. O evento é aberto a todos os interessados e haverá certificados para os presentes.

Débora Gaspar, foto Joelson Cardoso, WEB a

Professora Débora Gaspar. Foto: Joelson Cardoso.

Um projeto? Um jogo? Uma brincadeira? Quem tem acesso à tese de doutorado de Débora Gaspar, professora do Colégio de Aplicação e coordenadora geral do programa Arte na Escola – Polo UFSC, pode muito bem fazer esses questionamentos. Sua tese “Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?” (em tradução livre, como as crianças se relacionam com o game art?), é cheia de particularidades artísticas e foi construída como uma caixa de jogos.

O texto apresenta elementos de ficção, ao estilo da literatura infanto-juvenil, além de objetos que se articulam na construção de uma narrativa em diferentes linguagens. O leitor é também um jogador e produtor de conhecimento, não existem regras, nem ordem estabelecida para sua leitura. A tese-objeto, como ela define, tem ainda caixas em formatos de tetris (jogo eletrônico em forma de blocos) e outras peças interativas. Apresentada em julho do ano passado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, ela recebeu nota máxima e menção honrosa.

Débora Gaspar vai fazer a primeira comunicação em Santa Catarina desta sua tese de doutorado à comunidade nesta quinta-feira, dia 7, às 15h30, no auditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC, em uma ação de extensão do projeto Arte na Escola – Polo UFSC. O evento é aberto a todos os interessados e haverá certificados para os presentes.

A autora

Formada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela UDESC, Débora Gaspar possui mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Artes e Educação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Suas pesquisas sempre envolveram os jogos eletrônicos e suas linguagens artísticas. No primeiro ano em que deu aula no Colégio de Aplicação da UFSC como professora substituta, em 2003, ganhou o IV Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Ensino Fundamental 1, promovido pelo Instituto Arte na Escola, pelo projeto “Você tem fome de quê? Um relato de experiência nas séries iniciais”, ao lado da professora Marília de Borba. Em 2015, depois de voltar ao Brasil e concluir sua tese, assumiu a coordenação geral do Arte na Escola – Polo UFSC.

A Tese

caixa da tese-objeto de Débora Gaspar, foto de  Xavier Canal, 2, WEB

Uma caixa da tese-objeto de Débora Gaspar. Foto: Xavier Canal

“Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?”, tese defendida por Débora Gaspar, foi realizada na Espanha e contou com a colaboração dos estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, campo de atuação da pesquisa. Tendo em vista que o videogame é hoje um meio presente na vida das pessoas e que faz parte do universo da cultura visual de muitas crianças e jovens em idade escolar, mas é pouco empregado nas propostas pedagógicas do Ensino de Arte, a autora aborda o uso dos game arts como manifestação artística que podem ser trabalhadas nas escolas. Assim, a tese investiga as relações que os alunos estabelecem com os videogames artísticos.

Durante esse trabalho, as crianças elaboraram um jogo nas aulas, tanto na forma analógica quanto na forma digital, utilizando os elementos intertextuais na hora de construir narrativas visuais para relatar a experiência vivida. Assim, pôde identificar com os estudantes, as reflexões que eles fizeram sobre o processo de investigação, o que levou a compreender as diferentes relações que as crianças estabelecem com os game art.

Dessa forma, essas contribuições colaboraram com os seguintes pontos abordados na tese: o investigar com os alunos como um processo significativo para a construção do conhecimento, onde suas vozes ressoam e se transformam em ações; os videogames como dispositivos que podem gerar ambientes de aprendizagem colaborativos; o game art como manifestação lúdica que, por sua vez, possibilita um aumento de repertório conceitual do universo artístico e da cultura visual; as narrativas desenvolvidas em múltiplas linguagens pelos estudantes para refletir sobre o processo de aprendizagem na escola, como uma prática educativa que incorpora uma maior diversidade de modos de aprendizagem.

Arte na Escola

O programa Arte na Escola – Polo UFSC faz parte de uma organização que articula instituições brasileiras de ensino superior, culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola, cujo objetivo é qualificar e oferecer formação continuada aos professores de Arte por meio de parcerias locais, atuando com ensino, pesquisa e extensão artística. Aumentando assim, as possibilidades de ações para os professores da rede pública de ensino.

O Programa Arte na Escola – Polo UFSC atualmente é coordenado pelo Colégio de Aplicação e foi implantado numa parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC), órgãos da Universidade.

O QUÊ: Comunicação da Tese de Doutorado da professora Débora Gaspar – “Cómo los niñ@s se relacionan con el game arte?”

QUANDO: 7 de maio de 2015, quinta-feira, às 15h30

ONDE: Auditório do 3º andar do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC, campus universitário, bairro da Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Haverá certificados para os presentes.

CONTATO: E-mail: e no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Arte-na-Escola-Polo-UFSC/1574763642773916?sk=timeline

Saiba mais sobre o Arte na Escola – Polo UFSC também pelo site www.dac.ufsc.br

Por Joelson Cardoso – Acadêmico de Jornalismo, Estagiário no DAC: SECULT: UFSC