Inscrições para oficinas de Artes Visuais e Documentário, dia 20/8

16/08/2012 00:48

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, abre as inscrições para as oficinas de Artes Visuais (Pintura e Técnicas Mistas) e Formação do Olhar para Realização de Documentários do dia 20 a 22 de agosto, das 9h às 22h.  A taxa de matrícula é de R$ 50,00 e os alunos só podem cursar uma oficina por semestre. As inscrições serão realizadas pela internet.

Para saber como se inscrever veja os Procedimentos para Inscrições no site www.dac.ufsc.br, no link Cursos e Oficinas de Arte.

OFICINA DE ARTES VISUAIS (PINTURA E TÉCNICAS MISTAS)

Duração: 04/09 a 06/11 – Terças-feiras, das 09h00 às 12h00

Requisito: aberta a todo interessado acima de 16 anos.

A oficina tem por objetivo buscar diferentes formas de expressão através do trabalho, seja por meio de pinturas, desenho, vídeo arte, performance, instalação ou fotografia. O aluno deve investigar qual o seu lugar no espaço e descobrir um olhar próprio para a sua produção.

Quem ministra as aulas é a artista plástica catarinense Meg Tomio Roussenq, graduadaem Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e com especialização em pintura mural e afresco pela Mezzolombardo, da Itália. Atualmente frequenta o Curso de Bachareladoem Artes Plásticas– UDESC.

Meg já fez 35 exposições individuais e 50 coletivas. Artista multimeio, tem em seus trabalhos recentes a pintura como processo.

OFICINA DE FORMAÇÃO DO OLHAR PARA REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Data: 12/09 a 14/11 – Quartas-feiras, das 09h00 às 12h00

Requisito: Somente candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

A oficina procura estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de imagens cinematográficas documentais por meio de análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos. Busca-se dar uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema e preparar para a produção de imagens.

O conteúdo do curso é dividido em 3 módulos: Breve Introdução sobre a História do Cinema Documental, Tendências do Documentário Contemporâneo e Desenvolvimento de Projeto.

Em julho essa oficina foi realizada de forma concentrada, com produção de trabalhos finais, e agora será realizada em alguns meses.

A ministrante é a professora Rosana Cacciatore, mestreem Teoria Literáriapela pela UFSC com pesquisa em cinema e diretora e produtora cinematográfica. Rosana também é professora de Comunicação e atua como instrutora em oficinas de produção e imagem.

Projeto de Extensão Cultural

A cada semestre, o DAC oferece uma série de cursos e oficinas de arte, que são abertas à participação da comunidade em geral.

As atividades fazem parte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte, realizado pelo DAC, cujos objetivos são: promover a cultura artística na comunidade universitária e externa por meio de cursos e oficinas de arte; ampliar o acesso à arte por meio do trabalho sistemático com o conhecimento artístico; possibilitar a participação de novas propostas e projetos alternativos, de caráter artístico-educacional, que envolvam a inclusão de pessoas da comunidade; estimular a sensibilidade e ampliar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento do ser humano por meio da arte.

As oficinas do projeto são ministradas por profissionais do DAC e por instrutores-artistas da comunidade.

SERVIÇO

O QUÊ: Inscrições abertas para as oficinas de Artes Visuais e Formação do Olhar para a Realização de Documentários.

QUANDO:20 a 22 de agosto de 2012, das 9 às 22 horas.

ONDE: Online: Veja os Procedimentos para inscrições e a Relação de Cursos e Oficinas para 2012-2 em www.dac.ufsc.br, no link Cursos e Oficinas de Arte.

QUANTO: Sem mensalidade. Taxa de matrícula a R$ 50,00

CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC: (48) 3721-9348 e 3721-9447

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT: UFSC