Inscrições abertas para Coral, Coro Iniciantes, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

10/09/2012 10:33

Coral da UFSC ensaia na Igrejinha (foto CW 2010)

Estão abertas as inscrições para o Coral da UFSC, Grupo de Canto para Iniciantes, e para os projetos de extensão Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC. As vagas para o coral estão abertas a todas as pessoas da comunidade que tenham alguma experiência em canto coral. Para o grupo de canto iniciantes, não há necessidade de experiência. Para participar do madrigal, além da experiência em canto, o candidato deve ter leitura musical. Para a orquestra de câmara, aberta à comunidade em geral, o candidato deve tocar instrumento de cordas e possuir o instrumento (há vagas para viola e violoncelo). Alunos de graduação da UFSC que participarem do madrigal ou da orquestra de câmara terão direito à bolsa de Extensão.

As atividades são realizadas pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, são coordenadas pela maestrina Miriam Moritz, e acontecem na Igrejinha da UFSC, campus de Florianópolis.

Veja abaixo mais informações sobre os grupos musicais:

Coral da UFSC

O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina mantém suas atividades desde 1963 e hoje faz um repertório de música brasileira acompanhado de violão, baixo e percussão. O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar aos seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical por meio do canto.

A regência do grupo é da maestrina Miriam Moritz, que também coordena o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.

Como participar

As vagas estão abertas a todas as pessoas da comunidade que já tiveram algum contato com a técnica do canto, ou que já cantaramem coral. Hávagas para vozes masculinas e femininas com experiênciaem canto. Omaior número de vagas é para o naipe das sopranos. Os interessados devem comparecer para entrevista/teste na terça-feira dia 11/09, das 17 às 19 horas, na Igrejinha da UFSC. Há vagas para coralistas em soprano, contralto, tenor e baixo, com alguma experiência em canto ou coral. Não há necessidade de contato prévio.

Grupo de Canto para Iniciantes

Aberto à comunidade, tem o objetivo de possibilitar a iniciação voltada à técnica do canto popular em grupo.

Como participar: as incrições para o coral dos iniciantes acontecem na terça feira, 11/09, das 14h30 às 17 horas, na Igrejinha da UFSC. As inscrições encerram-se nesse mesmo dia.

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Os projetos de extensão Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC iniciaram suas atividades em 2009 e têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local.

O Madrigal da UFSC é composto por 4 naipes vocais: soprano, contralto, tenor e baixo. A Orquestra de Câmara é composta por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo.

Como participar do madrigal

Pré-requisito: Pessoas com experiência em canto e leitura musical.

Os interessados devem marcar teste pelo e-mail:

Os alunos de graduação da UFSC que participarem desse projeto terão direito a auxílio de uma Bolsa de Extensão.

Como participar da orquestra:

Pré-requisito: Alunos da comunidade em geral que já toquem um instrumento de cordas, com nível médio, boa leitura musical e tenham o instrumento. Há vaga para alunos que tocam viola e violoncelo.

Candidatos para preencher as vagas aos instrumentos viola e violoncelo devem marcar entrevistas com a maestrina pelo e-mail:

Para alunos de graduação da UFSC há disponibilidade de bolsa, mas pessoas da comunidade externa também podem participar do grupo, sem direito à bolsa.

Sobre a regente Miriam Moritz

Miriam Moritz formou-se em música pela UDESC em 1987, onde estudou flauta transversal, canto e canto coral. Em 2003, concluiu pós-graduação em musicoterapia pela Unisul e atualmente cursa mestrado em literatura na UFSC. Foi nomeada Regente do Coral da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em março de 2004, dando início às suas atividades em maio do mesmo ano. Desenvolveu os Projetos “Reconstruindo a Escuta do usuário de Implante Coclear” com equipe multidisciplinar, “Canto para Comunidade” do Projeto Caeira 21, “Atividades musicais para pessoas com doença de Parkinson” e “Canto para Iniciantes”. Além da regência do Coral da UFSC, coordena o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC.

SERVIÇO

O QUÊ: Inscrições para atividades de canto coral, madrigal e orquestra de câmara da UFSC.

QUANDO: A partir de 11 de setembro de 2012

ONDE: Departamento Artístico Cultural (DAC), Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: Gratuito, com entrevista para seleção.

Agendamento de entrevista: com a maestrina Miriam Moritz pelo e-mail ou Visite: www.dac.ufsc.br

Por Willian Rotta – Acadêmico de Jornalismo, Bolsista no DAC: SECULT: UFSC.