Coral da UFSC

 

Coral da UFSC, primavera de 2014, 040 WEB800

Coral da UFSC, na Igrejinha, Primavera de 2014.

Sobre o Coral da UFSC

O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.

Desde a sua criação, em 9 de janeiro de 1963, o Coral vem participando ativamente de diversos projetos artístico-culturais e de eventos promovidos pela comunidade universitária, apresentando um variado repertório musical de compositores brasileiros e internacionais. Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2300 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral.  O Coral é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

O Coral da UFSC foi criado em 9 de janeiro de 1963 e foi oficializado pelo reitor da UFSC, João David Ferreira Lima, quando da primeira apresentação do grupo, alguns dias após a sua criação, no dia 25 de janeiro, por ocasião da 1ª Concentração de Corais Universitários do Sul do Brasil, realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.

O regente fundador do Coral da UFSC, convidado para ensaiar o grupo para a sua estreia, foi o maestro Mário Garau, da Universidade Federal do Paraná. Logo em seguida, nesse primeiro ano de atividades, durante alguns meses, o Coral esteve sob a regência do então padre Agostinho Stähelin.  Do segundo semestre de 1963 ao fim de 1996,  o Coral teve como regente o compositor e maestro catarinense José Acácio Santana. Nesse período gravou 07 discos LPs e 02 CDs; encenou uma ópera e diversos oratórios; gravou especiais para TV; apresentou-se em inúmeras cidades brasileiras e cidades de vários países durante a sua “tournèe” pela Europa.

De 1997 ao inicio de 2004, sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, o Coral da UFSC ampliou o seu repertório e aperfeiçoou a sua técnica através de aulas intensivas de técnica vocal e de teoria musical. Nesse período, apresentou-se em diversos concertos e encontros de corais na universidade, na grande Florianópolis e em outras cidades catarinenses e do Sul e Sudeste do Brasil.

Desde maio de 2004, o Coral é coordenado pela regente Miriam Moritz , que tem realizado vários concertos em congressos, recital e encontros de corais no Campus, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal  e Orquestra de Câmara da UFSC.

Os ensaios do Coral da UFSC acontecem tradicionalmente às 3ª e 5º-feiras do período letivo, das 19 às 22 horas, temporariamente no Espaço Físico Integrado 1 (EFI-1, prédio de seis andares, atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas-CFM da UFSC, Campus Florianópolis, no bairro da Trindade), uma vez que a sede do grupo, a Igrejinha da UFSC, aguarda por reformas. 

 

Veja lista de coralistas 2015-2 

______________________________

 

Confira alguns trabalhos e vídeos sobre o Coral da UFSC:

 

Espetáculo “Elo – Elis”. homenagem aos 70 anos de nascimento de Elis Regina

Os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2015 pelo Coral da UFSC homenageavam os 70 anos do nascimento da cantora Elis Regina, uma das mais importantes intérpretes da música popular brasileira. O repertório recorda os sucessos que consagraram a artista, como “Canção do Sal”, “Upa Neguinho”, “Canto de Ossanha”, “O mestre sala dos mares”, “Fascinação”, “Gracias a la vida”, “Morro Velho”, “Arrastão”, “Redescobrir” e “Se eu quiser falar com Deus”.

O espetáculo intitulado “Elo – Elis” mistura as canções com atuações cênicas. A apresentação percorria a carreira da cantora através de um programa de rádio, que narrava sua trajetória enquanto o Coral interpretava seus sucessos.

Direção musical e regência: Miriam Moritz

Texto e direção cênica: Fátima Mileo e Sérgio Murilo Bessa

Dança: Fátima Mileo

Violão: Miriam Moritz

Baixo: Paulo Sol

Percussão: Dário Cunha e Caio Tomaz

Produção: Coral da UFSC

Realização: Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura da UFSC

 

Confira as reportagens sobre o espetáculo de encerramento no Teatro da UFSC produzida pela TV UFSC  e pelo TJ UFSC

 

_______________________________


Coral da UFSC – 50 anos
 (1963-2013)

Coral da UFSC, na Igrejinha, WEB800

Coral da UFSC, Geração 50 Anos do Coral

Dia 28 de setembro de 2013, sábado, a partir das 14 horas, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus Florianópolis, acontece o Encontro de Corais comemorativo dos 50 Anos do Coral da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

No ano de 2013, o Coral da UFSC completa 50 anos de serviço ao público, reunindo pessoas através da prática do canto. Para as comemorações deste grupo, que desde 1963 continua em constante atividade, a programação inclui a reunião com outros grupos de corais universitários para o grande Encontro de Corais em setembro e um concerto de aniversário no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, no dia 12 de novembro, às 19h30, fazendo parte do Projeto 7:30. O Coral da UFSC ainda participará de outros eventos.

O encontro de corais do dia 28 de setembro inicia às 14 horas e a partir daí os corais vão se apresentando a cada 30 minutos, cada um com quatro músicas dos seus repertórios, na maioria composto de Música Popular Brasileira, mas também com músicas do repertório internacional. O Madrigal da UFSC se apresenta por volta das 17 horas e o Coral da UFSC finaliza o encontro às 17h30 apresentando oito músicas do seu repertório, com obras compostas por autores de Florianópolis, como Denise Castro, Grupo Engenho, Luís Meira, música do folclore catarinense, dentre outras: Um reconhecimento do Coral aos compositores da música local.

Para saber quais músicas serão apresentadas, veja o Programa do Encontro de Corais.

Assista à entrevista produzida pela TV UFSC, gravada na Igrejinha da UFSC, sede do Coral: Universidade Já – Coral da UFSC 50 Anos

 

_______________________________

 

Documentário “Coral UFSC – 50 Anos”

O documentário “Coral UFSC – 50 anos” reúne depoimentos de pessoas que participam e participaram do coral universitário e contam os momentos e fatos que marcam os 50 anos de história do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina. Com direção de Zeca Nunes Pires, as gravações aconteceram ao longo de 2014 e a estreia ocorreu no dia 16 de novembro de 2014, sendo exibido pela TV UFSC.

Assista ao documentário aqui

 

Ficha técnica:

Direção: Zeca Nunes Pires

Imagens: Anderson Brito, Gustavo Moritz, Jefferson Moreira, Leonardo Gatti, Cledison Marques

Montagem: Lara Koerich / Pós-Produção: Jefferson Moreira / Finalização: Gabriela Augusto

Produção: TV UFSC

 

Depoimento de Zeca Nunes Pires, diretor do documentário

“Trabalhei muitos anos no DAC/UFSC. Lá conheci pessoas maravilhosas: artistas, alunos e pessoas da comunidade em geral. Os primeiros iam lá oferecer seus trabalhos, seus talentos e suas artes, os segundos iam aprender alguma atividade artística – alimento da alma – e procurar desenvolver um talento artístico interior, natural em todo ser humano. Fui diretor do DAC em duas gestões, convivi com funcionários que sempre vestiram a camisa da arte e da UFSC, até hoje me considero amigo de todos. Posso dizer que conheço um pouco desse sistema de relações e de desenvolvimento artístico. Mas tenho que confessar que sei ainda muito pouco. A realização do documentário sobre o Coral da UFSC me mostrou uma amplitude muito maior do trabalho desenvolvido pelos funcionários, artistas e o público do DAC, do que eu pensei que já sabia. Percebi o quão importante e marcante são esses aprendizados artísticos e essa convivência na vida de cada aluno, artista ou não. A UFSC possui excelentes cursos de artes: Cinema, Cênicas, Design, é certo. Mas só um departamento como o DAC pode dar esta magnitude na extensão artística, para cada aluno e cada ser humano, posso assim dizer, com intenções de desenvolver um pouco o ‘artista’ que há dentro dele, para crescer como um ser humano mais humano. Espero que as pessoas que assistirem ao documentário do Coral da UFSC possam ter uma pequena ideia do que eu estou tentando transmitir nessas linhas e do pouco mais que aprendi realizando este documentário”.

 

_______________________________

 

100 Anos de Dorival Caymmi

Em 2014, o Coral da UFSC realizou um repertório em comemoração aos 100 anos de nascimento de Dorival Caymmi. O espetáculo recorda as músicas do grande compositor dos mares e dos amores. No repertório: “Suíte dos pescadores”, “Vamos chamar o vento”, “Milagre”, ” Nem eu”, “Rosa Morena” e outras que demonstram em suas melodias e letras todo o amor do compositor por sua terra, a Bahia.

Ensaio-de-“100-Anos-de-Dorival-Caymmi”-foto-de-Diana-Souza-WEB800

Ensaio de 100 Anos de Dorival Caymmi. Foto: Diana Souza

Para esse trabalho, o Coral montou um Coro Cênico que, além dos integrantes do coral, conta com a participação do ator Adriano de Brito, da bailarina Fernanda Rosa, de artistas locais convidados, e dos músicos Paulo Sol (baixo), Dário Cunha (percussão) e Miriam Moritz (violão), que é a regente do coral e assina a direção musical do trabalho, juntamente com Carmen Fossari, que assina a direção cênica.

 

Ficha Técnica:

Direção Musical e Regência: Miriam Moritz
Direção Cênica: Carmen Fossari
Ator: Adriano de Brito
Bailarina: Fernanda Rosa
Violão: Miriam Moritz
Baixo: Paulo Sol
Percussão: Dário Cunha
Projeção de Slides: Suelen Benincá
Montagem de Luz: Luciano Bueno
Produção: Coral da UFSC
Realização: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Secretaria de Cultura (SeCult) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

ESPECIAL REALIZADO PELA TVUFSC
https://www.youtube.com/watch?v=xfQcUaU9iNs

 

*****************************************

 

Veja texto sobre a regente Miriam Moritz

Veja texto sobre o ex-regente José Acácio Santana

Veja lista de coralistas 2015-2      coralistas 2013-2

Veja partitura do Hino da UFSC

Veja partitura da Canção do Formando

Contato: