Teatro da UFSC apresenta “Brain Storm”, dias 14, 15 e 16/3, às 20h

12/03/2014 00:20

Uma cena da peça

Peça tem livre inspiração na biografia e obra de Clarice Lispector

O Teatro da UFSC recebe a peça Brain Storm – com texto e atuação de Alyne Arins e direção de Mário Rebouças – nos dias 14, 15 e 16 de março, às 20 horas. A apresentação integra o projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC.

“Brainstorm”, além de uma expressão que significa Tempestade Cerebral, é também uma técnica utilizada para fins de exploração de ideias isentas de pré-julgamentos ou autocríticas.

Inspirado livremente na biografia e obra da escritora Clarice Lispector, o texto de Alyne Arins nos provoca a pensar sobre o ato de escrever e o processo de criação intrínseco a ele.

Ao estilo original da escritora-personagem somam-se as expressões da atriz, seus estudos acerca da filosofia e da literatura contemporâneas e suas impressões em relação às questões mais profundas do eu; o que, na sua interpretação, o espetáculo revela — na personagem da escritora — o ser humano genuíno, destituído e liberto de todas as convenções de comportamento e pensamento, alternando momentos de extrema angústia com auges de serenidade.

Assim, entre a loucura e a genialidade, nossa personagem segue viagem rumo às regiões mais insondáveis do ser, envolvendo a plateia numa aura de intensa subjetividade através da livre expressão de seus sentimentos e desejos mais íntimos.

Sobre Alyne Arins

Com 18 anos de experiência artística, Alyne Arins é paulistana e iniciou seus estudos em teatro no extinto Teatro-Escola Cláudio Melo. Ao longo do tempo integrou como atriz-pesquisadora cinco diferentes grupos sendo fundadora de duas companhias no interior de São Paulo: Cia. Quanta de Teatro e Cia. Solo de Teatro. Sua formação recebeu influências de grandes artistas e grupos entre eles: NAC (Núcleo de Artes Cênicas) sob a direção de Wagner Nacarato, Grupo XPTO, Grupo Performático Éos, Tiche Vianna, Jefferson Primo, Ruy Cortez entre outros. Atualmente reside em Florianópolis e além de atriz-pesquisadora realiza trabalhos como arte-educadora.

Projeto Cena Aberta

Como tem ocorrido nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo nos últimos trinta e quatro anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.

O projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, bem como tornar a produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um valor de bilheteria simbólico.

“O Cena Aberta no ano de 2013 fez com que um dos importantes aparatos de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina, o Teatro do UFSC, mantivesse um diálogo entre a UFSC e a comunidade, com a apresentação de peças produzidas tanto na Universidade quanto pelos grupos e companhias da comunidade catarinense”, relembra a coordenadora do projeto, Carmen Fossari.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e públicoem geral. Aescolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras. As apresentações acontecem ao longo de 2014.

“Cena Aberta tem o caráter de abrir as portas da UFSC para si mesma e sua comunidade através da Arte”, defende Fossari.

Sinopse de Brain Storm

A personagem central do espetáculo é a escritora Clarice Lispector submersa em seu universo autoral. Ao entrar e sair de dentro de sua literatura, transforma seu cotidiano em obra de arte. Intempestiva e intensamente conduz o público para um mergulho no ato de criação.

Breve Currículo do Espetáculo

2001 – I Festival de Monólogos de Jundiaí

2002 – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Cidade Universitária – São Paulo)

2003 – Mapa Cultural Paulista – fase municipal (Jundiaí)

2003 – Centro Cultural Roberto Palmari (Rio Claro)

2003/ 2004/ 2005 – Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro e Centro Literário de Rio Claro

2008 – Teatro Cacilda Becker – Pirassununga – SP

2008 – Seminário de Linguagens e Políticas de Subjetivação

Coordenador: Profº Dr. César Leite (UNESP/Rio Claro)

2008 – Semana de Estudos da Pedagogia “Diversidade”

Org: Centro Acadêmico da Pedagogia (UNESP/Rio Claro)

2008 – Encontro Estadual de Profissionais da Educação (Rio Claro)

2009 – Fórum Estadual de Educação – Inconfidentes (MG)

2012 – I Café com Atores e Autores – Milkshakespeare Bistrô – Jundiaí (SP)

2013 – Festival de Teatro do Santinho (Florianópolis/SC)

2013 – Projeto Sol da Meia Noite (UFSC)

O QUÊ: Apresentação da peça Brain Storm, com Alyne Arins

QUANDO: 14, 15 e 16 de março de 2014, de sexta a domingo, às 20 horas.

ONDE: Projeto Cena Aberta, Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). A bilheteria abre uma hora antes do inicio do espetáculo.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos – Duração: 50 min.

CONTATO:

VISITE: www.ciaquanta.blogspot.comwww.dac.ufsc.br

[CW] DAC: SECULT: UFSC, com texto e foto do grupo.

[Notícia Atualizada em 13.03.14 às 23h04min.]