III Semana de Arte do DAC: mostra de documentários com lançamento de “50 anos do Coral da UFSC”, dia 11

10/11/2014 14:01

A III Semana de Arte do DAC segue até domingo, e nesta terça-feira, dia 11 de novembro, haverá mostra dos documentários “Cleber e a Máquina” e “50 anos do Coral da UFSC” — este, em sessão de lançamento.

Coral da UFSC, Geração 50 anos,  na Igrejinha, WEB800

Coral da UFSC, Geração 50 Anos, na Igrejinha

Mostra de Documentários

Cleber e a Máquina – documentário, de Rosana Cacciatore

Dia 11.11.14 (Terça-feira) às 14 horas – Local: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont – Trindade – Florianópolis

Cleber e a Máquina – documentário, de Rosana Cacciatore

O tipógrafo-editor e poeta Cleber Texeira aceita o desafio de recuperar uma impressora tipográfica fabricada no século XIX que permaneceu em silêncio cerca de 40 anos. Este acontecimento e os depoimentos de pessoas com que Cleber compartilhou a vida e o trabalho constroem uma narrativa que permite o desvendamento do mundo do artista.

Com depoimentos, entre outros, de Augusto de Campos, Raúl Antelo, Vitor Ramil.

Ficha Técnica:

Direção e roteiro: Rosana Cacciatore

Produção: Marina Moros

Montagem: Norberto Depizzolatti e Rosana Cacciatore

 

Mostra de Documentários

50 Anos do Coral da UFSC – documentário, de Zeca Pires

Dia 11.11.14 (Terça-feira) às 20 horas – Local: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont – Trindade – Florianópolis

50 Anos do Coral da UFSC – documentário, de Zeca Pires

O documentário narra os 50 anos do Coral da UFSC. Criado após o terceiro ano de fundação da UFSC, o Coral foi a primeira manifestação artística fomentada por nossa Universidade. Sob a batuta de três maestros – Acácio Santana, Severina Borges e Miriam Moritz -, o Coral, dos primeiros dias aos dias atuais, vem encantando gerações de artistas, marcando com muita música a presença qualitativa da Universidade Federal de Santa Catarina além das fronteiras do estado. O documentário comprova a importância da atividade artística como extensão universitária.

Depoimento de Zeca Pires, diretor do documentário

“Trabalhei muitos anos no DAC/UFSC. Lá conheci pessoas maravilhosas: artistas, alunos e pessoas da comunidade em geral. Os primeiros iam lá oferecer seus trabalhos, seus talentos e suas artes, os segundos iam aprender alguma atividade artística – alimento da alma – e procurar  desenvolver um talento artístico interior, natural em todo ser humano. Fui diretor do DAC em duas gestões, convivi com funcionários que sempre vestiram a camisa da arte e da UFSC, até hoje me considero amigo de todos. Posso dizer que conheço um pouco desse sistema de relações e de desenvolvimento artístico. Mas, tenho que confessar que sei ainda muito pouco. A realização do documentário sobre o Coral da UFSC me mostrou uma amplitude muito maior do trabalho desenvolvido pelos funcionários, artistas e o público do DAC, do que eu pensei que já sabia. Percebi o quão importante e marcante são esses aprendizados artísticos e essa convivência na vida de cada aluno, artista ou não.

A UFSC possui excelentes cursos de artes: cinema, cênicas e design, é certo. Mas, só um Departamento como o DAC pode dar esta magnitude na extensão artística, para cada aluno e cada ser humano, posso assim dizer, com intenções de desenvolver um pouco o “artista” que há dentro dele, para crescer como um ser humano mais humano. Espero que as pessoas que assistirem ao documentário do Coral da UFSC, produzido pela TVUFSC, possam ter uma pequena ideia do que eu estou tentando transmitir nessas linhas e do pouco mais que aprendi realizando este documentário”, Zeca Nunes Pires, cineasta.

Realização da TVUFSC, com direção de Zeca Pires e assistência de vários estagiários do Curso de Cinema da UFSC.

Ficha Técnica:

Direção: Zeca Pires

Câmeras: Anderson Brito, Gustavo Moritz, Jefferson Moreira,

Leonardo Gatti, Cledison Marques

Montagem: Lara Koerich

Animação: Jefferson Moreira

 

(Para saber mais sobre o Coral da UFSC, acesse http://dac.ufsc.br/coral-da-ufsc/)

Sobre a III Semana de Arte do DAC

O evento visa dar visibilidade aos trabalhos artísticos produzidos e socializados a partir dos projetos realizados pelo DAC durante o ano de 2014. Na semana, o interlocutor poderá interagir com as diferentes formas de linguagem artística que estarão presentes em cada trabalho apresentado. O evento busca fomentar o debate cultural e aproximar o artista aprendiz, o profissional e o público, incentivando e promovendo o processo de produção e fruição da arte e da cultura no campus universitário e na comunidade catarinense.

Estão programadas no campus de Florianópolis da UFSC 14 atrações dentre peças de teatro, recitais e shows de música, apresentações de dança, exposições de arte, mostra de documentários, workshop etc.

As atividades da Semana são gratuitas e abertas à comunidade, com exceção para a peça Hipotermia, que integra o Projeto Cena Aberta, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Para as demais apresentações noturnas no Teatro, mesmo sendo gratuitas, o público deverá retirar o ingresso com antecedência. O Teatro abre uma hora antes do início dos espetáculos — tanto para a venda quanto para a distribuição de ingressos.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Mostra de Documentários na III Semana de Arte do DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

QUANDO: Dia 11 de novembro, terça-feira, de 2014. Confira a Grade da Programação

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha).

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. O Teatro abre uma hora antes do início da apresentação para a distribuição gratuita dos convites-ingressos.

CONTATO: Departamento Artístico Cultural da UFSC: Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC – (48) 3721-3853 e 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

PROGRAMAÇÃO: Confira informações sobre cada atração no Programa da Semana

Realização:

Departamento Artístico Cultural (DAC) / Secretaria de Cultura (SeCult) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC com informações da coordenação da Semana.

.