Oficina do DAC apresenta sessão de documentários

08/08/2012 14:02

Nesta quarta-feira, dia 08/8, às 19 horas, no Teatro da UFSC, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, apresenta os trabalhos produzidos pelos alunos da Oficina de Formação do Olhar para a Realização de Documentários. Será uma hora de projeção de 15 trabalhos, seguidos de debate e troca de experiências. O evento é gratuito e aberto ao público.

A oficina integra o projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, oferecido semestralmente à comunidade. A oficina de documentário, concentrada em julho, foi ministrada pela profissional Rosana Cacciatore. Saiba mais sobre a oficina e a ministrante no link Cursos e Oficinas de Arte no site www.dac.ufsc.br

Veja a seguir uma breve entrevista sobre a oficina:

Qual a diferença entre a oficina do ano passado e a deste ano?

Rosana: Dentro das etapas de uma produção documental, na do ano passado trabalhamos até a fase de preparação de projeto para realização de um documentário. Neste ano os alunos foram além do projeto e produziram imagens. A ideia era que

produzissem, que colocassem a mão na massa. Não estávamos preocupados com o suporte da captação, cada um fez o seu ‘pequeno’ documentário do início ao fim, ou seja, captaram imagens com equipamento que dispunham. Tivemos captação de imagens desde celular a câmeras mais sofisticadas de alta resolução, e também eles mesmos editaram, ou seja, finalizaram, a partir de um programa de edição de simples operação.

O que será apresentado nesta quarta-feira?

Rosana: Juntamos todos os trabalhos, cerca de 15 documentos de aproximadamente 5 minutos cada um. O resultado é uma diversidade de imagens e de olhares. Os temas são os mais diversos, do mais cotidiano, como a rua em que se mora, à polêmica transformação da reserva do arvoredo em parque.

Como os alunos foram orientados para produzir os seus documentários?

Rosana: Além de passarmos uma semana vendo e analisando imagens, produções documentais de diversos períodos e lugares, a ideia básica foi desmistificar a forma clássica de produção de documentário. Todos podemos fazer documentários, encontrar uma linguagem própria, simples que seja, mas sensível à realidade que nos cerca.

Como foi a participação dos alunos?

Rosana: Foi bastante interessante e motivadora essa experiência. O grupo era bem diversificado, de alunos de pós-graduação a pessoas sem nenhum envolvimento com a academia. As aulas foram à noite, em dias de muito frio e chuva, e os alunos estavam todos lá. Fiquei muito satisfeita. O importante dessa proposta é habilitá-los à expressão cinematográfica, de terem a experiência com a linguagem. Apropriar-se de uma linguagem é um gesto político. É sair da passividade da recepção infinita de imagens que se vive hoje para uma posição ativa de produção de imagem.

O QUÊ: Sessão de Documentários de Oficina de Arte do DAC

QUANDO: Dia 8 de agosto de 2012, quarta-feira, às 19 horas.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC, com entrevista realizada por Clóvis Werner.