Cineclube 757 exibe o curta “Gritos do Sul” e o documentário “Uma história de silêncios” na segunda-feira – 06/11, 18h30

01/11/2023 09:14

O Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead), e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC, apresentam o curta “Gritos do Sul”, de Fahya Kury Cassins e o documentário “Uma história de silêncios”, de Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos. Além da exibição, haverá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no dia 06 de novembro (segunda-feira) – às 18h30, no Teatro Carmen Fossari – bairro Trindade, em Florianópolis.

Uma história de silêncios

O documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professores da Apufsc-Sindical e membros do Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. No primeiro semestre de 2023, foi realizado o ciclo sobre fascismos, com exibição de filmes e debates. No segundo semestre, o novo ciclo será focado em cinema e direitos humanos.

Serviço

O quê: exibição do curta Gritos do Sul, de Fahya Kury Cassins e do documentário Uma história de silêncios, de Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos.
Quando: segunda-feira | 06/11/2023 | às 18h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | | 48 3721-3853

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).