Segunda chamada para Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

29/04/2014 01:24

Orquestra de Câmara da UFSC, na Igrejinha

Ainda há algumas vagas para o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC, projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC. As inscrições devem ser feitas por e-mail.

Para o Madrigal há quatro vagas, uma para cada naipe vocal: soprano, contralto, tenor e baixo. Para a Orquestra de Câmara há uma vaga para viola e uma vaga para violino ou cello.

Os interessados, que precisam ter experiência de canto ou com o instrumento musical, conforme o grupo escolhido, devem entrar em contato com a coordenadora dos projetos, Miriam Moritz, pelo e-mail ou

O Madrigal da UFSC é um pequeno grupo vocal (em média com 12 vozes), constituído somente por alunos da UFSC, que desenvolve e divulga a música vocal, erudita e popular. Todos os integrantes ainda participam do Coral da UFSC e realizam ensaios de naipe.

Os testes para quem quiser participar do Madrigal constituem-se da apresentação de duas peças (deve-se levar partituras) – uma erudita, cantada a capela, e outra de livre escolha, que pode ser acompanhada por instrumento harmônico trazido pelo candidato. Os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h30min.

A Orquestra de Câmara da UFSC executa obras variadas, que incluem peças dos repertórios brasileiro e estrangeiro, e os testes aos interessados constituem-se da execução de duas músicas de livre escolha (deve-se levar as partituras) e uma leitura à primeira vista.

Pessoas que possuem algum vínculo com a UFSC, e também membros da comunidade em geral, podem fazer parte da orquestra – é requisito ter instrumento e nível de conhecimento médio do instrumento. Os estudantes da UFSC recebem mensalmente uma bolsa de extensão direcionada aos alunos da graduação. Os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16 horas.

O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC

Os projetos Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo proporcionar aos músicos em potencial, que compõem o corpo estudantil da UFSC, espaço para desenvolver seus potenciais artístico-musicais, ajudando a fomentar e difundir a música instrumental e vocal. Além disso, também visam divulgar a música erudita e popular; incentivar a formação e a cultura local; estimular a participação da comunidade no processo de interação universidade/sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

Esses projetos são atividades permanentes do Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.

Serviço:

O quê: Segunda chamada de inscrição para Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

Quando: a partir de 29 de abril de 2014. Há poucas vagas.

Inscrição: Pelo e-mail ou

Ensaios: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

[CW] Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCult/UFSC

[Atualizado em 20.04.2014 às 18h09]