Arte na Escola oferece Curso de Crítica de Arte Visual

29/05/2012 03:01

Ice Dream 2, fotografia de Isaac Camargo

Programa Arte na Escola oferece Curso de Crítica de Arte Visual
De 6/6 a 11/7. Inscrições abertas.

Estão abertas as inscrições para o curso de Introdução à Crítica de Arte Visual, a ser realizado pelo programa Arte na Escola – Polo UFSC, de 6 de junho a 11 de julho, no Colégio de Aplicação, em Florianópolis. O curso possui 25 vagas e é direcionado a professores da rede pública de ensino, estudantes e profissionais da área e público em geral.

Ao todo, serão seis encontros, às quartas-feiras, das 14 às 17h30. A carga horária total do curso é de 20 horas. As inscrições devem ser feitas por meio de e-mail ao

O curso

Ao longo dos encontros será apresentado o conceito de crítica e sua aplicação na arte visual, com a realização de leitura de textos críticos e análise de suas características e um exercício de crítica de arte visual.

O ministrante será o professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, Isaac Camargo, que pretende expor o percurso do gênero textual e orientar os participantes sobre os modos de como fazer crítica de arte no contexto atual. Os encontros irão propor a análise da crítica por meio de textos, imagens e multimídia. Isaac acredita que o curso é uma forma de reabrir os horizontes de compreensão do pensamento crítico das pessoas, pois “à medida que a crítica se afastou da mídia, ficamos cada vez mais desinformados e isso acarreta em problemas de leitura, entendimento e de aceitação da arte como parte da nossa existência humana”. A intenção é trabalhar especialmente a crítica no contexto da Arte Plástica, com ênfase nas tendências que mais se destacam atualmente na mídia. “O que se pretende é estimular o exercício crítico como um processo de análise, reflexão que auxilie o leitor à apreciação e compreensão do fenômeno artístico e seus procedimentos integrado ao sistema social no qual surge ou é desenvolvido”, disse o professor.

O ministrante

Isaac Camargo é licenciado em Desenho e Plástica pela Faculdade de Artes Plásticas da Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, em São Paulo. É mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalhou por 30 anos no Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina e entre 2009 e 2010 deu aula de História da Arte na Universidade Federal de Uberlândia. Há dois anos é professor no Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Arte na Escola

O programa que realizará o curso na UFSC faz parte da Rede Arte na Escola, uma organização que articula instituições brasileiras de Ensino Superior, culturais e educacionais com o Instituto Arte na Escola. O objetivo da rede é qualificar os professores de artes por meio de parcerias locais e reúne esforços a fim de disponibilizar meios e materiais múltiplos ao ensino de arte. O Arte na Escola está presente em mais de 20 estados brasileiros, desenvolvendo suas ações através dos programas Educação Contínua, Midiateca e Prêmio Escola Cidadã. O Polo UFSC é fruto de parceria entre dois órgãos da Universidade: o Colégio de Aplicação e o Departamento Artístico Cultural. Veja a lista de filmes da DVDteca do Arte na Escola, à disposição de professores e pesquisadores, pelo site www.dac.ufsc.br

O QUÊ: Curso de Introdução à Crítica de Arte Visual, oferecido pelo programa Arte na Escola – Polo UFSC
QUANDO: de 6 de junho a 11 de julho de 2012, quartas-feiras, das 14h às 17h30. Carga horária: 20 horas, com emissão de certificado.
ONDE: No Colégio de Aplicação da UFSC, no Campus Universitário, Trindade, Florianópolis – SC
QUANTO: Gratuito
CONTATO: As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para – Informações: (48) 3721 -2406

Veja um dos blogues do professor Isaac Camargo em
www.artevis.blogspot.com.br

Fonte: Bruna Andrade – Acadêmica de Jornalismo, Estagiária no DAC: SECULT:UFSC, com informações do ministrante e dos organizadores do curso.