Saint-Exupéry

.

O Pequeno Príncipe

SAINT-EXUPÉRY

Antoine, ou melhor, Jean-Baptiste Marie Roger Pierre de Saint-Exupéry, nasceu em 1900, na cidade de Lyon. Seu pai era o conde Jean de Saint-Exupery, e sua mãe, a doce Marie Foscolome, também de origem nobre. O patriarca morreu precocemente num acidente ferroviário, e Marie tomou para si a responsabilidade de educar Anyoine e seus três irmãos, que passam a infância no castelo Saint-Maurice de Rémens, cercado por uma floresta de pinheiros negros.

Em 1921, Antoine é chamado para a Força Aérea da França, mas devido a seu conhecimento em mecânica, fica no solo, consertando os aviões, o que lhe causa grande decepção. Resolve, então, fazer um curso sério de aviação por conta própria. Tudo certinho, como manda o figurino, mas Saint-Exupéry é um jovem impaciente. Na primeira oportunidade, enfastiado das explicações teóricas, aproveita um minuto de distração do instrutor e decola sozinho. O teimoso piloto faz uma aterrissagem aos solavancos. A cabine começa a pegar fogo, a fumaça negra sobe. Mas Saint-Exupery escapa são e salvo da peripécia, porém, é condenado a passar duas semanas na prisão. Consegue seu brevê de piloto no ano seguinte, mesma época em que é dispensado do exército, com a patente de subtenente.

Antoine de Saint-Exupéry morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento na Segunda Guerra Mundial, no dia 31 de julho de 1944. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.

Antoine de Saint-Exupery além do clássico “O Pequeno Príncipe” escreveu também: L’Aviateur (O aviador) – 1926 , Courrier sud (Correio do Sul) – 1929, Vol de nuit (Voo Noturno) – 1931, Terre des hommes (Terra dos Homens) – 1939, Pilote de guerre (Piloto de Guerra) – 1942, Lettre à un otage (Carta a um refém) – 1943/1944 e Citadelle (Cidadela) – 1948.

______________

Texto informado pela produção do espetáculo “O Pequeno Príncipe” em cartaz no Teatro da UFSC, em maio de 2018.