Peça “A Pereira da Tia Miséria”, 27/09, às 12h30 no CCE

26/09/2012 18:23

“A Pereira da Tia Miséria” será encenada nesta quinta-feira no Jardim do CCE, próximo da Concha Acústica da UFSC

O grupo Ás de Paus se apresenta sobre pernas de pau

A história da Morte, da Fome e da Miséria será encenada pelo grupo Ás de Paus na peça “A Pereira da Tia Miséria”, na quinta-feira, dia 27/09, às 12h30, no Jardim do CCE (em frente ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC), próximo da Concha Acústica. O texto baseado no conto popular homônimo foi traduzido por Yara Camillo e adaptado pelo ator e pesquisador Luan Valero. O espetáculo faz parte da programação do Festival de Teatro Isnard Azevedo e já passou por várias cidades brasileiras desde sua estreia em agosto de 2010.

Na peça apresentada em cima de pernas de pau, a Fome é personificada na figura da filha da Miséria. A tão temida Morte é necessária para um mundo em que novas oportunidades não param de nascer. No dia em que a Miséria deveria morrer, ela engana a Morte e decide viver procurando sua filha.

As músicas originais compostas por Eric D’Ávila são inspiradas nas canções populares entoadas em coros, festas e rituais religiosos ou pagãos. Os figurinos criados pelo artista plástico Alex Lima remetem aos artesanatos regionais, fazendo uso de cores, estampas e formas trabalhadas manualmente.

O grupo teatral

O grupo paranaense foi formado em 2008 por artistas que se reuniram numa mesma pesquisa para descobrir modos de discutir artisticamente assuntos que dizem respeito a todos os seres humanos. “A Pereira da Tia Miséria”, sua primeira montagem, foi pensada para o teatro de rua, ferramenta eficaz na discussão pública de questões sociais, políticas e filosóficas, utilizando-se de linguagem popular, canções, teatros de bonecos e, principalmente, do prolongamento do corpo do ator, como o alcançado por meio das pernas de pau.

Com o objetivo de obter possibilidades para desenvolver uma linguagem teatral genuína, o grupo aperfeiçoou as técnicas já existentes em seu uso e pesquisou profundamente as diferentes estaturas, caminhadas, quedas e movimentos, desafiando os limites impostos pela altura e pelo desequilíbrio. Ao longo do processo, foram incorporados equipamentos, como tecidos, muletas, bastões, máscaras, bonecos e outras formas que exigem a manipulação e a consciência da projeção corporal do ator.

Viste o blog do Ás de Paus em http://nucleoasdepaus.blogspot.com.br/

 

O Festival Isnard Azevedo

O festival, também conhecido como Floripa Teatro, está em sua 19ª edição e tem uma programação 100% gratuita, cumprindo seu papel de levar à população a arte do teatro. As mais de 100 apresentações seguem até o dia 29 de setembro e passam por diversos pontos de Florianópolis.

Durante os nove dias de duração acontecem, além das peças teatrais, oficinas, debates e trocas de experiências com atores, técnicos, produtores, diretores e o público.

Para mais informações acesse: http://www.floripateatro.com.br

 

SERVIÇO

O QUÊ: peça “A Pereira da Tia Miséria”

QUANDO: dia 27 de setembro de 2012, quinta-feira, às 12h30

ONDE: No Jardim do CCE, próximo da Concha Acústica da UFSC (em caso de chuva o evento acontecerá no varandão do CCE)

QUANTO: gratuito

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC