Diálogo em preto e branco[…], no Teatro da UFSC

12/12/2012 08:26

Teatro da UFSC encerra o ano com a peça “Diálogo em preto e branco para monólogo de Miguel”

A Cia. Apatotadoteatro criou o espetáculo a partir de cena de Jorge Luiz Miguel

O Teatro da UFSC abre suas cortinas pela última vez em 2012, com a apresentação do espetáculo “Diálogo em preto e branco para o monólogo de Miguel”, no fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de dezembro, às 21h. A companhia Apatotadoteatro trabalhou no encontro dos dramaturgos Ilze Körting e Jorge Luiz Miguel e uma cena audiovisual, em um texto que fala de sentimentos não revelados e que são comuns às pessoas. A apresentação inclui diálogo e monólogo e pretende abrir um canal direto com o público, a fim de encontrar histórias e verdades.

O texto do espetáculo foi criado a partir da cena breve “Monólogo de Miguel”, de Jorge Luiz Miguel, que fala das coisas que no cotidiano são ocultas pelas pessoas, por causa da culpa, da vergonha e da incapacidade de dizer o que se sente. A companhia teatral descreve a cena de Miguel como “geradora de uma inquietação maior causada pelo conteúdo nas entrelinhas”.

A Cia. Apatotadoteatro se utilizou de múltiplas linguagens para a cena, buscando construir uma obra rica visualmente e com forte impacto emocional que levasse o público à reflexão. Um cenário virtual foi criado para dialogar com a dramaturgia, contribuindo com a ideia de que tudo está apenas no pensamento.

A produção teve apoio da UFSC — por meio do Departamento Artístico Cultural UFSC (DAC)/Secretaria de Cultura (Secult), do Departamento de Artes e Libras (DALi) e do Núcleo de Estudos em Liteatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL) —, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), do Fabiano Silveira Stúdio de Dança, da Companhia de Teatro L.A. Chama e da Fundação Cultural Simpozio.

A realização do espetáculo é do Fundo Municipal de Cultura, Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis.

O grupo

Apatotadoteatro foi criada em 2004, com o intuito de promover a criação teatral em suas mais diversas linguagens. Desde o início, a interdisciplinaridade marcou presença em seus espetáculos.

De2004 a2010, acompanhia foi dirigida pelo ator e diretor Cacá Corrêa, que veio a falecer. O triste acontecimento deu força para seguir em frente e desde então, buscam outros reforços para continuar com o intuito de tornar o público mais sensível e cativo ao fazer teatro.

No momento, a maioria dos integrantes da Companhia está ligada a alguma universidade e em seu mais recente trabalho, reflete os estímulos vindos da sociedade contemporânea, que possui discurso fragmentado e relações instáveis. Dentre os principais trabalhos estão “O despertar da primavera” (2005), “O rouxinol do imperador” (2007) e “Lá, no fundo do mar…” (2010).

Sinopse

Quando as piores lembranças são despertadas, razão e emoçãotravam um duelo quase mortal. O embate vai para o papel, preto no branco, e o escritor se deixa consumir pela ira.

O projeto traz o encontro de duas dramaturgias, que falam de sentimentos não revelados. São múltiplas linguagens para a cena, que é rica visualmente e de forte impacto emocional – traz o embate entre razão e emoção, tão comuns a todos nós.

Dramaturgia: Ilze Körting e Jorge Luiz Miguel

Roteiro cena audivisual: Thomas Dadam

Elenco: Angélica Mahfuz, Gustavo Bieberbach, Ilze Korting e Ricardo Goulart

Operação de luz: Valéria Binatti

Operação de som: Carol Boabaid

Figurino e apoio: Têre Manfred

O QUÊ: peça “Diálogo em preto e branco para o monólogo de Miguel”

QUANDO: dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2012, de sexta a domingo, às 21h

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos.

CONTATO: (48) 8836-0303/ 8407-8380 –

Veja mais em www.dialogoempretoebranco.blogspot.com