Teatro da UFSC recebe peça do Projeto Circo Mané

19/10/2012 00:04

O espetáculo traz para o palco o folclore de Florianópolis e conta com música ao vivo do grupo Nosso Samba durante o espetáculo

Em uma noite de lua cheia, um humilde pescador da Barra da Lagoa puxa sua rede acreditando estar lotada de peixes, mas o que ele encontra é uma grande surpresa, uma bruxa perdida. Este é o fio condutor de uma viagem ao folclore da Ilha de Santa Catarina.

A peça que será encenada no Teatro da UFSC no dia 21 de outubro, às 18 horas, é gratuita e possui classificação livre. Utilizando de personagens típicos da Ilha da Magia, o grupo Circus Fever conta a história que tem como cenário vários locais da cidade. Ao longo da apresentação, o grupo Nosso Samba tocará sambas e chorinhos ao vivo.

O espetáculo tem como princípio fundamental mostrar a arte circense em proximidade com a cultura popular da ilha. Uma fusão que proporciona uma vivência inédita desta união e que visa levar às novas gerações o conhecimento sobre as lendas e a cultura da Ilha.  Uma terra de contrastes, onde a agitação da vida moderna convive com a placidez das comunidades do interior.

A realização do evento é da Fundação Franklin Cascaes e do Fundo Municipal de Apoio às Culturas, e a apresentação no Teatro da UFSC conta com o apoio cultural do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. As demais apresentações da peça acontecem dia 3 de novembro na Sede do Parque da Lagoa do Peri, às 17h30, e dia 17 de novembro na Casa das Máquinas da Lagoa, às 16h e às 19h.

O grupo

O  grupo Circus Fever atua em produções artísticas de circo, teatro e ensino de artes circenses há mais de 10 anos na região de Florianópolis. Já participou de festivais, mostras e eventos em parceria com o Projeto Nosso Samba, grupo de samba e chorinho que faz parte da montagem da peça “Circo Mané”.

O trabalho de “Circo Mané” foi financiado com recurso público do edital de Apoio às Culturas de 2012, que faz parte do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. Além dessa peça, o Circus Fever possui outros dois espetáculos em seu repertório: “Hoje tem palhaçada” e “O maestro”.

O grupo já participou de diversos festivais no Brasil como o Palhaçaria (Recife, 2012), Esse Monte de mulher Palhaça (Rio de Janeiro, 2012), Maratona Cultural (Florianopois, 2011 e 2012), Circuito Popular de Arte (Santa Catarina, 2012), Ri Catarina (2011), na Mostra Traço de Teatro (Florianópolis, 2009, 2010 e 2011) Festival de Circo de Balneário Camboriú (2008 e 2010), no Festival Criançarte (Florianópolis, 2009) no III Festival Curitibano de Circo (2009), Festival Internacional de Palhaços 8º Anjos do Picadeiro (Florianópolis, 2009).

Sinopse

O espetáculo traz a história das bruxas perdidas, que, na busca por se reencontrarem, percorrem diversas localidades da ilha, esbarrando em pistas deixadas pelo caminho pelos personagens típicos de Florianópolis. Nesta jornada encontram a lua formosa, o surfista da praia da Joaquina, o boi de mamão e a Maricota, as criaturas de Franklin Cascaes, os malabaristas do sinal e outras criaturas, conhecendo a magia da ilha.

 

SERVIÇO

O QUÊ: peça “Circo Mané”

QUANDO: dia 21 de outubro, domingo, às 18h

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: gratuito

CLASSIFICAÇÃO: livre

CONTATO: Leonardo Umpierrez

(48) 9925-1704 ou 3237-3867

http://circomane.blogspot.com

www.circusfever.com.br

 

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC